Lição #36: Escreva sobre Game Design

Hoje a lição não é bem um erro que aprendi, mas um acerto. Já tem um bom tempo que escrevo sobre o hobby. Comecei em 2013 publicando resenhas no Facebook da Taverna, que eventualmente foram parar no blog da Taverna. Já faz um bom tempo que o blog da Taverna não é mais atualizado, mas ainda está funcionando. Acontece que hoje em dia, além de escrever para o meu blog, escrevo para a revista Vempramesa. Então, dá para perceber que eu gosto de escrever. Lógico que nem todo mundo gosta de escrever, mas tentarei lhe convencer a fazê-lo.

Coluna polêmica que eu escrevia no blog da Taverna.

Comecei o PinheiroBG faz pouco mais de um ano. Não sou nenhum escritor profissional, na verdade, nunca fui muito bom em escrever. Sendo que aprendi, há muito tempo atrás, que quando se é ruim em algo, para melhorar só é possível de uma maneira: praticando. Então, mesmo não sendo um bom escritor, hoje em dia acho que convenço com os textos. Afinal, só aqui no blog, foram mais de 100 textos. Já recebi elogios sobre minha evolução, saber dessa evolução me deixa feliz. É sinal de que a insistência deu certo.

Pois bem, qual minha motivação para escrever aqui? Tenho motivações altruístas e egoístas. Vamos começar pelo lado bonito da coisa:

  • Transmitir conhecimento: me faz um bem danado saber que alguém está aprendendo algo com meus textos. Acho até engraçado alguns elogios que recebo das pessoas sobre eu compartilhar meu conhecimento. Muitos Game Designers acham que seu conhecimento é algo especial e incrível, achando que se compartilharem perderão sua vantagem sobre os outros. Na boa? O que você sabe, não é tão fantástico assim. Tenha um pouco mais de humildade e ajude quem sabe menos do que você.
  • Motivar alguém a começar: existem muitas pessoas interessadas em Game Design, mas que nunca deram o primeiro passo. Se eu conseguir, com meus textos, motivar alguém a dar esse passo já é um excelente motivo para escrever. Seria extremamente gratificante ver que pude participar da vida de alguém dessa maneira com apenas alguns textos. Imagine? Um leitor que iniciou por conta do PinheiroBG ter um jogo publicado? Ajudei alguém a seguir um sonho. Afinal, por dinheiro não é.
  • Melhorar algum Game Designer: eu sei que eu não transformarei alguém em um grande Game Designer, mas talvez meus textos preencham pequenas lacunas que faltam em pessoas já envolvidas com Game Design. Mesmo que eu tenha apenas 50% do conhecimento de algo, ainda posso contribuir com alguém que tenha 90% do conhecimento. Restam 10% de margem que eu talvez possa contribuir.
  • Evoluir a comunidade: eu acredito que em termos de Game Designers, todo o Brasil cresce junto. Afinal, somos quase que completos desconhecidos internacionalmente. Então, qualquer Game Designer que consegue publicar lá fora e consegue algum destaque, atrai olhos para cá. Se o blog fizer novos Game Designers começarem a trabalhar e aprimorar o trabalho de Game Designers já iniciados, a tendência é que mais jogos sejam feitos e que a qualidade desses jogos seja maior. Consequentemente, eu acredito que o blog possa ser mais uma gotinha para essa evolução do Game Design no Brasil.
Resenha para a 8ª Edição da Revista Vempramesa.

Agora a parte egoísta, ou melhor, realista. Fazer algo por puro altruísmo é excelente, mas muitas vezes existem outras prioridades na vida que fazem a gente deixar de lado atividades sem retorno pessoal direto. Se fosse por puro altruísmo, provavelmente eu teria parado de escrever. A falta de Feedback não me faz ter certeza se o que escrevo de fato ajuda tantas pessoas quanto eu gostaria. Então, vamos para as razões mais realistas pelas quais eu me sinto motivado a escrever:

  • Aumentar produtividade: ué, mas eu estou gastando tempo escrevendo. Não, essa não é a realidade. Escrever sobre o assunto me motiva a fazer mais. O tempo que eu gasto escrevendo, é revertido em motivação para criar jogos, ter ideias, conversar sobre o assunto, etc.
  • Aprimorar conhecimento: nem tudo que eu escrevo aqui no blog sai diretamente da minha cabeça. Em algumas ocasiões eu preciso pesquisar sobre o assunto. Essa pesquisa me faz aprender um pouco mais. Em outras ocasiões, eu aprendo comigo mesmo. Isso acontece quando reflito sobre um assunto que eu nunca tinha investido muito tempo, mas que por conta de algum texto eu precisei pensar um pouco mais e algumas ideias afloram e eu aprendo mais.
  • Mostrar que eu existo: até o momento eu não tenho nenhum jogo no mercado. Entretanto, isso não impede das pessoas saberem que eu desenvolvo jogos. Não vou dizer que o blog me deu inúmeras oportunidades, pois isso não aconteceu até o momento, mas acredito que ajudou as pessoas a saberem quem é Roberto Pinheiro.
  • Criar um portfólio: apesar do blog não ter dado nenhuma oportunidade extra em termos de publicação, a culpa deve ser exclusivamente minha. Como não investi o devido tempo em incrementar a descrição dos meus jogos (vídeos, fotos, etc) fica inviável eu me ajudar. Então, acredito que posso utilizar o blog para elaborar um portfólio das minhas criações e, quem sabe, atrair olhares de Editoras.
  • Aumentar contatos: conheci muita gente por conta do blog. Recentemente comecei a convidar algumas pessoas para participar do blog e tenho conversas com alguns desenvolvedores que eu não tinha contato antes do blog. Como moro longe, acho que escrever e ter essa presença online é importante.

Concluindo? Escrever sobre Game Design lhe torna uma pessoa melhor, lhe torna um Game Designer melhor e lhe torna alguém ativo na comunidade de Game Designers. Tudo isso lhe ajuda com sua vida e com sua “carreira”. Recomendo bastante. É uma experiência difícil, mas recompensadora.

Então, comece hoje a escrever. Não precisa criar um blog cheio de firulas como esse. Você pode iniciar um canal na Ludopedia e ir contribuindo para a comunidade. Tenha certeza que seu conteúdo será apreciado por muitos. Ou, se você quiser só dar uma tentativa, pode até preparar um texto e me enviar para eu dar uma olhada e, quem sabe, colocar aqui? Nada garantido, mas pode ser um caminho.

2 Comments

  1. Andrey Eloy
    26 de agosto de 2020

    Parabéns Pinheiro! Nada normalmente começa grande e vê se tornando grande é a principal magia.

    Quando a dungeon é boa, no fim importa menos se matei o chefão, mas vc irá lembrar da cooperação e dos pequenos desafios q foram vencidos.

    Sucesso sempre

    Responder
    1. Roberto
      26 de agosto de 2020

      Boa, a jornada vale muito. Obrigado, Andrey.

      Responder

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