Depois da beleza do mês anterior, retomamos a lentidão do Desafio em Junho. Esse mês foi raro em jogatinas, mas até que consegui conhecer uma quantidade razoável.
Participo ou não dos testes?
Mais uma pergunta na coluna Testando Jogando, terceira do bolo (veja a segunda aqui). Não sei se acontece ou aconteceu com vocês, mas depois de um tempo criando jogos eu comecei a me indagar sobre minha presença nas mesas de Playtest. Até hoje é um assunto que estou aberto à discussão, mas tenho uma determinada posição que irei expor como resposta para o questionamento de hoje. Na verdade, já vou deixar a resposta agora: depende.
Resposta #3: Analysis Paralysis
No começo do ano eu pedi uma ajuda para perguntas para o Pinheiro Responde e fui prontamente atendido pelo leitor Matheus Xenofonte. Se você não sabe o que significa Analysis Paralysis, você pode ler no Glossário ou continuar a leitura dessa postagem que o termo será extensivamente explicado e discutido.
Sobre meus jogos #6
Postagem extra de quarta-feira para uma notícia curtinha. As atualizações de vídeos continuam. Desta vez a atualização foi com Distrito 6. Seguindo as ideias de Miguel Menino e Carlos Kleber tentei filmar em um ângulo mais acentuado.
Lição #37: Pense no daltonismo
Daltonismo afeta quase 5% da população mundial. Partindo deste princípio, um a cada vinte jogadores podem ser daltônicos. Isso é uma grande parcela do publico. Eu sou daltônico e percebo que muitas vezes esse fator é ignorado na criação dos seus jogos. Entendo que esse puxão de orelha não é único e exclusivamente para os Game Designers, mas também para as Editoras. Então, a Lição vale para ambos. Hoje, vou falar das maiores dificuldades que eu tenho com cores e como contorná-las em seus jogos.
Componentes #6: Caixas
Esse vídeo foi prometido tem mais de seis meses, na última postagem desta coluna. Pois bem, demorou mas chegou. Hoje, vamos aprender como fazer umas caixas personalizadas para guardar seus protótipos. Nada muito sofisticado, mas faz o trabalho bem e dá um certo capricho ver um protótipo em uma caixa “crua” em vez de uma caixa de outro jogo.
Desafio 100N (2018) Maio
Agora sim! O Desafio alavancou e existem chances (remotas) de cumprir! Nesse mês ocorreu a 4ª Edição do Spa dos Jogos, em Gravatá – PE. Portanto, houve um avanço significativo nesse mês. Muitos jogos para escrever, não vou mais perder tempo com introdução.
Sobre meus jogos #5
Faz mais de 5 meses que não atualizo os meus jogos aqui no blog. Como recentemente participei do Spa dos Jogos e colhi Feedbacks entusiastas, tive ânimo para alimentar essa Seção do blog. A atualização foi extremamente pontual, mas acho que pode ser um marco para divulgação do meu trabalho.
Resposta #2: Aspirante a Game Designer (Parte 4)
Resposta #2: Aspirante a Game Designer (Parte 3)
Achou que a resposta tinha terminado na Parte 2? Achou errado, ot…coleguinha. Tendo em vista minha falta de conhecimento teórico sobre Game Design, resolvi convidar uma pessoa com formação na área para nos ajudar um pouco e também mostrar o outro lado da moeda. Eis, aqui nossa segunda convidada: Samanta Geraldini. Samanta é formada em Jogos Digitais mas trabalha diretamente com design de jogos de tabuleiro na Potato Cat, tendo publicado já dois jogos de sua autoria (Cartas a Vapor e Café Express) e com mais um já anunciado (New Eden Project). Então, temos alguém mais do que gabaritada para ajudá-lo na sua aspiração ao Game Design. Bem-vindo à semana especial com duas postagens do PinheiroGeraldini Responde.