Manual #8: Exceções, Anexos e Créditos

Chegamos ao final desse manual sobre como escrever manuais. Hoje, iremos fechar de uma vez por todas o manual do seu jogo e você poderá fazer Blind Playtest, apresentar para editoras e quem sabe conseguir uma publicação? Então, vamos aos finalmente.

Em Distrito 6, eu optei por deixar algumas regras para o final do manual. Tendo em vista toda a linearidade na explicação das regras, elementos como o Moedas e Objetivos ficaram de lado. Esses elementos não chegam a ser exceções, mas ficariam deslocados se fossem diluídos nas várias Seções. Como assim?

Bom, começando pelas Moedas. Os jogadores podem utilizar as Moedas durante várias Fases diferentes. Deste modo, para explicar o uso das Moedas eu precisaria citá-las em mais de uma Seção diferente. Isso talvez até facilitasse o aprendizado em uma leitura única, mas dificultaria demais a consulta. Quer saber para que serve Moeda? Veja a Seção X, Y e Z. Isso é bem ruim. Com uma Seção exclusiva para as Moedas, fica fácil localizar e também aprender, pois no momento que as Moedas são apresentadas em detalhes, o jogador já conhece todo o funcionamento do jogo. Obviamente, eu não omiti as Moedas da Seção de Alocação e Construção, pois durante a leitura de aprendizagem é importante o jogador saber suas opções. Entretanto, não perdi muito tempo explicando em cada uma dessas Seções, deixando o grosso para a Seção específica das Moedas.

Já com os Objetivos a situação é diferente. A Seção de Objetivos é uma mistura de Anexo e explicação de regras. Não achei um bom local para explicar a diferença entre Objetivos Globais e Pessoais no decorrer do manual. Posso dizer o mesmo também para diferenciar os Objetivos imediatos e de fim de jogo. Então, nessa Seção explico todas essas diferenças. Ao final da Seção coloquei uma listagem com todos os Objetivos para não restarem dúvidas na leitura apenas do enunciado nas Cartas de Objetivo. Assim, o jogador pode consultar os Objetivos individualmente para sanar qualquer dúvida. Dica rápida: se for fazer um Anexo explicando em detalhes cartas, tiles ou qualquer outro componente do jogo, enumere os componentes para facilitar a busca no Anexo. Ordem alfabética é legal, mas pode virar um problema, caso o jogo venha a ter múltiplas línguas.

Então, se você tiver alguma mecânica “global” em seu jogo, isto é, que está diluída em vários aspectos, uma solução interessante é criar uma Seção apenas para ela após ensinar todo o jogo. Se você tiver variantes, este também é o momento de apresentá-las. Lembramos sempre para ter cuidado com variantes, especialmente excessos. Esse também é o local para explicar cartas específicas, como fiz com os Objetivos. Dependendo da quantidade, recomendo inclusive colocar esse tipo de informação no verso do manual, assim o pessoal não precisa nem folhear para consultar. No verso do manual, você também pode colocar um resumo do jogo, para que os jogadores possam acompanhar durante as primeiras partidas.

Dois jogos excelentes, mas um com manual ruim (Hansa Teutonica à esquerda) e outro com manual bom (Russian Railroads à direita). Nessa imagem temos a última folha de cada manual e, como você pode perceber, Hansa Teutonica falhou miseravelmente em aproveitar o espaço que tinha. Enquanto que Russian Railroads colocou parte dos Anexos explicando alguns tiles. Infelizmente são muitos tipos de tiles diferente, assim nem tudo é explicado na última folha. Deixo o puxão de orelha para o manual do Russian Railroads que não colocou nenhum crédito de Playtesters, mas isso provavelmente foi culpa da Z-Man e não dos Game Designers.

Por fim, para fechar o manual, você precisa colocar os créditos. Quem foi o Game Designer? Quem escreveu o manual? Quem revisou o manual? Quem foram seus Playtesters? Criar um jogo é um esforço coletivo. Eu faço questão de reconhecer todas as pessoas que participaram do meu processo de criação e sou muito grato a todas elas pelo tempo dispendido em testes e leituras. Então, deixo aqui meus agradecimentos aos Playtesters do Distrito 6: Agamenon Pedro, Alder Luna, Amaro Braga, Augusto Tenório, Bruno Cavalcanti, Cristiano Silva, Daniel Soares, David Neto, Emerson Andrade, Felipe Lobo Nascimento, Francisco de Assis, Frederico Teixeira Silva, Gleydson Fonseca, Igor Colares, Jéssica Barros, Joaquim Vilarinho, José Medeiros, Juliana Galindo, Luiz Pedro, Kleber Barbosa, Leonardo Raele, Lucas Carneiro, Mário Sérgio, Miguel Menino, Rafael Freitas, Ricardo Amaral, Rodrigo Rodriguez, Tarciso Santana Costa, Williams Leão. Opa, não esqueci do pessoal que testou no último Spa dos Jogos, só não está atualizado no manual ainda, mas deixo aqui um abração para todos.

Gostou dessa série? Vou pedir algo inédito: compartilhe nas redes sociais, vamos fazer esse material chegar aos olhos de mais pessoas. E agora algo que peço sempre: críticas e sugestões para prosseguir com essa Coluna. Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top