Como vocês sabem, temos uma Coluna sobre Playtest chamada Testando Jogando. Na postagem sobre Blind Platest, recebi uma sugestão do leitor Cezar pelo Facebook. A sugestão foi anotada e hoje tenho o prazer de anunciar mais uma coluna.
Desafio da Caixinha
Eu jurava que essa coluna/seção do blog iria ficar apenas com postagens do Desafio 100N. Que bom que me enganei! Depois de um Top 3, chego hoje com mais um desafio que estou participando. Dessa vez iremos diretamente para um desafio de Game Design.
Atualização do Glossário #1
Não conhece o Glossário? Visite-o clicando aqui. Hoje eu adicionei mais cinco entradas: Set Collection, Time Track, Tile, Pitch, Hook. Viu algum termo aqui no blog e não entendeu? Me avise nos comentários que colocarei ele na próxima atualização.
Lição #20: Não force o final
Não sei como é com vocês, mas eu tenho um sério problema com duração. Como testo muito dos meus jogos sozinho, a duração que encontro me parece ideal durante os testes… Sendo que é uma pura ilusão. Quando coloco o jogo na mesa, vejo que o jogo dura mais do que o esperado, às vezes muito mais. A Lição de hoje será um pouco específica, mas eu considero um aprendizado importante na minha jornada de criação de jogos.
Gostei, mas vendi
Fala pessoal, agora que vocês já conhecem minha coleção, eu achei que seria uma boa oportunidade para falar um pouco do passado. Não sei se vocês já perceberam, mas a rotatividade é grande por aqui. Atualmente tenho 50 jogos, mas quase 200 jogos já passaram pela minha coleção. Hoje vou falar dos jogos que eu gostava, mas mesmo assim vendi por uma ou outra razão.
Sobre os meus jogos #2
Não é só de aprendizado que vive esse blog. Como vocês devem ter percebido, eu trabalho com a criação de vários jogos ao mesmo tempo. Uns dois meses atrás comecei a divulgação deles por aqui com Mataru Okara e agora mais um se fará presente: Ciberguerrilha.
Desafio 100N (2017) Maio
Chegamos para mais uma listagem longa de jogos! Esse mês eu participei do Spa dos Jogos e conheci 10 jogos novos só por lá. Não foram tantos quanto eu gostaria, mas como fui completamente desorganizado (sem fazer lista ou ler manuais antecipadamente) acho que foi um ótimo número. Afinal, além desses 10 jogos eu também conheci 4 protótipos, mas estes não entram no Desafio, também fiz mesa com meus próprios protótipos. Foram dias bastante produtivos, especialmente o Sábado que foi o dia completo de jogatinas. Vamos aos jogos.
Evento da Game of Boards
Dia 1º de Julho acontecerá no Rio de Janeiro o evento Game of Boards: Protótipos em Jogo na sede da Game of Boards (Rua Correa Dutra 99, loja 219). Houve um período de inscrições, no qual os Game Designers deveriam submeter materiais do seu jogo (fotos, vídeos, textos). Nessa segunda-feira (29/05/2017) divulgaram os selecionados!
Introduzindo o Glossário
Algum tempo atrás, o Cássio (leitor assíduo aqui do blog) comentou da dificuldade de compreender certos termos que eu coloco nas minhas postagens. Alguns dias atrás, outro amigo comentou que estava sentido dificuldade com alguns outros termos. Pois bem, vamos tentar resolver isso.
Lição #19: Escreva as regras
Cedo ou tarde você precisará enviar seu jogo para editoras ou simplesmente serão tantos jogos na sua cabeça que você vai esquecer pequenos detalhes. O requisito mínimo para que seu jogo ser jogável é ter as regras. Inclusive, chegamos para mais uma ideia que tenho: criar uma coluna sobre como escrever regras. Talvez não tenha tanto conteúdo para uma coluna, ainda vou refletir sobre o assunto. Mas enquanto não me decido, dê sua opinião sobre isso. Sem mais delongas… Vamos para nossa lição.