Hoje o vídeo é bem curto e simples. Afinal, o componente já está praticamente pronto. Sem mais introduções…
Lição #26: Como não fazer Playtest Remoto
Essa Lição de hoje é um crossover entre duas das colunas daqui do blog: Aprendendo Errando e Testando Jogando. Vou contar o que aprendi com minha tentativa de Playtest Experimental e fazer uma reflexão sobre o assunto como um todo.
Revista Vempramesa
Por conta do calendário das postagens aqui no blog, a notícia de hoje chega com um certo atraso. Entretanto, espero que eu consiga ajudar na divulgação, pois materiais como esses devem ser louvados pelo esforço de tentar algo diferente. Não sabe do que estou falando? Leia mais um tiquinho…
Desafio 100N (2017) Agosto
Desafio está ficando cada vez mais difícil. Menos jogos diferentes para conhecer e menos jogatinas. Será um sinal de morrer na praia? Vamos deixar de choradeira e partir para a listagem do mês.
Vai rolar mais um Playtest PE
Fala pessoal, em uma das lições mais antigas comentei um bocado sobre um evento que acontece aqui em Recife: o Playtest PE. Hoje vou explicar um pouco mais sobre ele e comentar sobre a quarta edição do evento.
Lição #25: Faça uma sell-sheet
Você teve sua ideia de jogo. Montou o protótipo. Testou sozinho. Ajeitou as falhas grosseiras. Testou com os amigos. Ajeitou mais problemas. Levou em eventos. Testou com estranhos. Escreveu as regras. E agora quer apresentar seu jogo para as Editoras. Por onde começar? Acho que um bom começo é uma sell-sheet.
Componentes #3: Tabuleiro
Demorou, mas saiu o terceiro vídeo! Depois de cartas e tokens, chegou a hora da verdade com um tabuleiro inteiro. Hoje o exemplo será com Distrito 6, meu único jogo com um tabuleiro.
Concurso GenCant
Acredito que quase todo boardgamer conhece a GenCon. É uma conferência de jogos, talvez a maior do mundo. Há alguns anos a GenCon tem acontecido todo ano em Indianapolis. Inclusive, esse ano é a 50ª edição e, para completar a comemoração, esgotaram os ingressos. Mas não vim falar da GenCon. Vim falar da GenCant. Essa, acho que quase ninguém conhece. Hoje, vou falar um pouco sobre ela e sobre um concurso que participei.
Lição #24: A culpa é sua
É isso mesmo. A culpa é toda sua (e minha). Mas não fique nervoso colega Game Designer, dá tempo de ajeitar tudo. Como? Ouça bem seus Playtesters. A lição de hoje é para você, orgulhoso papai (ou mamãe) de um board game, manter os pés no chão.
Playtest Experimental #2
Como prometido, cá estou eu duas semanas depois da primeira postagem do Playtest Experimental. A boa notícia é que preparei dois vídeos do Circulando. Um já foi postado aqui e o outro segue mais abaixo nessa postagem. A má notícia é que recebi zero Feedback durante essas duas semanas. Deu errado? Deu, mas vamos tentar contornar, ou pelo menos compreender, o problema…