Seja um bom Playtester

A postagem de hoje não é muito uma dica para Game Designers. Entretanto, todos nós sabemos o quanto de tempo passamos testando jogos dos colegas. Portanto, é imperativo, que a gente não saiba apenas como receber Feedback, mas também saiba como dar. Então, ajude a você próprio e faça essa postagem chegar nos seus grupos de Playtest, pois você será diretamente beneficiado pelas dicas apresentadas aqui para essas pessoas.

Um Playtester vai muito além da pessoa que joga seu jogo e torce o nariz ou vira seu fã. Playtester é um colaborador direto do seu jogo. Com sua colaboração podemos encontrar problemas que nunca observamos e descobrir maneiras de melhorar o jogo. Claro que tudo isso só acontece quando você possui bons Playtesters.

Um bom Playtester sabe escutar. Não basta chegar, jogar o jogo e descer o sarrafo em críticas. Muitas vezes testamos um jogo e não entendemos a proposta. Isso por si só pode ser um problema do jogo ou um problema nosso. Então, é importante sim ouvir o Game Designer e fazer perguntas. Assim, podemos identificar seu escopo, suas ideias e a experiência que ele deseja transmitir e podemos dar um Feedback construtivo sobre tudo isso. Um bom Playtester quer melhorar o jogo, não modificá-lo.

Um bom Playtester é positivo. É preciso ser crítico, mas não podemos oferecer essas críticas para diminuir o trabalho do Game Designer. Então, é importante também expor as qualidades do trabalho. Esse tipo de indicativos são de extrema ajuda para o Game Designer. Sabendo os pontos positivos, o Game Designer poderá dar maior destaque a eles e quem sabe fazer todo o jogo centralizado nas partes boas. Muitas vezes, a solução não está apenas em corrigir os problemas, também está em destacar as qualidades do jogo. De que adianta um jogo sem problemas (mecanicamente falando) e entediante? Saber identificar não só as falhas, mas também as qualidades é uma habilidade extremamente importante para qualquer Playtester. Eu até iria além, um bom Playtester consegue encontrar esses aspectos positivos até em jogos que ele não gostou. É muito raro um jogo não ter nada que agrade, por menor que seja faça um esforço para tentar encontrar. Muitas vezes esse simples apontamento pode transformar um projeto morto em um jogo com potencial.

Um bom Playtester é versátil. Dizer que só gosta de Eurogames é um luxo que Playtesters não podem ter. Playtesters podem ter preferencias, mas afirmar categoricamente que um gênero inteiro é bom ou ruim pode ser um problema grande. Obviamente, somos humanos e temos nossos pontos fracos. Por isso, é responsabilidade do Game Designer testar com muitas pessoas diferentes. Assim, ele diminui o impacto dos lovers e hatters. Então, mesmo que você seja bastante enviesado negativamente, assuma a carapuça do positivo e provavelmente seu Feedback será útil.

Entretanto, é importante ser complemente honesto. Não adianta ser positivo, se sua positividade for uma farsa. Não adianta fazer perguntas e responder com mentiras. No final das contas, tudo que um Game Designer quer é uma pessoa sincera. É preciso apontar os aspectos negativos e não se restringir apenas aos positivos. É preciso de fato dizer o que pensa e não formular respostas que você acha que o Game Designer espera. Inclusive, seja honesto sobre suas preferências. Afinal, por mais versátil que você seja, é possível você odiar certas mecânicas e elas estarem presentes no jogo. Essa informação pode ser relevante para o Game Designer, pois ele poderá nivelar seu Feedback de acordo.

Um bom Playtester sabe se expressar. Não adianta ser honesto e grosso. Você precisa saber expressar suas ideias sem ser hostil e de um modo compreensível. Eu sei que é difícil criticar alguém, especialmente vivendo na sociedade que vivemos. Entretanto, é seu papel criticar e transmitir suas ideias para o Game Designer. Não tenha medo de ser hostilizado pelo Game Designer, pois, se isso acontecer, o errado é ele. A partir do momento que o Game Designer entrar na defensiva, agir com preciosismo ou for grosso, pare imediatamente de dar seu Feedback. Você tentou fazer seu papel e não conseguiu. Simplesmente espere a seção acabar e nunca mais teste um jogo deste indivíduo.

Um bom Playtester sabe esperar. É comum percebemos algo no jogo e dizer imediatamente. Entretanto, essa não é a melhor maneira de abordar um Playtest. Muitas vezes eu cometo esse erro, mas precisamos ser mais organizados. Peça papel e caneta para ir anotando suas ideias. O momento do Feedback é ao final da seção. Dando suas ideias antes, você contamina os demais Playtesters com sua opinião. Dependendo do que for dito, você pode até estragar completamente o Playtest. Em certas ocasiões é válido apontar o problema de imediato, especialmente se for algo que vai “implodir” o jogo, mas de modo geral se contenha.

