Resposta #8: Retrospecto de Projetos (Parte 2)

Caiu de paraquedas? Veja a postagem anterior. Na primeira parte, eu apresentei os primeiros seis jogos que eu criei, chegou o momento do restante. Quantos mais foram? Mais 6? Mais 10? Mais 12? Mais 20?!

Dr Pine Test
Status: Finalizado
Iniciado em: 1º de Dezembro de 2016*
Última atualização: 9 de Outubro de 2018
Dr Pine Test é um jogo cooperativo no qual os jogadores representam, cada um, uma identidade de uma pessoa com múltiplas identidades e está tentando ser aprovada em um teste para provar sua sanidade. Tema interessante, né? Sendo que para isso sair demorou. Acho, inclusive, que esse foi o jogo que mais ficou com ideia no forno. Tudo começou em 1º de Dezembro de 2016, mas era apenas a ideia de criar um jogo usando imagens no estilo do teste de Rorschach. Depois de 6 meses com a ideia no ar, em Junho de 2017, eu tive a ideia de inserir letras para servir de restrição para as dicas que os jogadores dariam. Ainda estava tudo muito no mundo das ideias. Com o desenvolvimento de tantas outras coisas em 2017, eu deixei a ideia parada. Eram muitos jogos sendo finalizados e desenvolvidos para de fato começar algum novo. A ideia foi maturando e, finalmente, em 11 de Maio de 2018 veio tudo de uma vez. Sem brincadeira, foi coisa de uma semana para ter o conceito, protótipo e testar. Acho que a ideia ficou adormecida por tanto tempo que veio praticamente pronta. O jogo sofreu alguns ajustes durante os testes e eu dei ele por finalizado, pois não via outras maneiras dele evoluir usando aquela estruturação. Eventualmente, eu retomaria a ideia mas seria para criar jogos completamente diferentes.
Teotihuacã
Status: Finalizado
Iniciado em: 23 de Dezembro de 2016
Última atualização: 26 de Junho de 2017
Jogo competitivo no qual cada jogador constrói uma Pirâmide e tenta conseguir o máximo de pontos possível conseguindo ponto de variadas maneiras. Com o Distrito 6 bem funcional e batendo aquele orgulho, imaginei se não poderia utilizar parte das ideias diferentes dele em outro jogo. E assim surgiu Teotihuacã. Sim, com o mesmo nome daquele jogo mais famoso, só que antes do jogo famoso vir ao mundo. Coincidências que vão além do nome/tema em comparação com a versão famosa são duas: é um jogo com dados e com a possibilidade de construção física de uma Pirâmide. Entretanto, encerram por aí e até esses elementos são completamente diferentes na implementação e execução. Teotihuacã foi um jogo que eu fiz ignorando totalmente o mercado e as Editoras. Foi um jogo que fiz pensando em um jogo que eu gostaria de jogar. Resultado? Um monstro de 80 dados. Ainda assim, acho que é meu melhor jogo criado até o momento. Ao menos para o meu gosto. Ele tem um aspecto puzzle bem vasto e que atravessa todas as áreas do jogo. Gostei bastante de desenvolvê-lo e terminei bem rapidamente. Na verdade, eu decidi terminar. Era possível desenvolvê-lo mais? Sim, mas depois do banho de água fria que recebi em um evento por conta da quantidade de componentes, resolvi não trabalhar mais nele. Então, Teotihuacã aguarda uma Editora corajosa de investir em um jogo com muitos componentes de um Game Designer desconhecido. Será que vai sair algum dia? Eu acho difícil, mas só o futuro dirá.
