Retrospectiva 2017

Caro leitor, antes de começar gostaria de agradecer você pela leitura, comentários, feedbacks, curtidas e, especialmente, os incentivos. Escrever é uma atividade um tanto solitária e pouco apreciada. Então, acredito que essa é uma boa oportunidade para agradecer os poucos, mas fieis leitores que possuo. Obrigado.

Como o título indica, a postagem de hoje será uma retrospectiva desse quase primeiro ano do blog. Em 2017 muita coisa aconteceu na minha vida, com certeza foi o meu ano mais importante como Game Designer. Sendo, talvez, esse blog o maior motor para meus avanços. Então vamos falar um pouquinho sobre o blog

Eu iniciei o PinheiroBG (lê-se Pinheiro Board Game, não Pinheiro Blog como muitos suspeitam), pois eu gosto de escrever sobre tópicos que me interessam. A priori, o blog seria para tratar das Lições que aprendi no decorrer dos anos que passei criando jogos. Assim, o blog já nasceu com a coluna Aprendendo Errando. Eventualmente, para não ficar apenas falando sobre Game Design, resolvi também expor minhas primeiras impressões de jogos conhecidos nesse ano com o Desafio 100N. Em pouco tempo, percebi que não tinha condições de ficar apenas com essas duas frentes. Então, começaram a aparecer mais colunas, uma delas foi a coluna: Testando Jogando. A coluna rendeu boas postagens e botou no mapa o, surpreendentemente, pouco conhecido Blind Playtest. Para expandir mais o conteúdo de Board Game, iniciei postagens sobre a Minha Coleção. E assim o blog permaneceu por um bom tempo. Com o tempo criei páginas para divulgar meus jogos. Também foi criado um glossário para explicar alguns termos importantes. Depois de um tempo, elaborei mais uma coluna de Game Design: Prototipando. Dessa vez a coluna tinha um extra bastante especial: meus primeiros vídeos. Por fim, a última coluna iniciada este ano foi a Escrevendo as Regras. Hoje, o PinheiroBG conta com mais de 100 postagens e não falhou, nenhum dia, em entregar conteúdo todas as quartas e sextas. Não foi fácil, mas espero manter essa cadência em 2018.

Saindo um pouco do blog, vamos falar de eventos. Nesse ano eu tive a oportunidade de participar de alguns. Os melhores foram os Spas dos Jogos, que tiveram duas edições em 2017! O primeiro foi de 19 a 21 de Maior em Natal e o segundo foi de 24 a 26 de Novembro em Alagoas. Aproveitei bastante, conheci muita gente bacana e participei de muito Playtest. Se tudo der certo participarei da quarta edição em Maio de 2018. Além das duas edições do Spa dos Jogos, também tive a oportunidade de participar de um Playtest PE e do Espaço Criativo em João Pessoa.

Além dos eventos, também participei de alguns concursos. Um deles foi o concurso de jogos da Papaya. Um dos meus jogos, Distrito 6, foi selecionado como semi-finalista. Também teve o concurso de protótipos da Game of Boards, no qual também tive um jogo selecionado e fui para o Rio de Janeiro apresentá-lo. Esse evento rendeu quatro postagens, com um conteúdo que me orgulho de ter preparado, pois foi o único com uma análise crítica sobre o evento. Também participei de um concurso da GenCant, que não rendeu frutos, mas rendeu aprendizados.

Foi também nesse ano que comecei a escrever para a Revista Vempramesa. Tenho escrito resenhas de jogos abstratos por lá. Por enquanto você pode conhecer mais sobre YINSH, Battle Sheep e Dolmen. Na próxima edição teremos uma resenha de Clans.

Claro que não poderia deixar de destacar que nesse ano também tive meu primeiro contrato assinado para publicação do meu jogo. O jogo surgiu por conta do Desafio da Caixinha proposto no primeiro Spa dos Jogos. Assim, nascia Regicida que virou ArkMago. ArkMago será lançado pela Geeks n’ Orcs no Diversão Offline.

Por hoje é só, essa é a última postagem do ano. Até 2018 e que o próximo ano seja repleto de sucesso para vocês, na vida e nos jogos.

8 Comments

  1. Emerson Andrade
    29 de dezembro de 2017

    Parabéns pelo blog excelente conteúdo. desejo ainda mais sucesso em 2018 :).

    Responder
    1. Roberto
      29 de dezembro de 2017

      Valeu Emerson. =D

      Responder
  2. JJ ALVES
    30 de dezembro de 2017

    Amigo, esse espaço é um diferencial para mim e para muitos. Muito obrigado e sucesso!

    Responder
    1. Roberto
      30 de dezembro de 2017

      Que bom José. =) Isto é feliz em ser útil. =D hehehehe Abraço.

      Responder
  3. Magarem
    4 de janeiro de 2018

    Parabéns pelo blog Pinheiro, sempre acompanho de perto suas postagens. Sua escrita é simples e cativante, resume bem o que precisa ser dito! Valeu meu brother e abração!!!

    Responder
    1. Roberto
      5 de janeiro de 2018

      Grande editor Magarem,
      Obrigado pelo comentário, a escrita simples vem quase que naturalmente… Se fosse para escrever bonito, aí sim era complicado. =D
      Abração meu querido.

      Responder
  4. Tendson Artur
    5 de janeiro de 2018

    Parabéns Roberto, por seu magnifico trabalho em criar jogos. O seu D6 foi o melhor protótipo que joguei em 2017. Espero vê-lo publicado para que o mundo o aprecie!

    Sei que é árduo escrever com frequência, exige muita força de vontade, organização e criatividade.

    Espero ver mais jogos saindo desse 🌲 Pinheiro!

    Aabraço e que venham mais 💯,

    Responder
    1. Roberto
      5 de janeiro de 2018

      Grande Tendson, que prazer ver seu comentário aqui no blog.

      D6 foi o primeiro Eurogame que desenvolvi e como amante do estilo, tenho um carinho especial por ele. Que bom que gostou e farei um esforço para colocá-lo mais nos olhos das editoras esse ano. =D

      Eita, olha o Pinheiro ali hehehehe =D

      Obrigado por todos os votos e elogios, de verdade. Abraço.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top