Por fim, um bom Playtester, assim como um bom Game Designer, precisa conhecer muitos jogos. Assim, você tem embasamento para traçar comparativos e ter boas sugestões.

É raro, pelo menos eu até hoje não encontrei, um Playtester ter todas essas qualidades. Entretanto, encontrei vários capazes de ajudar e que são diretamente responsáveis pela qualidade final do jogo. Deixei a foto de apenas alguns que contribuíram para o crescimento dos meus jogos. Borrei para não expor ninguém diretamente, mas quem conhece sabe quem é.

Você tem mais dicas? Deixe nos comentários e contribua para o crescimento dos Playtesters.

7 Comments

  1. Emerson Andrade
    9 de março de 2018

    Ótimo texto.

    E essas fotos mosaico aí? Uahsuahs

    Responder
    1. Roberto
      9 de março de 2018

      hehehe Opa, foi falta de criatividade e homenagem. =D

      Responder
      1. Emerson Andrade
        12 de março de 2018

        Achei massa. xD e brigado pela homenagem

        Responder
  2. Fred Barcelos
    9 de março de 2018

    O Ignacy Trzewiczek disse num video que quando ele faz o playteste de um jogo ao fim do mesmo, uma das coisas que ele questiona ao “playtesters” é se eles jogariam novamente.
    Hoje alem de me peeguntar isso, eu tbm me pergunto ao “playtestar” um protótipo se eu COMPRARIA esse jogo?

    Por quê?

    Porque eu categorizo os jogos. Exemplo, se ao jogar ticket to Ride pela primeira vez me perguntassem se eu jogaria jovamente, provavelmente a resposta seria não; Mas se a pergunta fosse se eu compraria o jogo, a resposta seria, sim!
    Ticket to ride é um family game, eu gosto de jogar jogos mais hardcore, por isso nao o jogaria novamente, porem sei que preciso de jogos simples (family) em minha coleção, eles sao perfeitos para apresentar àquela visita inesperada que fica curiosa com seus jogos, e por isso, eu não só comprei Ticket To Ride, como o mantenho na coleção para jogar com iniciantes.

    Dos meus amigos que estao desenvolvendo jogos, nenhum deles eu jogaria novamente, mas dois deles eu compraria! E eu NUNCA disse isso à nenhum deles! (Acho que tá na hora de corrigir isso!)

    Gostei de suas ideias. Eu sempre fico com a impressao de que nao consigo dar um bom feedback aos meus amigos que estao nessa luta do desenvolvimento de seus próprios jogos.

    Responder
    1. Roberto
      9 de março de 2018

      Fala Fred,

      Nos meus formulários de Playtest tem essas duas perguntas: Você jogaria novamente? Você compraria?
      Antigamente, tinha até perguntando por quanto compraria, mas removi… Pois é muito relativo e depende dos componentes finais também.

      As duas perguntas são bem interessantes, pois demonstram o interesse (real) da pessoa no jogo. O único problema é que muitas vezes a pessoa não é sincera quanto a essas perguntas e respondem que sim sem refletir.
      A maioria das pessoas tem medo de ferir o sentimentos do outro, ainda mais se ele não está acostumado a testar jogo de outras pessoas.

      Uma boa maneira de verificar isso é não perguntando… Você leva o jogo, explica e deixa as pessoas jogando. Se elas, por si só, repetirem uma partida, o jogo está praticamente pronto. Esse é o sinal que agradou bastante: as pessoas jogarem novamente sem você pedir ou sequer perguntar. =D

      E você deveria dizer aos seus amigos que compraria o jogo deles. Isso é um incentivo e tanto se for recebido com a sinceridade que você está expressando. =)

      Obrigado pelo comentário e pelo elogio. Abraço.

      Responder
  3. Germano
    27 de março de 2018

    Ajuda mais falar sobre o problema do que sobre a solução. Ex.: em vez de dizer que gostaria que o jogo tivesse menos turnos, diga que achou o jogo longo, assim abre mais possibilidades para melhoria. Da mesma forma, não diga que o jogo tinha tipos de recursos demais, diga que ficou muito tempo calculando as combinações de recursos, ou que na maioria dos turnos tu não tinha os tipos de recurso que precisava, etc… ajuda mais falar sobre o problema enfrentado primeiro, pra depois ir para as soluções

    Responder
    1. Roberto
      28 de março de 2018

      Excelente dica… Às vezes, os Playtesters se sentem pressionados (por si próprios ou pelo Game Designer) a dar uma solução. Essa tarefa não é do Playtester, é do Game Designer. Conseguir dizer os problemas que encontrou já está ótimo.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top