Palavrão
Status: Abandonado*
Iniciado em: 18 de Maio de 2017
Última atualização: 10 de Setembro de 2017
Jogo competitivo de formação de palavras. Como nessa época eu estava finalizando jogos, chegou o momento de pensar em mais jogos para desenvolver. Eu estava muito empolgado e minha ideia agora era criar jogos rápidos, simples e fáceis. E dessa vez realmente fáceis, não “fáceis” como Mataru Okara. Consequentemente, com o tanto de jogo sendo criado, demorou para Palavrão ser testado. Eu criei o conceito em Maio, mas só consegui testá-lo em Agosto. Isso que dá trabalhar em uns 10 jogos simultaneamente. Terminou que apesar de ter gostado da ideia e ela até ter funcionado, Palavrão se perdeu no mar de ideias e protótipos que eu tinha na época. Além disso, por ser um Word Game, acho que o apelo é bem pequeno por aqui. Tenho vontade de retomar ele e agora que escrevi sobre ele, talvez o faça.
Regicida
Status: Assinado*
Iniciado em: 25 de Maio de 2017
Última atualização: 25 de Setembro de 2017
Jogo competitivo de dedução ambientado (originalmente) em Westeros, o mundo do seriado de Game of Thrones. Mesmo que você seja um leitor assíduo do blog, talvez você não reconheça esse jogo, pois aqui no blog ele sempre foi referido por ArkMago. Pois é. Regicida teve contrato assinado e teve seu tema modificado (por razões óbvias) mas não foi publicado. As razões da sua não publicação eu deixo para outro momento, mas devo dizer que foi um chute no saco. Acho que uma das maiores tristezas de um Game Designer é conseguir um contrato e o jogo não sair. Talvez se eu tivesse outros jogos assinados eu não ligaria tanto, mas pesou ver Regicida passar tantos anos e nunca sair. Espero que outra Editora compre a ideia do jogo, pois tem tudo para dar certo no Brasil: jogo rápido, pequeno, econômico e inovador. Se eu fosse abrir a minha própria Editora, com certeza seria o primeiro jogo meu que eu escolheria publicar. Esse jogo foi criado por conta de um Desafio e tudo aconteceu muito rápido. O negócio foi tão rápido que eu criei um outro jogo para o Desafio, pois não sabia que com o contrato assinado eu poderia apresentá-lo. Infelizmente, toda essa velocidade nada rendeu. Depois de um bom tempo, o jogo teve seus direitos retornados para mim. Talvez seja a hora de criar a tag aqui no blog de #regicida. Inclusive, coloquei o jogo agora nos “Meus Projetos”.
Teotihuacãzinho
Status: Publicado*
Iniciado em: 13 de Junho de 2017
Última atualização: 27 de Junho de 2017
Jogo competitivo Roll & Write antes da moda vir a tona. Uau, publicado? Bom, é aquela… Por mim mesmo, na Internet e de modo gratuito. Resumindo: sem filtragem nenhuma. Criei o Teotihuacãzinho em um Concurso que exigia Roll & Write. Como eu já tinha criado um jogo que gostava bastante e era cheio de componentes, aproveitei da oportunidade para criar uma versão Lite dele. Se você quiser baixar, tá todo completinho tanto na Ludopedia como no BGG. Esse foi um dos jogos que menos aprendi, pois foi tudo muito corrido e foi a versão de um jogo já existente. Acho que a única coisa que aprendi é que Roll & Write são melhores quando são simples e também aprendi o quão útil o Power Point pode ser. Até o momento eu acho que fiz toda parte gráfica dos meus jogos pelo Photoshop e sempre demorou demais. Teotihuacãzinho foi todo no Power Point e devo dizer que foi uma boa experiência, viu?
Circulando
Status: Abandonado
Iniciado em: 12 de Julho 2017
Última atualização: 18 de Julho 2017
Tanto esse jogo como Regicida surgiu de um Desafio proposto no Spa dos Jogos. A diferença é que Regicida teve contrato assinado. Então, não entendendo bem desse universo eu logo eu preparei um outro jogo para o mesmo Desafio. Foi desnecessário e também foi um jogo que criei muito rápido. Tão rápido que não quero nem dar mais procedimento. O jogo é terrível? Eu não acho, mas é um abstrato que não tem tantos elementos interessantes assim. Fora ser bem feio e abstrato já afasta as pessoas, sendo feio é receita para o fracasso. Apesar dos pesares, o jogo tem uma ideia que gosto e tentarei colocar em algum outro jogo: interação positiva, isto é, você precisa fazer algo útil ao seu oponente para que você também se beneficie. Se ficou curioso (acho difícil) você pode baixar os arquivos do jogo aqui no blog clicando ali no nome do jogo. Tem as regras e os componentes, só precisa imprimir em uma folha. Tem até vídeo explicando o jogo! Mais fácil que isso, só dois disso.
