Terminado as mesas redondas, eu sai para almoçar com um amigo de longa data. Após almoço retornei para o evento. Então, nessa segunda parte falo sobre o grosso do evento: os Playtests.
Análise do evento Protótipos em Jogos: Parte 1
Saudações pessoal, se você tem acompanhado as postagens sabe que levei meu jogo Teotihuacã para o evento Protótipos em Jogos, organizado pela Game of Boards que aconteceu dia 1º de Julho no Rio de Janeiro. Essa será uma série dividida em quatro partes, postarei duas hoje e mais duas na sexta-feira. Falarei sobre tudo que consegui assimilar nesse dia corrido: minha viagem em si, as mesas redondas, os Playtests, a competição, as premiações e, lógico, não pode faltar as Lições que aprendi. Espero que essa postagem ajude tanto o pessoal da Game of Boards, como os Game Designers interessados em participar dos futuros eventos, como também pessoas de outros estados que estejam pensando em organizar eventos similares.
Lição #22: Falhe rápido
Também chamado nas gringa de fail-fast, é uma metodologia de desenvolvimento incremental. Pode ser usada para a criação dos mais diversos produtos. Pensando em jogos de tabuleiro modernos, seria basicamente ter uma ideia e testá-la o mais rápido possível. Com esse conceito em vista, temos uma lição tripla hoje.
Sobre os meus jogos #3
Na postagem anterior sobre os meus jogos eu falei que ia fazer uns vídeos e tudo mais. Bom, essa ainda não é a postagem com vídeos. Mas não se preocupe. Os vídeos vão chegar eventualmente. Hoje divulgo mais dois jogos aqui no blog.
Desafio 100N (2017) Junho
Chegamos na metade do ano. Estou com uma folga de vários jogos, visite as postagens anteriores ou dê uma olhada na lista que fiz na Ludopedia, para ver minha impressão de outros 57 jogos. Esse mês foi bastante atribulado, então as jogatinas sofreram, mas não cessaram! Vamos à listagem.
Amanhã tem Evento da Game of Boards
Fala pessoal. Quando saiu os selecionados para o evento Game of Boads: Protótipos em Jogos eu fiz uma postagem aqui, mas como o evento é no Rio de Janeiro, eu estava procurando candidatos para me representar.
Chegadas e saídas #2
Minha coleção está rendendo umas boas postagens. Após mais um leilão na Ludopedia e vendas com descontos especiais para amigos, estou de volta com mais mudança na estante. Foram mais saídas que entradas. Vamos lá.
Formulários de Playtest
Mês passado eu terminei o ciclo das mais diversas etapas de Playtest (solo, amigos, desconhecidos e blind). Então, chegou o momento de falar nos formulários. Como aplicar, quais aplicar, onde aplicar. Então, vamos lá.
Lição #21: Trabalhe nos seus jogos
Já fazia algum tempo que eu havia engavetado C3X. Então, eu percebi que o andamento de Mataru Okara começava a sofrer após o período inicial de euforia e empolgação. Eu havia parado de seguir minha própria Lição (criar vários jogos simultaneamente). Então, eu percebi que deveria retomá-la e eu também precisaria ir além…
Componentes #0: Canibalize Peças
Bem vindos a primeira postagem da nova Coluna de Game Design: Prototipando. Hoje, eu ainda não vou iniciar a fazer nenhuma peça de protótipo. Hoje, vamos discutir sobre uma alternativa bastante viável. Hoje, iremos sequestrar as peças de outros jogos de tabuleiro para fazer os nossos protótipos.