Quantas vezes devo testar? Parte 2

Na postagem anterior vimos algumas das variáveis envolvidas para começarmos a responder essa questão. Logo depois, respondemos ao questionamento inicial. Entretanto, a resposta não é das mais diretas e aplicáveis. Hoje, vamos responder com uma abordagem mais prática. Uma guia talvez? Vamos fazer uma lista de checagem.

Últimos testes do Distrito 6. Em eventos e aquele sentimento de “agora está pronto”.

Você deve realizar Playtests até que satisfaça todas essas condições:

  • Todas as variações sejam testadas. Seu jogo tem uma Preparação aleatória que muda a cada partida? O ideal é que todas as combinações sejam testadas, mas isso pode ser humanamente impossível e até desnecessário. Então, o ideal é testar todos os elementos que variam e testar combinações que lhe pareçam que podem acarretar algum tipo de problema. Isso é especialmente importante em jogos com personagens com poderes variados;
  • Todas os números de jogadores sejam testados. Isso é meio obvio, mas deve ser feito algumas repetições desses testes. Se você consegue testar bastante com apenas 2 jogadores, talvez você negligencie a partida com 3 ou 4 jogadores. É importante testar, especialmente com os extremos (máximo e mínimo). É ainda mais importante se existir muita variação com relação às variáveis presentes no jogo (número de cartas, objetivos, etc). Nem tudo se comparta linearmente proporcional à quantidade de jogadores;
  • Vários níveis de jogadores testaram seu jogo. Claro que isso dentro do bom senso do seu produto. Não adianta testar Eurogames pesadões com pessoas que desconhecem o hobby. Entretanto, é importante testar com todos os Eurogamers. Os novatos e os experientes. Você precisa captar o quão fácil ou difícil está o aprendizado do seu jogo. Se seus potenciais clientes não entendem o jogo, eles podem desistir dele antes de pegarem gosto;
  • A duração real seja bem próxima a duração estimada. É bastante comum criamos um jogo que deveria durar 1 hora e ele demorar 2 horas. Você precisa ajustar os parâmetros que definam a duração o mais cedo possível e testar com jogadores iniciantes para verificar a duração. Tantas pessoas reclamam que as caixas mentem a duração, se esforce para não ser um desses;
  • Alguns jogadores joguem várias partidas. Você testar com jogadores que já conhecem o jogo permite verificar a evolução deles no jogo e consequentemente como o jogo lida com jogadores mais experientes no jogo em si. Problemas podem surgir quando alguém joga pela segunda vez ao testar uma estratégia que achou que poderia funcionar. É assim que normalmente são percebidas as estratégias vencedoras;
  • Não exista uma estratégia vencedora. Seu jogo pode ter estratégias fortes, pode ter estratégias para vários gostos, mas ele não pode ter uma estratégia que vence sempre. Balanceie pontuações, insira caminhos para contra-atacar, mas não permita que isso aconteça;
  • O jogo esteja balanceado. E vou além, não basta o jogo estar balanceado, ele precisa parecer balanceado. Ouça atentamente o Feedback dos jogadores e tente captar se eles perceberam os próprios erros e se poderiam jogar melhor uma segunda vez OU se eles acharam que era impossível vencer mesmo corrigindo os erros, pois a estratégia X ou personagem Y ou habilidade Z são muito poderosos;
  • Os jogadores consigam jogar sem sua interferência. Blind Playtest é muito importante e é a prova absoluta de que seu jogo pode ser jogado no mundo sozinho e sobreviver. Faça Blind Playtest como último passo para conclusão do seu jogo. Preferencialmente com grupos de diferentes experiências;
  • Os jogadores peçam para jogar novamente. Esse é um excelente sinal de que seu jogo está, no mínimo, no caminho correto. Você cumprindo esse quesito, basta se esforçar para atingir os demais e finalizar o projeto.

Essa lista deve ser cumprida com relação à última versão do seu jogo. Não adianta ter testado com 2 jogadores na versão 1.4, ter deixado ela de lado e agora o jogo estar na versão 2.5 e você dizer que está pronto. Você precisa testar, novamente, com 2 jogadores. Algumas das mudanças realizadas podem estar afetando a jogabilidade com 2 jogadores e você não percebeu.

Por hoje é só, espero que essa Parte 2 tenha dado uma conclusão satisfatória e ajudado a responder o questionamento inicial.

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