Lição #27: Crie um changelog

Pelo visto chegou a hora das lições com nome em inglês. Depois das sell-sheets, agora chegamos aos changelogs. O que é isso? Para que serve? Pois é, eu vou tentar explicar de um jeito simples e prático.

Roubei o termo da computação, mas muito provavelmente é utilizado por desenvolvedores de jogos também. Um changelog é basicamente uma lista contendo registro de todas as atualizações que foram realizadas de uma versão para outra. Assim, todos conseguem acompanhar as mudanças.

Segue um exemplo de um trecho do changelog do meu jogo Teotihuacã:

v0.2
– Resumo das ações dos dados no Playerboard
– Objetivos (dado azul)
– Pontuação para maioria por cor (9/6/3)
– Espaço adicional entre lados da Pirâmide para mover os Trabalhadores

v0.3
– Remoção de $$) Ação de um Pip de qualquer cor
– Adição de $$$$) Altera cor do dado (apenas para Ação)
– Dado azul 3 Pips -> +1 ou -1 em Bloco fora da Pirâmide
– Remoção do movimento da Polia (agora é um objeto estático)
– Adição no Dado cinza 6 Pips -> Usar Polia (para mover qualquer dado para o topo da Pirâmide)
– Remoção da Fila de Objetivos, agora é simplesmente um deck (isso é para ajudar na ação simultânea, com fila dependia da ação dos outros jogadores)
– Quanto mais Pips no dado azul mais opções de Cartas de Objetivo tem para escolher uma
– Mudada iconografia da rampa no Playerboard
– Espaçamento do Playerboard reduzido para acomodar melhor os dados ao empilhá-los
– Pontuação para maioria por cor modificada de (9/6/3) para simplesmente 5 (em caso de maioria) ou 2 (em caso de empate)

v0.4
– Track de Dinheiro inserido (limitando até 10, para evitar excesso de dinheiro e forçar uso do dado vermelho para outras coisas)
– Objetivos divididos em três pilhas diferentes, uma para cada andar e pontuação é de acordo com o andar (5/8/12)
– Dados azul foi tudo reformulado: 2 Pips) Descartar 1 carta da mão; 3 Pips) Comprar Cartas do 1º Andar; 4 Pips) Comprar Cartas do 2º Andar; 5 Pips) Comprar Cartas do 3º Andar

Certo, tou vendo o changelog… Mas, pra que serve realmente? Bom, além do propósito obvio de manter um registro das atualizações, o changelog serve para:

  • Você saber exatamente quais foram as diferença entre cada versão. Assim, você pode retornar para qualquer versão que ache interessante para realizar novos testes;
  • Quem tem muitos projetos pode ficar perdido. Neste caso, é bem importante ter um changelog. Caso contrário, é bem provável que você esqueça qual a versão atual do jogo e até mesmo modificações recentes importantes;
  • Ajuda caso você queira escrever um Diário do Designer, pois facilita você a lembrar do momento da criação de certos conceitos e mecânicas do jogo.

Ainda não se convenceu? Talvez você tenha achado tudo muito bagunçado e confuso. Além disso, é mais um processo dentre tantos outros que você já precisa fazer. Criar um jogo já é difícil, para que inventar mais uma etapa nesse processo tão longo? Bom, talvez você tenha razão…

Então, como última tentativa para lhe convencer, darei a maior vantagem de fazer um changelog: motivação. Isso mesmo, você não leu errado. O changelog serve como motivação para você trabalhar cada vez mais e com maior frequência em um projeto, pois você vai querer colocar as novidades lá, vai querer andar com as novas versões e sempre que você visitar aquele arquivo vai perceber o quanto o projeto evoluiu desde que você começou. Eu passei um bom tempo sem usar changelog, mas com a crescente quantidade de projetos senti a necessidade de manter registro das versões. Minha primeira tentativa foi com o Teotihuacã e só tenho uma palavra para descrever minha experiência: é muito foda (ops, foram três).

Para fechar, mais uma ideia de como utilizar o changelog: você pode expandir seu changelog e transformá-lo em um cronograma/histórico de todo o processo de criação. Assim, em um único arquivo, você vai ter as mudanças entre as versões do seu jogo; os playtests que você realizou com as datas, jogadores e observações úteis; as datas que você imprimiu novas versões do protótipo, incluindo os custos. Então, as possibilidades são vastas e você só tem a ganhar com isso. Quanto mais organizado e mais informativo for, mais gratificante será sua jornada, pois a constante visita naquele documento vai criar uma satisfação enorme de trabalho bem feito.

2 Comments

  1. Darison
    24 de novembro de 2017

    Organização é tudo!

    Responder
    1. Roberto
      21 de janeiro de 2018

      Com certeza, facilita bastante administrar o crescimento do projeto. =D

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top