Registro #7: Diário do Designer do Distrito 6 (Parte 2)

Parte 2? Perdeu a Parte 1? Leia aqui. Bom, chegamos, finalmente, no changelog. Agora vai ficar fácil expor a continuidade das modificações. Infelizmente, ou felizmente, o changelog reduziu bastante minha necessidade por anotar fisicamente as modificações. Claro que não foi só isso que contribuiu. Como o jogo já estava bem encaminhado, eu já tinha meio que passado da etapa de grandes ajustes para passar o pente fino. Isto é, balanceamento. Chegou também aquele momento que eu estava tão empolgado com o jogo que passei a pensar nele esteticamente também.

A primeira entrada do changelog é para a versão 1.0 com três modificações.

v1.0
– Novo tabuleiro com arte isométrica
– Partida com no máximo 5 rodadas (a última possui dois pips diferentes)
– Variante de 2 jogadores: cada rodada possui dois dados neutros que serão rolados no inicio da partida e construídos pelos jogadores no final da rodada seguindo ordem do turno. O dado deve ser construído num espaço válido tanto pelo trator quanto pelo seu número, mas não interfere nas maiorias por andar (pontuação de final de jogo).

Essa arte era realmente algo novo e diferente. Deu um trabalho enorme, tanto para encontrar algo que me ajudasse a elaborar o tabuleiro como para de fato montar todo o tabuleiro. Se você for reparar nas partidas, esqueci até mesmo de anotar as versões em duas delas logo antes da versão 1.0. A arte do  novo tabuleiro é a mesma até a última versão do protótipo jogo. Obviamente, eu não queria ficar alterando a arte. Entretanto, houveram modificações no design gráfico. Eu vou deixar o comparativo para o final dessa postagem.

A variante de 2 jogadores realmente era necessária, pois mesmo diminuindo os espaços de alocação, ainda existiam os espaços do distrito. Esses espaços não variam, pela simples questão de que não é possível diminuir a área sem destruir todo o balanceamento dos objetivos e até dos dados. Portanto, a alternativa seria de construir uns dados neutros para pelo menos diminuir a liberdade dos jogadores em uma partida 1×1. Graças e isso, Distrito 6 funciona com todos os jogadores, mas eu prefiro ele com a mesa cheia. Mais interação e mais coisas acontecendo ao mesmo tempo. A vantagem de uma partida com apenas 2 jogadores é que ela dura uns 30 minutos, para o tanto de decisões e profundidade que o jogo oferece acho que é uma excelente experiência.

Bom, seguiremos o changelog que inclui agora desde modificações nas regras até alterações em componentes. Sinceramente, é uma boa maneira de manter registro do progresso do jogo e também motiva o criador, pois ele vê que o trabalho está caminhando em alguma direção. Só cuidado para não caminhar na direção errada ou vai precisar voltar algumas versões.

v1.1
– Inserido ícone de Imediato (raio) e Final da Partida (ampulheta) nos objetivos
– No começo da partida jogadores recebem 5 objetivos, 1 é escolhido para ser objetivo global (que todos podem cumprir)
– Os objetivos globais são cumpridos de imediato quando algum jogador atingir a condição (se for do tipo raio) ou verifica no final da partida no qual múltiplos jogadores podem completá-lo (ampulheta)
– Apenas depois de todos os objetivos globais serem revelados, os jogadores escolhem de 1-3 objetivos e descartam os demais da partida
– Alterado gráfico dos objetivos para ficar igual ao design do tabuleiro
– Modificação na Variante de 2 jogadores: jogadores não precisam mais pagar para mover o trator ao construir dado do dummy-player

Boas modificações nessa versão 1.1, especialmente com os Objetivos Globais. Eu jurava que isso estava desde muito tempo, mas pelo visto só surgiu nessa versão. Com isso, houve um pequeno retrabalho nas Cartas de Objetivo. Inclusive, alterei o gráfico delas para adequar-se ao novo tabuleiro e não ficar confuso. A versão para 2 jogadores foi sendo aos poucos melhorada.

