Manual #6: Estrutura do Turno

Demorou, mas voltei com a coluna Escrevendo as Regras. A última postagem foi no final de Novembro, sobre a Preparação, se você perdeu, recomendo a leitura. Além da Preparação, tivemos mais outras quatro postagens. Se você está perdido pode visitá-las rapidamente aqui: Parte 4, Parte 3, Parte 2 e Parte 1. Sem mais delongas, vamos para o grosso do manual.

Na Seção de Estrutura do Turno chegou o momento de dissecar seu jogo. Chamei com esse nome apenas para facilitar a conexão do assunto com o texto, mas nem todo jogo terá uma Estrutura do Turno, pois nem todo jogo tem turnos. Um exemplo seriam os jogos em tempo real. Então, considere essa como a Seção que você irá descrever os processos que são repetidos entre a Preparação até que o final da partida seja atingido. Em geral: turnos.

Voltando para nosso manual-exemplo do Distrito 6. Eu fiz o seguinte: em vez de ter apenas uma única grande Seção, como o jogo é dividido em fases bem definidas e sequenciais, eu optei por usar várias Seções.  Nesse caso, ficou: Fluxo do Jogo, assim posso descrever como é de fato o turno sem entrar em detalhes e nas demais Seções eu descrevo cada uma das etapas: Rolagem, Alocação, Construção e Limpeza. Com essas 5 Seções eu descrevo o funcionamento de um turno e, consequentemente, todo o jogo está praticamente todo explicado. Recomendo essa estrutura caso seu jogo for muito bem definido nas fases e elas forem executadas em sequência. Isso deixa o manual fluído na aprendizagem e fácil de consultar.

Então, como ficaram as Seções? Fluxo do Jogo ficou bem curta, é como se fosse um preâmbulo para tratar das várias fases do jogo. Veja:

A partida é dividida em rodadas, encerrando ao final da quarta rodada. Toda rodada é composta de quatro Fases: Rolagem, Alocação, Construção e Limpeza. Cada etapa é identificada por uma cor (que não possui nenhuma conexão com as cores dos jogadores) e será descrita em detalhes nas próximas Seções.

Assim eu já expliquei até a condição de parada do jogo bem por cima (quatro rodadas) e destaquei também parte da iconografia, isto é, as cores. Apesar de ser daltônico eu optei pelo uso de cores, pois foi a maneira que encontrei de facilitar a explicação dos espaços de alocação sem poluir demais o tabuleiro visualmente. Após essa Seção, as demais passam por um processo descritivo detalhado, vou falar um pouco de cada uma.

Rolagem: ficou a Seção inteira com apenas um parágrafo bem curto. Afinal, é meramente a burocracia de explicar a rolagem dos dados. Essa Fase foi criada apenas para o jogo bem estruturado.

Alocação: é uma das etapas mais importantes do jogo. Nesse momento eu preciso descrever todos os espaços de alocação. Entretanto, eu não detalho todos, pois alguns dados serão executados em outras fases apenas. Em todo caso, eu formulei uma tabela gigante para explicar cada espaço de alocação e exemplificar. Acredito que ficou fácil de entender. Nesta mesma Seção também explico a iconografia usada no tabuleiro, por exemplo: círculos verdes são de efeito imediato. O motivo por trás disso, é que verde é a cor da Fase de Alocação, logo, é resolvido durante a alocação. Enquanto que espaços amarelos, são resolvidos apenas na Fase de Construção e assim por diante.

Construção: apesar de ser um jogo de alocação de dados, em Distrito 6 você ganha pontos construindo e cumprindo objetivos (que na sua maioria envolve construção). Então, pode-se dizer que essa é a fase mais importante do jogo. Tendo em vista que a Fase de Construção é o “diferencial” do jogo, isto é, parte inovadora e mais diferente. Eu optei por descrever toda a fase em texto, mas também fiz um longo exemplo com imagem para tentar deixar o mais claro possível o funcionamento dessa fase.

Limpeza: mais uma fase meramente burocrática, para reorganizar o tabuleiro para a próxima rodada. Isto é, remover os dados que ainda ficaram nos espaços de alocação, alterar a Ordem do Turno e outras atividades do gênero. Texto corrido, sem muito mistério.

E é isso. O grosso do seu jogo foi explicado. Resumindo a postagem de hoje em uma só frase: utilize tabelas/figuras para facilitar a explicação e divida bem as Seções para facilitar tanto o aprendizado quanto a consulta. Resta agora detalhar o final da partida e “anexos”. Até a próxima semana.

2 Comments

  1. Germano
    11 de janeiro de 2018

    Adorei o resumo da postagem no final, parece que mostra o que prestar atenção em toda a informação anterior. Muito bom!

    Responder
    1. Roberto
      11 de janeiro de 2018

      Valeu Germano. Postagem chegou na hora certo, hein? =P

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top