Manual #3: Componentes

A postagem de hoje será curta, afinal… O que se espera ter na seção de Componentes de um manual?

Seguindo com o exemplo do Distrito 6, eis o conteúdo da seção Componentes:

  • 1 Tabuleiro
  • 4 Tabuleiros Pessoais (um para cada jogador)
  • 40 Dados (10 para cada jogador)
  • 72 Marcadores (18 para cada jogador)
  • 20 Cartas de Objetivos
  • 10 Cartas de Planejamento (6 com faces dos dados e 4 com andares)
  • 1 Peão

Esse é todo o conteúdo da Seção. Isso mesmo, a Seção de componentes tem apenas os componentes do jogo.

Obviamente, seu manual não precisa ser igual ao do Distrito 6. Inclusive, dependendo do jogo, é importante que não seja igual. A principal razão que optei por apenas listar os componentes no manual do Distrito 6 é: todos os componentes são de tamanho diferentes ou formatos diferentes e facilmente identificáveis quando eu chegar na seção de Preparação. Portanto, optei por mostrá-los apenas quando necessário. Isso poupa redundâncias desnecessárias, poupa gasto de tinta, poupa tempo de preparar figuras dos componentes separadamente, resumindo: poupa trabalho sem degradar a qualidade do manual.

Em alguns jogos, essa opção não é interessante. Um exemplo claro são card games com decks diferentes. Foi o caso de Mataru Okara. Em Mataru Okara existem 7 tipos de cartas diferentes. Obviamente, se eu for deixar para apresentar tudo na Preparação, ficará confuso. É importante, em casos assim, apresentar a frente e o verso das cartas na seção de Componentes. Dependendo, até indicar o que cada parte da carta representa. Isso facilita explicações futuras e fica tudo discriminado em um local específico do manual.

Entretanto, tenha cuidado. Não perca tanto tempo e espaço na seção de Componentes, pois certas explicações de regras não podem ser dadas aqui. Consequentemente, talvez você precise repetir figuras em outras seções do manual. Para mim, um exemplo de exagero é o Bomb Squad. Ele explica todos os componentes e suas funções no começo do manual, quando você não sabe quase nada sobre o jogo. Mas isso não é o pior.

O pior, é que durante a apresentação dos componentes tem outra figura da Preparação do jogo, no qual todos os componentes poderiam ser apontados. Achei excessivo. Seria preferível a abordagem do Distrito 6: listar componentes e mostrá-los na Preparação.

Bom, por hoje é só. Espero que tenha sido útil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top