IRA
Status: Abandonado
Iniciado em: 16 de Julho de 2017
Última atualização: 20 de Novembro de 2017
Jogo competitivo de Deck Building, mais exatamente um jogo 1×1 de luta. A ideia aqui era unir meu conhecimento de Game Design com os conhecimentos de um amigo sobre jogo de luta e Deck Building. Foi a minha primeira tentativa de co-design. Não deu muito certo. Não sei especificar o motivo, talvez o ritmo entre eu e meu amigo fosse muito diferente, talvez o jogo não despertou meu próprio interesse (ignorei minha Lição #3), sinceramente não sei. Só sei que foi realmente abandonado. Ainda tenho o protótipo aqui, mas não empolgo em retomar. Eu achei que criar um jogo 1×1 e com um co-designer seria muito mais fácil, já que a gente poderia testar eternamente juntos. Entretanto, a experiência não foi essa. Como somos os criadores, a gente não conseguiu perceber o quão complexo e contra-intuitivo vários elementos do jogo eram até testar com dois novatos. Foi bem frustrante. Foi o primeiro (e por enquanto único) jogo que usei o nanDECK. Valeu demais a experiência. Ainda quero fazer algum jogo como co-designer, só não consegui ainda.
Sticks & Stones
Status: Finalizado*
Iniciado em: 25 de Agosto de 2017
Última atualização: 10 de Outubro de 2017
Jogo competitivo de Destreza, o tema é meio irrelevante, mas é como se os jogadores fossem homens da caverna brincando de fazer esculturas de pedras usando palitos. Sticks & Stones é mais um que entrou na onda de criar jogos rápidos, simples e fáceis. Foi o primeiro jogo que fugi da premissa Tema ou Mecânica e parti da premissa Componentes. Eu já tinha ouvido Game Designers falarem nisso, mas nunca tinha feito até esse momento. Eu comprei um jogo por um preço bem baratinho mas com componentes excelentes. Tão excelentes, que apesar de ser um Euro Game, eu consegui criar um jogo de Destreza! Depois de testar e o jogo realmente funcionar belamente em um evento, eu considerei Sticks & Stones finalizado. Entretanto, eu mais algumas ideias para inserir no jogo e que não coloquei por conta da correria nas criações e por conta do Grande Hiato.
Projeto Gatão
Status: Abandonado*
Iniciado em: 13 de Agosto de 2019
Última atualização: 02 de Outubro de 2019
Chegamos ao momento do Grande Hiato. Em Dezembro de 2017 eu me mudei para Juazeiro do Norte. Se você for reparar, todos os demais jogos “pararam” até Novembro de 2017. Seja por abandono ou finalizado mesmo, com exceção de Dr Pine Test. Passei 2018 me adaptando e finalizando Dr Pine Test para apresentar no Spa dos Jogos. Sendo que foi apenas em 2019 que eu de fato retomei as atividades. E retomei de uma maneira bem lenta. Voltando bastante no passado para dar um contexto. Quando C3X estava relativamente encaminhado eu fiz uma parceria com dois designers gráficos de Recife que também desenvolvem jogos e tudo mais. Bom, a parceria não deu muito certo na época, pois C3X realmente não era o jogo certo para publicar em canto nenhum. Entretanto, com o Projeto Gatão, eu retomei contato com esse mesmo pessoal e começamos um novo projeto de co-design. Obviamente, um jogo muito mais simples que partiu inicialmente inspirado em Mataru Okara e depois se modificou totalmente. Foto toda borrada é justamente para não divulgar tanto o jogo, afinal não envolve somente a mim. Coloquei o Status como Abandonado, mas na realidade está na pendura. Por mim eu trabalharia mais, mas eles ficaram bem desmotivados por conta das semelhanças com um outro jogo que já foi publicado. Eu, sinceramente, não me incomodei e acho que Gatão tem potencial ainda a ser explorado. Especialmente na última atualização que fiz, que acredito que melhorei os cenários do jogo.
