Playtest PE 2017

Nesse 1º de Outubro rolou um evento aqui em Recife: o Playtest PE. Antes do evento fiz uma postagem pré-Playtest, hoje vai ser a postagem pós-Playtest.

Foto de divulgação do Sticks & Stones, um dos protótipos que levei ao evento.

Como sempre, o evento foi bem proveitoso. Inscrevi três jogos para o evento: Ciberguerrilha, Sticks & Stones e Palavrão. O Ciberguerrilha já é um velho conhecido daqui do blog, foi citado em várias lições, como eu queria testar uma modificação que realizei para simplificá-lo levei o protótipo. Infelizmente, não consegui testá-lo, pois optei por testar os jogos mais rápidos para conseguir maior Feedback. Sticks & Stones é um jogo de destreza que criei despretensiosamente usando as peças de outro jogo. A questão é que o jogo está funcionando muito bem, pessoal que jogou curtiu. Talvez seja um desses jogos que criamos na brincadeira e que alcança uma dimensão nunca esperada. Por fim, o Palavrão, que apesar do nome não tem nada de ofensivo, é apenas minha tentativa de criar um nome diferente. No jogo as pessoas tentam criar as maiores palavras possíveis (daí o nome) usando cartas da mesa e da mão. No teste anterior de Palavrão eu estava meio triste, pois estava péssimo. Realizei grandes modificações na estrutura geral do jogo e agora ele está funcionando bem, deu para dar umas boas risadas e se divertir.

Além dos três inscritos, resolvi levar mais dois pequenos: Circulando e Regicida (anunciado recentemente como ArkMago). Circulando, que serviu para o começo do evento, pois pude testar com o primeiro jogador do evento e Regicida, pois queria testar algumas modificações importantes. Regicida foi testado três vezes e as observações dos Playtests foram bem promissoras.

Claro que não testei apenas meus jogos, também conheci dois protótipos: Cangaceiros, do Helio Meireles, um jogo de controle de área com gerenciamento de recursos e combates com Blind Bid, para vencer o jogador deve reunir a maior quantidade de pontos para o seu bando; e Manguetown, de Igor Colares e Pablo Colares, um jogo de cartas com leilão e Set Collection, que os jogadores devem cumprir seu objetivo secreto primeiro para vencer. No evento ainda tinham mais uns quatro protótipos que não tive a oportunidade de testar por conta do tempo.

Normalmente quando vou nos eventos levo os protótipos todos e só testo uns dois. Nesse eu fui mais realista, levei uma quantidade de jogos ainda grande, mas todos os jogos (com exceção do Ciberguerrilha) duram menos de 30 minutos. Então, eu foquei nos jogos mais rápidos. Devo dizer que valeu a pena. Eu fui com um foco específico no teste do Regicida e os testes ajudaram a verificar uma hipótese importante para o funcionamento do jogo. Fora que pude curtir o evento com calma, não precisei passar muito tempo explicando as regras, pois todos os quatro jogos que testei são simples. E pude usufruir do evento de uma maneira mais leve. A mesa de Sticks & Stones foi um espetáculo a parte, ri bastante só de observar a partida que terminou em uma disputa bastante acirrada (vitória alcançada em questão de milissegundos).

Fotos do evento de Playtest da Taverna que ocorreu no dia 1º de Outubro. Agradecemos a todos os participantes, sejam…

Posted by A Taverna on Wednesday, October 4, 2017

Deixo aqui meu agradecimento aos Playtesters: André Nascimento, Emerson Andrade, Francisco de Assis, Fernando Lopes, Frederico Teixeira, Gleydson Fonseca, Helio Meireles, Igor Colares, Leonardo Raele, Ricardo Amaral e ao coleguinha que não lembro o nome, pois saiu da mesa correndo sem preencher o formulário de Feedback.

Então, para fechar, segue uma mini-lição: se você tiver jogos mais rápidos e fáceis, opte por levar esses para os eventos. Deixe os jogos mais pesados para testar com os amigos ou em encontros com menos pessoas, pois o ideal desses eventos focados em testes é coletar o máximo de Feedback possível, e usar dessa oportunidade para testar apenas um jogo grande pode não ser o melhor caminho.

2 Comments

  1. Ricardo Amaral
    6 de outubro de 2017

    Opa, Roberto. Tive a oportunidade de testar o ArkMago e achei o jogo bem redondinho. É rápido, simples e tem uma dose muito grande de blefe (o final foi imprevisível!).

    Concordo com a questão de levar jogos rápidos para testes nesses eventos. Infelizmente, tenho apenas um “filho único”, então tenho que testá-lo em qualquer oportunidade. Realmente os feedbacks foram super importantes. Já estou fazendo mudanças importantes para diminuir um pouco mais a complexidade das ações no meu jogo.

    No mais, parabéns pela capacidade de desenvolver jogos incríveis!
    Estou muito, mas muito curioso pra testar o Teotihuacã!!!

    Responder
    1. Roberto
      6 de outubro de 2017

      Obrigado, Ricardo. Que bom que gostou do ArkMago, estou bem orgulhoso da evolução dele nos últimos meses. =)

      Pois é, eu demorei para criar jogos menores… Foi só depois do evento do Rio de Janeiro que passei a investir mais nesse estilo. =D É uma experiência bem diferente.

      Filho único é complicado. A vantagem é que como você só ta com ele, a atenção é máxima. =)

      Assim você me deixa encabulado… hehehe =) Valeu, Ricardo. É sempre bom ver que nossas criações estão agradando.

      Quando for na Taverna me avisa que levo o Teotihuacã.

      Também estou querendo testar a nova versão do Luna Maris, foram tantas modificações que deve ter virado outro jogo. =D

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top