Pinheiro Responde?

Caros leitores. Há algum tempo atrás eu iniciei a coluna Pinheiro Responde para ajudar em tempos de escassez. Por enquanto ainda tenho material, mas como a coluna foi criada à 2 meses e não tive nenhuma solicitação/questionamento, creio que ela caiu no esquecimento.

Como o material que escrevo é “finito”, ao contrário de resenhas, é mais complicado manter a roda girando. Ainda mais quando tento manter o conteúdo informativo e relevante para os colegas Game Designers. Então, reforço aqui a mensagem que deixei ao final da primeira postagem da coluna:

Se tiver alguma contribuição para essa nova coluna, utilize o formulário de contato ou fale comigo pelo Facebook. Obrigado pela longa leitura e até a próxima.

Sei que muitas vezes achamos que nossas dúvidas são bobas ou que podem estar fazendo o outro perder tempo. Entretanto, você precisa ter em mente que sua pergunta é importante, por mais besta que você possa achar que é. Primeiro, se você possui uma dúvida ou curiosidade e ela pode ser sanada por alguém, você deveria ter a opção de fazê-lo sem se sentir burro. Segundo, que muitas vezes sua pergunta é a mesma de outro Game Designer que ficou envergonhado de fazer. Terceiro, sua pergunta pode render um material excelente. Quarto, além de você esclarecer algo de seu interesse, você estará ajudando o blog.

Um claro exemplo de que nenhuma dúvida é besta, é o caso da postagem de maior visualização aqui do blog. Se você fosse adivinhar, qual seria? Bom, eu digo qual é: é a postagem que falo sobre como criar cartas no Word e elaborar protótipos com elas. Quem imaginaria? Eu fiz sem nenhuma expectativa, foi o primeiro vídeo que gravei e o negócio engrenou. Ultrapassou as postagens “campeãs” que são as sobre Minha Coleção. Então, pergunte.

Abraço.

5 Comments

  1. Matheus Ulisses Xenofonte
    19 de janeiro de 2018

    – Uma lista de livros sobre o assunto seria legal (principalmente se tivesse uma analise do que você concorda ou não com o conteúdo).
    – Uma postagem sobre a importância de ter cuidado com os termos (se alguma ação gera contra-ataque e não tem explicando no manual que um contra-ataque é um ataque básico ou quando o manual usa ataque tanto pra se referir um ataque básico como qualquer ação de ataque).
    – Uma lista de jogos que você precisa jogar antes de criar seu próprio “preencha aqui um estilo de jogo” (jogos bons pra se inspirar e jogos ruins pra evitar armadilhas)
    – Escolher game designer famoso e explicar o que ele fez (inovações, grandes sucessos, fracassos, estilo…).
    – Você tem um jogo pronto, e agora? (quais eventos levar ele, quais concursos você deve ficar ligado, alguma ideia sobre como publicar o jogo seja mostrando como entrar em contato com as publicadoras, como bancar sua própria publicação num financiamento coletivo da vida ou outras opções que eu não conheça).

    Tem algumas coisas daqui que eu sei que as respostas estão espalhada pelo blog, mas seria legal centralizar numa postagem.

    Responder
    1. Roberto
      19 de janeiro de 2018

      Opa Matheus,

      Obrigado pelas sugestões. =) Vou estudar com carinho e ver como e onde inserir elas. 😉

      Abração.

      Responder
      1. Matheus Ulisses Xenofonte
        2 de fevereiro de 2018

        Mais uma coisa que você comenta muito, eu acho que merecia uma postagem só dela: Analysis Paralysis , como minimizar.

        Responder
  2. Germano
    21 de janeiro de 2018

    Depois de um playtest, quando tu percebe que tem que mudar alguma regra, tu ja atualiza as regras com as novas ideias, ou primeiro faz outro playtest com as novas ideias, pra então atualizar as regras apenas com o que funcionou?

    Responder
    1. Roberto
      21 de janeiro de 2018

      Fala Germano,

      Essa questão posso responder agora mesmo:
      Eu altero e coloco essas alterações no changelog (https://pinheirobg.com/index.php/2017/09/15/licao-27-crie-um-changelog/). Assim, no futuro eu testo com as regras novas e se elas não funcionarem eu sei exatamente como retornar a versão mais funcional.
      Em geral, eu só mudo as regras quando a ideia me parece que tem grandes chances de funcionar. Quando a ideia parece muito experimental, eu só dou uma chance a ela se o jogo não estiver caminhando do jeito que eu gostaria. Em geral, é raro eu voltar para versões anteriores, por conta da uma modificação ruim. Isso aconteceu muito com Mataru Okara, pela minha falta de conhecimento no estilo de jogo.

      Abraço.

      Responder

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