Concurso GenCant

Acredito que quase todo boardgamer conhece a GenCon. É uma conferência de jogos, talvez a maior do mundo. Há alguns anos a GenCon tem acontecido todo ano em Indianapolis. Inclusive, esse ano é a 50ª edição e, para completar a comemoração, esgotaram os ingressos. Mas não vim falar da GenCon. Vim falar da GenCant. Essa, acho que quase ninguém conhece. Hoje, vou falar um pouco sobre ela e sobre um concurso que participei.

A GenCant é uma conferência online para o pessoal que não pode ir na GenCon. Basicamente, é uma conferência que não existe. Está apenas na nossa imaginação e em nós próprios realizarmos nossas próprias jogatinas em casa. A questão, é que existem premiações, muita movimentação nas redes sociais e, nesse ano, teve um concurso de Game Design.

O concurso foi para criar um jogo Roll & Write. Do que se trata isso? Cada jogador tem uma ficha pessoal, no qual vai escrever algo com relação à uma rolagem de dados. O primeiro exemplo que me vem a mente é um jogo que tenho na coleção: Rolling America. Em geral, esses jogos tem um aspecto multiplayer solitarie, mas para compensar esse “problema”, eles podem ser jogados de 1 até infinitos jogadores, basta ter fichas suficientes para eles.

Acho que concursos são uma ótima oportunidade para se desafiar e também para criar algo com um deadline, coisa que não existe para nós, Game Designers hobbystas/desempregados. Que é o caso da maioria. Então, resolvi participar.

Para facilitar meu trabalho, peguei um jogo meu como base (Teotihuacã) e elaborei meu Roll & Write em cima de conceitos já testados e aprovados (ao menos por mim). Claro que o jogo reduziu bastante, de 80 dados ficaram 8 dados. De 30+ cartas ficaram 4 cartas. E todo o player board e tabuleiro das construções foram transferidos para uma única folha com tamanho de metade de uma folha A4. Foi assim que nasceu o Teotihuacãzinho. Sim, já sei que sou péssimo com nomes…

Todos os jogos inscritos no GenCant Roll and Write Contest.

A criação de Teotihuacãzinho começou no dia 13/06/2017 e terminou no dia 27/06/2017. Com tudo pronto: manual de regras e componentes. E tudo testado com mais de 10 jogadores (essa é a vantagem de ter um jogo multiplayer solitaire que pode ser jogado por infinitos jogadores).

Não é o melhor jogo do mundo, até porque não venceu o concurso e sequer foi considerado como finalista. Mas acredito que valeu muito a pena a experiência, pois criei um estilo de jogo que provavelmente nunca criaria por conta própria.

O concurso foi gigante, tendo exatamente 81 submissões. Foram selecionados 5 finalistas e apenas um vencedor (Welcome to DinoWorld). O vencedor ganhou arte para o jogo pela Beth Sobel, uma das artistas do Viticulture.

Você pode baixar alguns dos jogos enviados para o concurso por uma mega-pasta criada no Dropbox pela organização da GenCant, clicando aqui. O Teotihuacãzinho e vários jogos participantes estão por lá. Como todos os jogos funcionam solo, é possível testar todos! Uma ótima oportunidade para buscar inspiração e conhecer várias maneiras de trabalhar um mesmo estilo. Todos esses jogos disponíveis propiciam a possibilidade de um ótimo estudo sobre Game Design.

Como o Teotihuacãzinho está finalizado, também criei uma página para ele no BoardGameGeek (visite aqui).

Gostou da ideia? Próximo ano vai ter outro concurso. Espero conseguir participar novamente.

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