Eu ia escrever uma postagem introduzindo essa nova coluna, mas decidi ser direto. A sugestão de criar essa nova coluna foi dada por mim mesmo, 6 meses atrás, na Lição #19. Como sou meio desconfiado das ideias provenientes da minha cabeça, demorou um bocado para sair a coluna, mas saiu! Cá estamos nós. Agradecimentos ao Matheus por ter incentivado a ideia na época. Bem-vindo a nova coluna: Escrevendo as Regras.
Lição #29: Pratique seu ensino
Um Game Designer tem muitas responsabilidades no processo de criação do seu jogo. Depois que o jogo está bem encaminhado, uma das responsabilidades é ir em eventos. Ir em eventos é ótimo, você conhece bastante gente, testa com desconhecidos e recebe Feedbacks diversificados. Então, fica a pergunta… O que um Game Designer mais fará nos eventos?
Lição #28: Balanceamento = Matemática + Sentimento
“Esse jogo é quebrado” ou “esse jogo é desbalanceado” é uma frase bastante usada entre o pessoal dos jogos de tabuleiro moderno. Muitas vezes, essa afirmação é feita com base em uma única partida. Bom, não vim hoje reclamar dos críticos de plantão, mas vim hoje falar sobre esse assunto delicado, o tal do balanceamento.
Playtest PE 2017
Nesse 1º de Outubro rolou um evento aqui em Recife: o Playtest PE. Antes do evento fiz uma postagem pré-Playtest, hoje vai ser a postagem pós-Playtest.
Desafio 100N (2017) Setembro
Final do ano chegando e está ficando cada vez mais complicado, mas vamos devagar e sempre… A contagem está andando e nesse mês foram mais alguns jogos para a lista.
Chegadas e saídas #3
Fazia alguns meses desde a última atualização na coleção. Surgiu mais uma promoção na Miniature Market e resolvi aproveitar. Infelizmente, dessa vez eu fui taxado.
Componentes #5: Tabuleiro Pessoal
Como o título indica, hoje veremos como fazer tabuleiros pessoais. Por incrível que pareça, o processo é mais parecido com o de criação de tokens do que o de tabuleiros grandes. O motivo é simples: tabuleiros pessoais são tokens gigantes. Apesar da similaridade, o vídeo de hoje não é redundante, pois demonstro uma segunda técnica que não envolve o uso de fitas para manter a impressão fixada ao papel paraná.
Espaço Criativo
Pelo visto o Sábado passado foi agitado, pois hoje continuo falando sobre ele. Se você perdeu as novidades, no Sábado foi anunciado o ArkMago no UAIBG e também aconteceu um evento em João Pessoa chamado Espaço Criativo. Infelizmente eu não estive no UAIBG, mas participei do Espaço Criativo e resolvi escrever um pouquinho sobre a experiência.
ArkMago anunciado!
Hoje a postagem será das boas. Nesse sábado que passou (16/09), rolou a 3ª edição do UAIBG, o maior evento de jogos analógicos de Minas Gerais. E claro, como é um evento grande, alguns jogos foram anunciados por lá.
Lição #27: Crie um changelog
Pelo visto chegou a hora das lições com nome em inglês. Depois das sell-sheets, agora chegamos aos changelogs. O que é isso? Para que serve? Pois é, eu vou tentar explicar de um jeito simples e prático.