Desafio da Caixinha

Eu jurava que essa coluna/seção do blog iria ficar apenas com postagens do Desafio 100N. Que bom que me enganei! Depois de um Top 3, chego hoje com mais um desafio que estou participando. Dessa vez iremos diretamente para um desafio de Game Design.

Se você tem acompanhado o blog, sabe que eu participei do Spa dos Jogos em Natal. Durante o evento foi lançado um desafio no mínimo peculiar: criar um jogo que coubesse em uma caixinha bem pequena. Eu, outros Game Designers e entusiastas foram convidados e a receptividade foi boa.

Pois bem, quais são as regras desse desafio?

  1. O jogo deve ser criado. Assumo que por isso queiram dizer que o jogo deve ser inédito e criado de fato pelo Game Designer que está participando do Desafio. Isto é, sem cópias pessoal.
  2. O jogo deve caber em uma caixa 4cm x 4cm x 1,5cm.
  3. Deve ser um jogo até 4 jogadores. Achei essa regra meio esquisita, como um bom rebelde meu jogo não vai apenas até 4, vai até 6 jogadores.
  4. Um jogo por designer. Essa regra foi até boa, se não eu ia me empolgar…
  5. O manual deve caber na caixa. Gostei dessa regra, criar manuais é muito complicado, um desse tamanho deve ser ainda mais difícil. Excelente exercício para Blind Playtest.
  6. O jogo deve ter pelo menos uma mecânica. Entendi essa regra, mas não captei muito bem de onde surgiu…
  7. A caixa pode ser elemento do jogo.
  8. Qualquer material pode ser usado.
  9. Os jogos devem ser entregues até o dia 20/07/2017.

O pessoal tem utilizado o Facebook para divulgar o progresso dos seus jogos. Por enquanto vi três jogos. Um postado por Mário Sérgio, amigo daqui de Recife e criador do Uga Uga Bufapum. Outro por Júlio César, organizador do Spatótipo. E um por Luiz Pedro, que também conheci no Spa dos Jogos. Seguem fotinhos dos protótipos:

Clique na imagem para ampliar.

Eu coloquei também umas fotos por lá, mas optei por adiar minha apresentação aqui no blog. Tive a ideia de aproveitar desse Desafio para também escrever um diário de criação do jogo. Então, na próxima postagem sobre o Desafio da Caixinha falarei mais dele.

1 Comment

  1. Vinícius
    22 de julho de 2017

    Muito bom esse desafio! As regras obrigam o designer a ser criativo e manter o fo no que realmente importa.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top