v1.2
– Cartas de objetivos teve texto “Se for Objetivo Global:” inserido para evitar jogadores confundirem e revelarem o objetivo secreto durante a partida por conta do raio
– Jogo tem apenas 4 rodadas agora, com as duas últimas tendo 2 faces de dado cada. Cartas de andar são: I, I, II e III.
– Modificação na Variante de 2 jogadores: dummy player não requer mais que trator esteja próximo ao local para construir. É obrigatório construir o dado agora e ele pode ir em qualquer andar mas não interfere em NENHUMA maioria.
– Adicionado Objetivo #21 (6pts): Terminar a partida com 15 recursos ou ter mais do que todos os outros jogadores. Função é de substituir Objetivo #1 (terminar como 1st player), que agora com as rodadas pré-estabelecidas fica meio sem sentido.

Eu fui reduzindo gradativamente o número de rodadas. No início eram até 6 rodadas, pois cada dado era o planejamento de uma rodada. Sendo que o jogo nunca chegava na 6ª rodada, já que poderia acabar antes quando algum jogador tivesse apenas 3 dados sobrando. Isso gerava um desbalanceamento nas faces dos dados. Portanto, reduzi para 5 rodadas na versão 1.0 e agora, para 4 rodadas na versão 1.2.

O Caps Lock no nenhuma maioria para o dummy player é por conta de um Objetivo que envolvia  também ter maioria. Basicamente, esse jogador artificial só serviria para bloquear espaços. Isto é, diminuir as oportunidade de construção do oponente.

Por fim, a criação de um novo objetivo foi necessária, pois se ele estivesse na mesa era meio que ponto de graça e sem graça por conta da previsibilidade. Boas modificações nessa versão 1.2, inclusive chegando no aspecto definitivo das Cartas de Objetivo.

Evolução das Cartas de Objetivo. Da esquerda para direita: versão 0.4, versão 0.5, versão 0.8 e versão 1.2.

v1.3
– Modificado meeple que indica espaço válidos para 3p e 4p
– Inserido bloqueio nas ruas para evitar confusão no movimento do trator
– Colocado espaço para tokens indicando a ordem dos jogadores
– Alterado ícone do espaço de Trocas
– Símbolos de infinito movidos para o topo dos espaços
– Inserida pontuação para 2º lugar nas maiorias por andar (1/2/3)
– Alterado Score Track por um mais bonitinho

Várias alterações de design gráfico agora, tirando apenas o 2º lugar das maiorias. Eu inseri essa pontuação, pois achei extremamente frustrante perder para um jogador por um dado apenas e não levar nenhum ponto. Desse jeito também fica bacana a resolução de empates, que seria a soma das duas posições e divisão dos pontos.

v1.4
– Rolagem dos dados neutros (dois jogadores) requer que os dados sejam rolados até conseguirem valores diferentes
– Removido Objetivo #01 (ser primeiro jogador)
– Objetivo #21 virou Objetivo #01

Alterações bem pequenas para  versão 1.4, mas importante essa dos dados neutros. Fiz para dar escolha aos jogadores, se os dados forem iguais é quase irrelevante a ordem de quem bota os dados, pois os dados podem ir nos mesmos lugares.

v1.5
– Acrescentado Seção de Objetivos no manual para explicar detalhes dos que poderiam gerar dúvidas
– Espaço de troca agora permite trocar x3 em vez de x2
– Jogador Neutro ter restrição de andar de acordo com Planejamento da Cidade, assim evita muitas builds no 2º e 3º andar
– Reforçado no manual (com exemplo e texto na Seção VI) que os dados construídos devem ter o valor igual a coluna ou a linha de onde está sendo construído

