Playtest Experimental #1

Oi todo mundo. Hoje vamos fazer algo um pouco diferente aqui no blog. Vamos fazer um experimento. Mais especificamente realizar Playtests das mais diversas formas e com os mais diversos propósitos. Entretanto, esse experimento só funciona com sua ajuda. Espero contar com ela. Preparado?

Então, se você tem acompanhado as postagens, sabe que participei de um tal de Desafio de Caixinha. Provavelmente, você também sabe que criei dois jogos usando as regras desse Desafio e fiz o Diário do Designer de um deles: Circulando. Ontem, lancei a página do Circulando, que pode ser acessada no menu superior junto com todos os meus outros projetos. O diferencial da página do Circulando para as demais é que coloquei os arquivos Print & Play do jogo.

A ideia dessa nova “série” que anexei à coluna Testando Jogando, será realizar Playtests do Circulando com os leitores. A continuidade desta série vai depender inteiramente do Feedback e interesse de vocês. Escolhi o Circulando para esse Playtest Experimental, pois é um jogo simples, então qualquer um poderá contribuir; é um jogo abstrato, assim o tema não fica no caminho das contribuições dos Feedbacks; é um jogo pequeno, é apenas uma página para imprimir e montar o jogo, tirando as regras. Apesar de ser colorido é possível imprimir em preto e branco e jogar com cinza claro e cinza escuro (peças pretas e brancas de algum Xadrez ou Dama?).

Pois bem, como será o experimento de hoje? Vamos às instruções:

  1. Imprimir Circulando (arquivos aqui);
  2. Montar um protótipo, instruções estão nos próprios arquivos. Se quiser mais dicas de como montar esse protótipo, saiba como fazer tokens/tiles aqui;
  3. Ler as regras, as regras estão no mesmo arquivo dos componentes;
  4. Jogar o protótipo pelo menos uma vez;
  5. Dar Feedback sobre as regras (formulário aqui, apenas o responsável pelas regras responde) e sobre o jogo (formulário aqui, todos os que jogaram podem responder).

Isto é um Blind Playtest. Vocês tentam aprender o jogo com apenas o manual. Gostaria de pedir um esforço adicional para os mais aventureiros: gravar a partida em vídeo. Basta colocar no youtube e me encaminhar o link. Isso me ajuda bastante na hora de analisar os problemas do jogo e os problemas do manual de regras. Obviamente, não vou disponibilizar o vídeo para mais ninguém. Ou caso seja inviável gravar em vídeo, gravar o áudio apenas dos Feedbacks. Todo Feedback adicional pode ser enviado pela página de Contato ou nos comentários dessa postagem.

Uma vez realizado o Blind Playtest, quando eu tiver o retorno de alguns de vocês eu colocarei um vídeo explicando o jogo. Assim, o pessoal que não estava interessado em fazer o Blind Playtest, pode ver o vídeo e jogar com maior facilidade. Nesse momento serão Playtests focados. Talvez testar alguma modificação nas regras, talvez responder algumas perguntas específicas, só vou saber quais serão as próximas atividades depois do Feedback dessa primeira etapa.

Retorno com Playtest Experimental #2 daqui à 15 dias, ou mais cedo, se a quantidade de retorno for boa. Se essa ideia funcionar, bem provável que o Diário do Designer receba várias atualizações. Essa nova versão será re-postada atualizada aqui no blog e também devo colocar na Ludopedia. Todos os envolvidos no processo terão seus nomes creditados (se colocarem os nomes nos formulários).

No mais, obrigado para você que se disponibilizou a participar desse experimento. Como sempre, críticas e sugestões são bem-vindas. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top