Playtest Experimental #2

Como prometido, cá estou eu duas semanas depois da primeira postagem do Playtest Experimental. A boa notícia é que preparei dois vídeos do Circulando. Um já foi postado aqui e o outro segue mais abaixo nessa postagem. A má notícia é que recebi zero Feedback durante essas duas semanas. Deu errado? Deu, mas vamos tentar contornar, ou pelo menos compreender, o problema…

Entendo perfeitamente que vocês não estejam interessados em testar um jogo em fase de desenvolvimento, mas como sou cabeça dura e insistente. Tentarei ao menos aproveitar a oportunidade para entender o que aconteceu.

Afinal, por qual motivo ninguém se dispôs a imprimir e testar o jogo? Se você responder essa pergunta com sinceridade, estará me ajudando. Para tal, vou facilitar um pouco o processo e oferecer até algumas respostas prontas, é só copiar e colar nos comentários do blog, no Facebook, nos Contatos, em qualquer lugar que eu leia:

  • Não gosto de jogos abstratos.
  • Não tenho paciência para Print & Plays.
  • Não tenho os marcadores necessários para elaborar o protótipo.
  • Só soube do Playtest agora, perdi a postagem anterior.
  • Não gosto de preencher formulários.
  • Meu grupo não joga protótipos.
  • Prefiro testar meus próprios protótipos.
  • Esqueci completamente que eram 15 dias.
  • Não me interessei pelo jogo em si.
  • O número de jogadores (2 ou 4) impossibilitou o Playtest.
  • Pura preguiça.
  • Não tive tempo, mas gostaria de testar.
  • O cachorro comeu o protótipo antes que eu pudesse testar.

Como não fiz Blind Playtest, o jogo segue com o mesmo manual de sempre. Entretanto, agora temos um vídeo explicando as regras do jogo. Assim, espero que não restem dúvidas para os que forem se aventurar testando agora.

Se, por alguma razão, você ainda quer fazer o Blind Playtest. Veja o vídeo apenas após ler o manual, assim você poderá identificar onde compreendeu a regra incorretamente e apontar as falhas do manual por este formulário.

Se você não quiser ler o manual, também não tem problema. É só assistir ao vídeo e jogar o jogo. Ou até mesmo, dar Feedback apenas baseado no vídeo. Apenas deixe isso claro quando for responder o formulário.

E agora um trabalhinho mais reflexivo e de Game Design mesmo para quem quiser exercer mais um pouco de esforço em cima do jogo:

  1. O jogo em times está praticamente idêntico ao jogo 1×1, você teria alguma sugestão para incrementá-lo? Eu tenho algumas ideias, mas gostaria de ouvir as de vocês.
  2. O jogo é abstrato, será que algum tema poderia ser colocado no jogo? Se sim, qual tema? Como justificar as mecânicas para o tema escolhido?

Você pode deixar essas respostas nos comentários ou no próprio formulário de Playtest como sugestões para o jogo.

Retorno com o Playtest Experimental em duas semanas… Ou não. Abraço e até a próxima.

6 Comments

  1. Rodrigo Sampaio Rodriguez (Zuzu)
    11 de agosto de 2017

    Fala Pinheiro!
    Abstrato é assim mesmo, bem mais dificil de “convencer “herhhe.
    Nao fiz o teste do seu jogo por estar atolado com o Azzelij e outras demandas de trabalho. Mas logo logo ele verá mesa!

    Abração!

    Responder
    1. Roberto
      11 de agosto de 2017

      Pois é Rodrigo,

      Se for apenas esse o motivo, é fácil conseguir contornar… Mas acho que podem ser outros, como foi o seu caso.

      Mas nem tenho moral para reclamar contigo, estou devendo um teste do seu… hehehehe =D Será que Joelton montou o protótipo?

      Obrigado por comentar. =D

      Responder
  2. MATHEUS ULISSES XENOFONTE
    11 de agosto de 2017

    Eu não tenho o costume de me juntar com a galera pra jogar boardgame regularmente e morro de preguiça de fazer um print and play.
    Achei o jogo meio complicado principalmente o lance dos movimentos (apesar de ter entendido eu tenho certeza que a maioria das pessoas com quem eu jogo iriam se enrolar).

    Responder
    1. Roberto
      12 de agosto de 2017

      Tranquilo Matheus… Valeu pelo retorno. =)

      Vou aproveitar das suas impressões para testar com novatos e ver se eles sentem dificuldade.

      Responder
  3. Ricardo Amaral
    16 de agosto de 2017

    Foram vários os motivos ^^’
    1) atolado nos últimos dias para entregar a qualificação do doutorado;
    2) não tenho jogado muito ultimamente ( por causa do ponto 1);
    3) não sou muito fã de abstratos, então não posso adicionar o ingrediente motivação. Mas, não fossem os outros pontos acima teria feito, pela simplicidade das regras e quantidade mínima de impressões/componentes.

    Espero poder contribuir mais à frente.

    Responder
    1. Roberto
      16 de agosto de 2017

      Opa Ricardo, valeu pelo retorno. Seu item três é basicamente meu pensamento: abstrato vai afastar, mas pelo menos a quantidade de impressão deve facilitar. =)

      Boa sorta na qualificação.

      Responder

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