Alguns ajustes no manual, documentando tudo para não me perder. Orgulho desse menino. Nessa época eu fiz dois Blind Playtests, que me fizeram modificar essas partes do manual para dar mais enfase e melhorar a explicação que passou batido para alguns jogadores. É engraçado como certas coisas parecem obvias para você, mas para os outros não fazem o menor sentido. Ou é simplesmente engraçado como as pessoas tem dificuldade em interpretar texto.

v1.6
– Melhorado trecho do manual que fala da recomendação para primeira partida na Preparação.
– Fases agora são conectadas à cores para facilitar: Rolagem (azul), Alocação (verde), Construção (vermelho), Limpeza (amarelo)
– Adicionado na explicação sobre espaço de alocação de construção que o valor do dado importa para obter pontos extras.
– Colocado no manual que na Fase de Limpeza os jogadores devem virar as Cartas de Planejamento da rodada
– Aumentado altura da trilha de dinheiro do player board
– Inserido rosa dos ventos no tabuleiro para facilitar colunas e linhas
– Espaços que o valor do dado influenciam foram diferenciados dos demais com um fundo mostrando um dado sem faces
– Espaços de alocação possuem cor de acordo com a Fase que serão ativados
– Ordem dos andares na Figura de Preparação foi modificada para: 1, 2, 3, 1
– Ficha de Ajuda criada para ver se facilita os jogadores novatos
– Alterado primeiro espaço de dinheiro (de 5 para 6) e recursos (de 5 para 4)

v1.7
– Destacado nas regras que o jogador pode alocar o dado em qualquer local, independente dos espaços previamente preenchidos

Aproveitei desse momento que tive vários Feedbacks sobre o manual e dificuldades encontradas pelos jogadores para tentar facilitar o máximo possível a compreensão do jogo. Na moral, é uma etapa essencial se você quiser publicar um jogo de um modo que a Editora tenha o mínimo de trabalho possível. E se a Editora não fizer essa etapa, você vai perceber como fica ruim o manual. Na realidade, é perceptível isso em vários jogos.

E foi na versão 1.7 que o changelog acabou. Houveram mais modificações nas regras, até a versão 1.9, mas não anotei no changelog. Fui apenas alterando. A pontuação dos objetivos talvez tenha sido modificada também em algum momento, mas perdi esse registro. Houveram ainda mais Playtests em Maio de 2017. Sendo que os Feedbacks deixaram de proporcionar alguma contribuição. Chegou naquele ponto que as pessoas estão reclamando sobre os espaços do distrito serem alguns diamante e outros com cantos curvados. Chegou no ponto que as críticas esgotaram seu conteúdo. Então, pra mim, tinha chegado no ponto que o jogo estava pronto. É raro de acontecer, mas aconteceu. Obviamente, Distrito 6 não é o jogo perfeito… Mas para a definição do seu escopo, duração, quantidade de jogadores, as modificações tornaram-se minúsculas para justificar continuar trabalhando no jogo. Chegou o momento de seguir em frente e aguardar as oportunidade surgirem.

Nesse momento, vos apresento os tabuleiro da versão 1.5 para a versão final (1.9) para você ver a diferença. Mudanças apenas no design gráfico, tirando um pequeno deslocamento do porto, mas que na minha opinião facilitam o processo de aprendizagem e explicação do mesmo.

Desde então, Distrito 6 foi semi-finalista em dois concursos (veja aqui e aqui). Nenhum dos concurso rendeu uma publicação, mas acho que contribuíram para a decisão da Vem Pra Mesa Jogos publicá-lo. E foi assim, que depois de mais de dois anos preparado, meu primeiro jogo foi anunciado e está prestes a ser publicado. O lançamento do jogo ficou marcado para o Diversão Offline desse ano, que será nos dias 23 e 24 de Maio lá em São Paulo.

Espero que tenham gostado do reporte. Eu gostei de escrever e relembrar todos esses momentos que me fizeram chegar onde cheguei. Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top