Lição #21: Trabalhe nos seus jogos

Já fazia algum tempo que eu havia engavetado C3X. Então, eu percebi que o andamento de Mataru Okara começava a sofrer após o período inicial de euforia e empolgação. Eu havia parado de seguir minha própria Lição (criar vários jogos simultaneamente). Então, eu percebi que deveria retomá-la e eu também precisaria ir além…

Já sabemos os benefícios de criar vários jogos ao mesmo tempo. Infelizmente, meu eu do passado estava frustrado demais com as dificuldades de Mataru Okara para se lembrar. Sendo que não basta trabalhar em vários jogos se você não trabalhar de fato neles. Não está entendendo mais nada? Vamos lá.

Quando digo trabalhar, é que você precisa usar uma parte do seu dia para trabalhar nos seus jogos. Não adianta você tirar um dia, trabalhar 4 horas em um jogo e só retomá-lo daqui a 2 semanas para trabalhar outras 4 horas (muito provavelmente menos). Para que um jogo evolua, ele precisa ser trabalhado aos poucos. Dia após dia.

Segundo dia de trabalho criando jogo para um concurso da GenCan’t.

Então, a Lição de hoje é simples e prática: reserve pelo menos uma hora do seu dia para trabalhar no seu jogo. Faça isso todos os dias. Você vai perceber uma diferença notável em vários fatores:

  • O jogo vai evoluir constantemente;
  • Você vai sentir a necessidade de criar vários jogos simultaneamente, pois é impossível trabalhar com apenas um jogo todos os dias;
  • Você vai ter uma tonelada de ideias. É provável que depois de uns meses fazendo isso, você tenha ideia para jogos novos todos os dias. Não esqueça de anotá-las;
  • Você vai começar a realizar experimentos de mecânicas diferentes. Quanto mais experimentos fizer, maior a chance de nascer algo inovador que funcione.

Claro que nem tudo são flores. Você trabalhando todo dia com Game Design vai começar a criar um vínculo cada vez mais “profissional”, isso pode trazer alguns problemas:

  • Frustração por não estar saindo do lugar, pois nenhum jogo seu foi aceito em nada;
  • Tudo é muito lento, mesmo com um jogo assinado ele pode demorar um ou dois anos para ser publicado;
  • Dificuldade em entrar no mercado como Game Designer. É muito difícil entrar sem ser com a própria empresa lançando seu próprio jogo. Especialmente aqui no Brasil, que o mercado está no começo e o risco é elevado para jogos que não sejam famosos no exterior.

Mas não fique triste. A jornada é tortuosa, difícil, mas se você gostar de criar, vai permanecer trabalhando nos seus jogos independentemente dos perrengues. Eventualmente seu trabalho árduo será recompensado. Se não for, pelo menos você aprendeu um bocado no processo e terá uma tonelada de jogos para lançar sua própria empresa sozinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top