Fazia um bom tempo que não colocava mais um jogo meu aqui no blog. Na verdade, até esqueci de fazer uma postagem dessas quando coloquei Circulando por aqui. Mas hoje não esqueci. Hoje, venho com um já citado e apresentado por aqui. E melhor ainda, já está até publicado. Bom, acho que disponível seria a palavra mais correta.
Lição #33: Dois é o dobro de um
Ok, ok. Você deve ter lido o título e pensado em pular essa postagem. Eu sei que o título enuncia algo óbvio. Entretanto, muitos Game Designers novatos pecam nessa questão. Hoje a postagem será sobre balanceamento e, como você já deve saber, balanceamento é matemática e sentimento. Focaremos na parte matemática.
Manual #8: Exceções, Anexos e Créditos
Chegamos ao final desse manual sobre como escrever manuais. Hoje, iremos fechar de uma vez por todas o manual do seu jogo e você poderá fazer Blind Playtest, apresentar para editoras e quem sabe conseguir uma publicação? Então, vamos aos finalmente.
Pinheiro Responde?
Caros leitores. Há algum tempo atrás eu iniciei a coluna Pinheiro Responde para ajudar em tempos de escassez. Por enquanto ainda tenho material, mas como a coluna foi criada à 2 meses e não tive nenhuma solicitação/questionamento, creio que ela caiu no esquecimento.
Manual #7: Fim de Jogo
Estamos quase no fim da saga que é escrever um manual. Hoje, chegamos na parte final do jogo: o final da partida. Entretanto, esse ainda não é o final do manual. Mas vamos nos focar no hoje e ver como montar uma Seção de Fim de Jogo bacana.
Atualização do Glossário #4
Já faz um bom tempo que o Glossário não recebe uma atualização. Então, inseri mais alguns termos: Hype, Sandbox, Engine, Engine Builder, Dungeon Crawler, 4X. Sugestões de outros termos? Coloque nos comentários.
Manual #6: Estrutura do Turno
Demorou, mas voltei com a coluna Escrevendo as Regras. A última postagem foi no final de Novembro, sobre a Preparação, se você perdeu, recomendo a leitura. Além da Preparação, tivemos mais outras quatro postagens. Se você está perdido pode visitá-las rapidamente aqui: Parte 4, Parte 3, Parte 2 e Parte 1. Sem mais delongas, vamos para o grosso do manual.
Lição #32: Evite criar vários jogos em um
Hoje a lição será polêmica. Tem gente que adora aquele jogo com 5 modos de jogo diferente, tem modo família, modo cooperativo, modo times, modo avançado e modo semi-cooperativo. Para mim, na maioria dos casos, isso é um sinal de cilada. E vou tentar lhe convencer a evitar.
Desafio 100N (2017) Encerramento
Como prometido, chegamos ao encerramento oficial do Desafio 100N. Hoje, vou falar um pouco sobre como foi a experiência de realizar esse desafio e destacarei alguns dos jogos que conheci esse ano.
Retrospectiva 2017
Caro leitor, antes de começar gostaria de agradecer você pela leitura, comentários, feedbacks, curtidas e, especialmente, os incentivos. Escrever é uma atividade um tanto solitária e pouco apreciada. Então, acredito que essa é uma boa oportunidade para agradecer os poucos, mas fieis leitores que possuo. Obrigado.