Manual #5: Preparação

Finalmente, depois de algumas postagens da coluna, iniciaremos as partes mais densas do manual. A Preparação (ou Setup se você for das gringas) é uma das Seções que causam maior impacto no manual. Não sei vocês, mas eu adoro abrir um manual que tem uma página inteira mostrando todos os componentes montados na mesa. O jogo começa a tomar forma na minha cabeça e isso me deixa excitado para conhecê-lo ou me desmotiva tremendamente. Então, vamos aprender a fazer uma Seção de Preparação roxeda hoje.

Continuaremos com o Distrito 6 para exemplificar a escrita dessa Seção. Eis, uma imagem com toda a Preparação do jogo (clique para ampliar):

Então, primeira dica: faça uma panorâmica do jogo montado. Utilize uma configuração de jogadores que mostre a maioria dos elementos do jogo, tirando as variantes. Por exemplo, Distrito 6 tem uma variante para 2 jogadores que não é mostrada na figura da Preparação, pois é uma exceção à regra. Entretanto, mesmo o jogo comportando até 4 jogadores, eu preferi mostrar a Preparação de apenas 3 jogadores, pois não há elementos adicionais na Preparação (tirando o aumento dos mesmos componentes para comportar o quarto jogador). Segunda dica: tente escrever toda a Seção em duas folhas e deixe-as lado a lado no manual. Assim, em uma folha fica a Figura e na outra fica o texto. É assim com Distrito 6, mas para evitar misturar com outros elementos do manual eu coloquei tudo em uma sequência só na imagem. Terceira dica: capriche nessa Figura, pois você poderá reaproveitá-la para exemplos futuros no manual. Fim? Não, não.

Nessa figura é importante você numerar todos os componentes. Entretanto, não numere múltiplas vezes. Isto é, se você tem três tabuleiros pessoais na figura (como na imagem), escolha um tabuleiro pessoal e coloque todas as numerações nele. Isso evita confusão e o jogador facilmente percebe que os demais componentes “repetidos” são iguais. No texto, siga a ordem dessa numeração. Isto é, se você colocou tabuleiro como 1 e tabuleiro pessoal como 2, não fale primeiro do tabuleiro pessoal. Para fazer dessa maneira, recomendo escrever o texto e ir numerando os componentes para só depois colocar o número do componente na figura. Existe uma tendência de querer deixar os números da figura que estão próximos com valores também próximos. Ignore isso. É melhor deixar ordenado no texto do que na figura, ao menos é minha preferência, pois assim eu posso ver a figura e se algum componente me interessou é só eu ir correndo o texto e facilmente vou encontrar do que se trata aquele componente.

Em vários jogos existem variações na Preparação de acordo com a quantidade de jogadores. Não se esqueça de colocar na legenda da figura qualquer informação relevante, especialmente a quantidade de jogadores nessa Preparação. E não se esqueça de especificar isso nessa Seção. Em Mataru Okara, por exemplo, a quantidade de jogadores irá definir a quantidade de Cartas de Chakra em jogo. Nunca deixe esse tipo de informação em texto corrido. Sempre use uma tabela, pois esse tipo de informação é para consultar antes de qualquer partida. Ninguém quer ter que procurar quantos cubos precisa na partida com 3 jogadores tendo que ler todo o texto para achar. Em uma tabela essa informação fica destacada e pode ser facilmente consultada.

Tente deixar os componentes individuais de um jogador destacados. Isso facilita na hora de checar o manual para saber quantas cartas de objetivo cada jogador recebe ou quantos trabalhadores o jogador terá disponíveis no começo da partida.

Dê sugestões para os jogadores de como Preparar o jogo para suas primeiras partidas, caso você entenda que jogadores iniciantes podem não lidar bem com certas configurações. Por fim, termine a Seção já definindo quem será o primeiro jogador. Isso é importante, pois finaliza toda essa etapa, deixando as Seções seguintes responsáveis por explicar apenas o funcionamento do jogo em si.

Para fechar, proponho um exercício para evoluir sua escrita de manuais. Leia outros manuais de modo crítico. Você vai perceber os problemas e aspectos que lhe incomodaram. Reflita sobre eles tanto no momento do aprendizado, como quando for realizar consultas. Assim, nos seus próprios manuais, você evitará o erro dos outros. Por hoje é só.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top