Formulários de Playtest

Mês passado eu terminei o ciclo das mais diversas etapas de Playtest (solo, amigos, desconhecidos e blind). Então, chegou o momento de falar nos formulários. Como aplicar, quais aplicar, onde aplicar. Então, vamos lá.

Até um tempo atrás eu aplicava apenas um formulário, que intitulei formulário de feedback. Nesse formulário, os jogadores davam notas de 1 à 5 em alguns elementos que considero relevantes, tinha algumas perguntas de sim ou não, também umas curtas perguntas abertas e para fechar as informações pessoais do jogador. Olha a fotinho exemplificado uma das versões de formulários que utilizei:

Como você deve ter percebido, o formulário era específico para o jogo Distrito 6. Por isso, aproveitei a oportunidade e tentei registrar informações da partida (# Objetivos Iniciais e # Objetivos Escolhidos). Em outros formulários mais antigos eu também perguntava duração da partida. Bom, colocar perguntas específicas sobre um jogo específico é interessante, mas só se for bem formulada. Essa pergunta que eu fiz foi mais para ter uma noção dos objetivos presentes na partida. Informação útil, mas que faltando outros dados (andamento do jogo, pontuação obtida por cada jogador, etc) fazem essa informação sozinha ser inútil.

Em todo caso, na época desse formulário eu transferi parte das perguntas com relação a partida para um outro formulário. Chamei de formulário de partida:

Esse formulário, diferente do formulário de feedback, eu usei apenas no Blind Playtest. Ele pode ser usado em outros momentos (por exemplo: em qualquer partida), mas como tem perguntas com relação ao manual e ao Blind Playtest em si, achei melhor não usar em qualquer partida.

Para completar a trindade dos formulários, eu preparei também uma tabela de pontuação. Assim eu juntaria os três tipos de formulários e teria um apanhado geral da partida. Na tabela de pontuação eu dividi os diversos tipos de pontuação, assim podia ter uma ideia da estratégia empregada ou do quão bem foi o jogador. Juntando com o formulário de feedback, talvez eu pudesse deduzir os motivos dos elogios e críticas. Entretanto, não foi assim eu funcionou.

Tabela de pontuação do Distrito 6.

Terminou que dentre todos os formulários, o que mais me interessou foi a tabela de pontuação. Foi nela que passei a detectar anomalias nas partidas e falta de compreensão em algumas regras. Por incrível que pareça, um bocado de número me deu um retorno mais significativo do que palavras e notas.

O problema é que a organização desses formulários estava confusa. Alguns tinham múltiplas utilidades, outros tinham utilidades de menos, pois dependiam de outros formulários para cruzar as informações. Então, resolvi reformular. Mantive a ideia dos três formulários, mas modifiquei todos eles (com exceção da Tabela de Pontuação, que já estava cumprindo muito bem o seu papel).

Então, como já comentei no Playtest com Desconhecidos, a nota as vezes é aleatória. Portanto, nessa nova versão do Formulário de Feedback eu removi todas as notas. Substitui por perguntas diretas ou de múltipla escolha (sim/não):

O preenchimento ficou mais rápido e, sinceramente, melhor aproveitado. Transferi toda a parte de notas e outros aspectos para o formulário online, que pode ser acessado clicando na prancheta no lado direito do blog. Assim, o pessoal interessado em dar um feedback mais extenso pode visitá-lo. Infelizmente, até o momento tive zero feedback pelo formulário online, mas tenho fé que algum dia alguém responderá. Em todo caso, estou satisfeito com o formulário físico não ter notas. O único problema que percebi até o momento é o “Até quantos R$?”, pois esse fator depende da produção. Provavelmente removerei em versões futuras.

Já o Formulário de Partida, eu coloquei apenas informações com relação a partida. Assim, o formulário ficou mais simplificado e direto:

Sendo o espaço para “Observações” utilizado para qualquer tipo de observação. Posso dizer que todos eram novatos, posso dizer que algum jogador específico jogou muito rápido ou muito devagar, posso dizer que alguma regra foi jogada errada, etc.

Agora com esses três formulários concisos e específicos, eu fiz um quarto formulário para a parte de Blind Playtest. Isto é, avaliação do manual e também avaliar o processo do Blind Playtest em si.

Infelizmente, ficarei devendo um retorno sobre o quão bom ou efetivo é esse formulário. Desde sua formulação tive poucos Blind Playtests e até o momento não sei o quão benéfico ele é. Quem sabe uma postagem futura fica com toda essa parte de Feedback de Blind Playtests?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top