Distrito 6

2-4 jogadores | 30-60 minutos | 12+ anos
Situação atual: Publicado
Iniciado em: 7 de Maio de 2016
Desenvolvido até: 28 de Maio de 2017
Publicado em: 30 de Maio de 2022
Compre AQUI!

Dadópolis é uma cidade dividida em vários distritos, a cidade foi crescendo aos poucos e atualmente já possui cinco distritos. Hoje, um conglomerado de construtoras comprou uma grande porção de terreno em Dadópolis para iniciar seu sexto Distrito. O Distrito 6 possui diversas restrições contratuais e as construtoras devem seguir o planejamento elaborado pelo governo local sem esquecer de seus próprios objetivos secretos.


Componentes

  • 1 Tabuleiro
  • 4 Tabuleiros Pessoais (um para cada jogador)
  • 40 Dados (10 para cada jogador)
  • 48 Marcadores de Recurso (12 para cada jogador)
  • 4 Marcadores de Dinheiro (um para cada jogador)
  • 4 Marcadores de Pontuação (um para cada jogador)
  • 4 Marcadores de Ordem de Turno (um para cada jogador)
  • 20 Cartas de Objetivos
  • 10 Cartas de Planejamento
    • 6 Cartas de Planejamento com faces dos dados
    • 4 Cartas de Planejamento com andares
  • 1 Trator (retroescavadeira na verdade)

Visão Geral

Em Distrito 6, cada jogador representa uma construtora com o objetivo de construir Dadópolis, preferencialmente seguindo o planejamento, ganhando pontos durante a partida; e cumprindo seus objetivos secretos, ganhando pontos ao final da partida. Cada jogador inicia com 10 trabalhadores, representado pelos dados, e esses trabalhadores também servirão para representar as construções no tabuleiro, de modo que a quantidade de trabalhadores disponíveis vai sendo reduzida. A partida é dividida em rodadas, cada uma composta de 4 fases: rolagem, alocação, construção e limpeza. Na rolagem, todos os jogadores rolam seus dados; na alocação, os jogadores irão alocar seus dados nas ações; na construção, os jogadores irão construir seus dados na cidade; e na limpeza tudo é organizado para a nova rodada. O jogo termina após a quarta rodada.


Playlist

Diversos vídeos sobre o jogo, de unboxing à review, em uma só lista do YouTube, acesse abaixo:


História

Jogo comentando exaustivamente nos últimos meses aqui no blog. Afinal, foi meu primeiro jogo publicado e passou bastante tempo nesse processo. Então, se você perdeu, dê uma olhadinha no Diário do Designer (Parte 1 e 2). Fato curioso é que Distrito 6 foi um jogo que deu certo muito rápido, ao menos comparando com meus demais projetos. A ideia meio que nasceu derivando ideias do Ciberguerrilha e foi se moldando de uma maneira bem natural. De longe, Distrito 6 foi o jogo que mais investi tempo com gráficos e foi meu primeiro Euro Game finalizado. Muito orgulho de ter finalizado esse jogo, pois acho que conseguir criar algo com uma certa elegância, fácil de ensinar/aprender e com alguma curva de aprendizado interessante do ponto de vista estratégico. Esse danado concorreu em dois concursos nacionais e foi semi-finalista nos dois. Observando agora quando iniciei e terminei, dá para ver que um ano é tempo o suficiente para criar um jogo “grande” do começo ao fim, realizar todos os tipos de Playtests e balanceá-lo. A experiência conta muito para essa agilidade. Com o tempo, eu comecei e diminuir bastante o tempo necessário para finalizar um projeto. E além do tempo diminuir, acredito que a qualidade aumentou consideravelmente. Então, meu primeiro jogo a ser publicado foi meu sexto criado. Em termos de aprendizado, também veio mais uma carga aqui. Acho que Distrito 6 foi o jogo que mais apareceu para exemplificar a coluna Escrevendo as Regras, pois foi meu primeiro jogo que eu entreguei uma cópia (a minha mesmo) para outras pessoas poderem realizar Blind Playtest. Se você nunca fez isso, faça. É uma experiência de aprendizado incrível. Com certeza foi o manual que mais me esmerei até hoje.


Fotos


Links

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top