Nesse último final de semana participei da 4ª edição do Spa dos Jogos. Evento itinerante que tem acontecido semestralmente aqui no Nordeste do país. Essa edição aconteceu em Gravatá, no meu estado de nascença: Pernambuco. Como já é a minha terceira participação e nunca fiz uma postagem sobre o Spa em si (apenas sobre o Spatótipo e Gamebook de edições passadas), resolvi montar essa matéria para prestigiar esse evento que gosto bastante.
Desafio 100N (2018) Abril
Atualização do Glossário #5
Essa atualização envolveu enquete e tudo mais. Pois bem, o Glossário sofreu uma mega-atualização dessa vez. Eu não só reformulei alguns termos, como adicionei novos termos que são corriqueiros no meio, mas que podem ajudar Game Designers novatos à formular seus manuais e até mesmo a seguir alguma padronização.
Vempramesa no PinheiroBG
Saudações pessoal, como vocês já devem saber, existe uma revista digital chamada Vempramesa. Eu divulguei aqui sua primeira edição e passei a participar a partir da segunda edição. A revista sempre foi hospeda no issuu, sendo que recentemente eles vetaram os downloads pelos usuários convencionais. Como não faz sentido as pessoas pagarem por uma revista gratuita, eles estavam tentando migrar para outro local. Pois bem, ofereci o PinheiroBG como alternativa para download direto e cá estamos nós com mais uma página anexada ao menu de Board Games. Dê uma conferida no menu superior ou clicando aqui, para acessar o cantinho da revista Vempramesa aqui no blog.
Lição #36: Escreva sobre Game Design
Hoje a lição não é bem um erro que aprendi, mas um acerto. Já tem um bom tempo que escrevo sobre o hobby. Comecei em 2013 publicando resenhas no Facebook da Taverna, que eventualmente foram parar no blog da Taverna. Já faz um bom tempo que o blog da Taverna não é mais atualizado, mas ainda está funcionando. Acontece que hoje em dia, além de escrever para o meu blog, escrevo para a revista Vempramesa. Então, dá para perceber que eu gosto de escrever. Lógico que nem todo mundo gosta de escrever, mas tentarei lhe convencer a fazê-lo.
Desafio 100N (2018) Março
Mais um mês do Desafio! Conheci mais uns jogadores, marquei até jogatinas em casa. Dessa vez, consegui fazer uma lista com mais de dois jogos. Ainda não foi muita coisa, mas estamos caminhando melhor do que antes.
Quais dados anotar durante um Playtest?
Depois da postagem dupla (Parte 1 e Parte 2) respondendo quantas vezes testar. Chegamos a mais uma pergunta na coluna Testando Jogando. Durante uma postagem sobre Formulários de Feedback, eu mostrei uma tabela, preenchida com os pontos obtidos em diversos aspectos de um jogo. Essa tabela me ajudou bastante, até mesmo no Blind Playtest, para detectar falha de compreensão nas regras. A questão é que essa tabela contém dados importantes. É sobre esses dados (e mais alguns outros) que se trata a pergunta de hoje.
Dez dicas para escrever seu Manual
Ano passado tivemos uma série de postagens sobre como escrever um manual. Foram oito partes (visite rapidamente aqui #1, #2, #3, #4, #5, #6, #7, #8) falando do começo ao final do manual. Entretanto, eu nunca fiz isso profissionalmente. Então, pensei comigo mesmo: talvez meus leitores se beneficiem de uma profissional sobre o assunto. Pois bem, trago hoje a primeira convidada do PinheiroBG: Bianca Melyna. Bianca é redatora/revisora/tradutora de manuais, já tendo participado de mais de 10 projetos de jogos nacionais. Claro que não para por aí, ela também é Game Designer do Grasse e do Overdrive! Sem mais delongas, deixo vocês com essa ilustre convidada. Aproveitem.
Lição #35: Texto ou iconografia?
O título original dessa Lição era: “texto é melhor que iconografia”, mas todos sabemos que isso não é verdade. Seria só um título impactante que seria explicado nos detalhes da postagem. Sendo assim, optei por um título mais próximo a realidade, pois a questão não é se texto é melhor que iconografia. A questão é, quando devo usar cada um deles?
Seja um bom Playtester
A postagem de hoje não é muito uma dica para Game Designers. Entretanto, todos nós sabemos o quanto de tempo passamos testando jogos dos colegas. Portanto, é imperativo, que a gente não saiba apenas como receber Feedback, mas também saiba como dar. Então, ajude a você próprio e faça essa postagem chegar nos seus grupos de Playtest, pois você será diretamente beneficiado pelas dicas apresentadas aqui para essas pessoas.