Distrito 4
Status: Abandonado*
Iniciado em: 27 de Agosto de 2019
Última atualização: 21 de Setembro de 2019
Distrito 4 é uma variação do Distrito 6 que foi exaustivamente comentado em várias postagens da nova coluna Pinheiro Diário (Registros #1, #2 e #3). A criação dessa nova versão foi bem rápida, pois eu basicamente estava tentando criar um novo fluxo pro antigo jogo que fosse mais agradável ao estilo empregado atualmente. Com o contrato assinado e eminente publicação do Distrito 6, eu abandonei Distrito 4. Como eu prefiro Distrito 6 ao Distrito 4, por mera questão de gosto mesmo, não me doeu tanto abandoná-lo. Quem sabe lançar uma espécie de mapa/expansão. Não sei ainda. Em todo caso, por enquanto Distrito 4 está suspenso. No final das contas, a principal função do Distrito 4 foi ser um experimento (válido) para retomar as atividades de Game Design.
Codenames Assassin
Status: Abandonado
Iniciado em: 11 de Setembro de 2019
Última atualização: Maio 2012
Com o gás obtido pela criação do Distrito 4 e contrato assinado do Distrito 6, eu meio que me re-empolguei na criação de jogos. Eu queria bolar novas ideias pro Dr Pine Test. Como não sou tão fã de Cooperativos, eu queria uma versão competitiva interessante. Rodei, rodei e rodei… Até que cheguei nessa ideia que nomeei Codenames Assassin por usar as cartas de Codenames no protótipo e também pela ideia ter algumas pequenas semelhanças. Já falei de como todo a dinâmica funciona aqui, não vou me repetir. O jogo foi abandonado simplesmente pela ideia não funciona mesmo. Esse eu não vou retornar, mas ainda tenho interesse em criar algum Word Game, pressinto o retorno de Palavrão.
Alters
Status: Em Desenvolvimento
Iniciado em: 8 de Novembro de 2019
Última atualização: 7 de Março de 2020
Jogo competitivo no qual o tema é bem similar do Dr Pine Test, mas agora os jogadores estão competindo. Então, não consegui de fato chegar ao tema certo. Será que as identidade estão disputando o controle? Talvez possa ser isso. Bom, Alters é o único jogo que tenho em desenvolvimento e que infelizmente deu uma travada, pois o material do protótipo dele é bem diferentão e demorou mais de 2 meses para que conseguir. Entretanto, é um jogo que vejo bastante potencial e já comentei um pouco dele por aqui. Mais novidades em breve.

Para finalizar, trago projetos que foram removidos dessa lista, pois eu apenas preparei o protótipo e não testei o suficiente sozinho para que de fato virassem projetos:

  • Beethoven, co-design cuja ideia era como aquele jogo da senha só que em vez de cores ser notas musicais e todo o jogo ser resolvido por Draft. Até fiz um protótipo, mas o jogo precisava de algum aplicativo para funcionar, pois existiria verificação da resposta;
  • Castelos de Westeros, retomando a ideia de fazer um jogo simples e rápido como Regicida usando a mesma ideia de cores secretas mas com uma dinâmica completamente diferente;
  • Reversal Pablo, um jogo baseado na premissa do nacional Pablo, mas de maneira que você canta e vai pegando as cartas todas espalhadas na mesa, em vez de jogá-las da mão. Sinceramente, acho que funciona, mas é o tipo de ideia que precisa testar.

É isso. Foram 18 protótipos ao todo. Espero que tenham gostado da jornada. Deu uma trabalheira escrever e pegar todas essas datas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top