Como meu protótipo do Circulando era bem capenga (folha comum recortada), resolvi dar uma melhorada nele, agora Circulando tem tiles feitos de papel paraná. Gastei 30 minutos nesse processo. O resultado final foi um vídeo de 6 minutos, pois está com velocidade x2 e alguns cortes foram feitos para agilizar o vídeo.
Lição #23: Não se case com um tema
Sabe aquela ideia sensacional de tema que você pensou? Talvez você precise jogar fora, pois é bem provável sua ideia ser ruim para vender. Todo mundo reclama de Vikings, Zumbis e Xuxulu, mas ninguém quer um jogo sobre Pasta de Dente, Cortinas ou Cartão de Visita.
Desafio 100N (2017) Julho
Mais um mês catando jogo nunca jogado dos amiguinhos para conseguir avançar no Desafio. Considerando o número de jogatinas, consegui uma ótima quantidade de jogos esse mês. Segue a lista.
Playtest Experimental #1
Oi todo mundo. Hoje vamos fazer algo um pouco diferente aqui no blog. Vamos fazer um experimento. Mais especificamente realizar Playtests das mais diversas formas e com os mais diversos propósitos. Entretanto, esse experimento só funciona com sua ajuda. Espero contar com ela. Preparado?
Componentes #2: Tokens
Muitos jogos de tabuleiro usam apenas componentes de papel. Hoje, a postagem será focada no vídeo para falar de tokens. Não sabe que palavra é essa? Visite o Glossário, que foi recentemente atualizado.
Atualização do Glossário #2
Glossário tem sido atualizado na surdina. Então, resolvi avisar para os que ainda não o visitaram para olharem suas novidades. Agora temos: menu por letra, links de referência rápida e vários termos novos (Lazy Design, Analysis Paralysis, Downtime, Token, Kingmaking, Xuxulu). Clica aqui pra ver. Algo não ficou claro? Me avisa que tento melhorar.
Desafio da Caixinha: Diário do Designer
Na postagem anterior falei sobre o Desafio da Caixinha. Suas regras, prazos e até alguns dos protótipos que já foram divulgados. Hoje, faz dois dias que entreguei o jogo. Como prometido, falarei um pouco sobre o processo de criação. Bem-vindo ao meu primeiro Diário do Designer.
Componentes #1: Cartas
Agora começa a brincadeira. Chegamos as lições práticas da coluna Prototipando. Perceba que os métodos que serão apresentados para criação dos componentes durante as diversas postagens dessa coluna aqui não são os melhores, os mais baratos, nem os mais rápidos. São simplesmente os métodos que eu utilizo. Obviamente eu recomendo tudo que for dito aqui, se não eu não faria, mas talvez você tenha alguma abordagem que sinta-se mais confortável ou ache melhor. Agradeço se puder comentar o seu jeito de fazer, assim enriquece o conteúdo e nos faz aprender juntos.
Análise do evento Protótipos em Jogos: Parte 4
Se você chegou até aqui e leu tudo, obrigado e parabéns. Chegamos na Parte 4 para expor meus pensamentos sobre a competição, algumas sugestões para futuros eventos (seja o Protótipo em Jogos ou outros que possam acontecer pelo Brasil) e um breve encerramento.
Análise do evento Protótipos em Jogos: Parte 3
Essa terceira Parte terá um enfoque bastante específico. Vamos dar um intervalo no evento e analisar o formulário de Feedback usado no evento. Esse formulário proporcionou algumas funcionalidades interessantes, mas acredito que ainda pode evoluir bastante.