Quantas vezes devo testar? Parte 1

Chegou o momento de polêmica. Tirem as crianças da sala. Tentarei responder à diversas perguntas relacionadas ao Playtest. Inclusive, se tiver alguma pergunta coloque nos comentários. Começaremos com um questionamento bastante popular: Quantas vezes devo testar o meu jogo para que ele esteja pronto?

Não é incomum Game Designers comentarem a quantidade de horas testadas dos seus jogos ou quantidade de partidas. Muitos trocam essas informações como se fosse uma grande medalha de conquista: “Testei meu jogo 100 vezes”, enquanto o outro diz “Ah, ainda ta no comecinho, eu testei 300 vezes”. Primeiro, vamos estabelecer uma coisa: não existe número mágico.

Primeiros testes do Distrito 6. Ainda jogando sozinho.

Por experiência própria, eu sei que a quantidade de testes necessários varia de acordo com uma série de fatores, algumas estão até mesmo fora do seu controle:

  • Complexidade do jogo. Em geral, quanto mais complexo o jogo mais testes serão necessários. Não é regra, mas existe relação sim;
  • Hiato entre testes. Hiatos muito curtos são ruins, pois talvez você não tenha modificado o suficiente ou maturado as ideias da nova versão e hiatos muitos longos são ruins, pois você pode perder o fio da meada;
  • Tipos de modificações realizadas. Mudanças drásticas podem precisar de mais testes do que mudanças graduais e organizadas;
  • Jogadores que testaram. Dependendo de quem testar, o seu avanço será muito ou pouco. Não que você precise de experts, mas você precisa testar com as pessoas certas (interessadas, público-alvo, críticas, etc);
  • Conhecimento sobre estilo de jogo. Se você está criando um jogo que não entende muito bem o estilo, bem provável que você só vá captar problemas óbvios testando, em vez de já sabê-los de imediato. Falta de conhecimento é diretamente proporcional à quantidade de testes;
  • Tempo usado para trabalhar no jogo. Se você não se dispor a trabalhar no seu jogo, tudo vai ser lento nele e muitos Playtests vão ser inúteis, pois você não vai se dedicar a estudar e entender os Feedbacks. Quanto menos você trabalha, mais você vai precisar trabalhar.

Isso só para citar alguns. Então, se existem tantas variáveis é inviável você tentar estimar uma quantidade. Logo, como fazer para definir quantos testes devo realizar? No final das contas é uma questão de feeling. Você, simplesmente, percebe quando o seu jogo não precisa mais ser testado. Após um determinado Playtest, a partida vai acabar e você vai dizer para você mesmo: “Acho que agora está pronto”. Quanto você chegar nesse ponto, você testa mais umas 3 vezes para ter realmente a certeza e pronto.

Ué, Roberto, é só isso? Sim, é só isso. Só que tem um ligeiro problema: nossa falta de experiência e ego inflado, podem nos fazer achar que o jogo está pronto muito antes de realmente estar. Então, para facilitar sua vida, na próxima postagem vamos falar de algo mais prático.

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