Caiu de paraquedas? Veja a postagem anterior. Na primeira parte, eu apresentei os primeiros seis jogos que eu criei, chegou o momento do restante. Quantos mais foram? Mais 6? Mais 10? Mais 12? Mais 20?!
Resposta #8: Retrospecto de Projetos (Parte 1)
Saudações pessoal! No começo de Fevereiro o prolífico Game Designer Rodrigo Rego fez uma postagem em um grupo do Facebook que participo de Desenvolvedores de Boardgames. Basicamente, a postagem era um retrospecto dos projetos que ele já tinha iniciado, finalizado, assinado, publicado e também os abandonados. Achei a ideia sensacional e como ele meio que perguntou nosso retrospecto, achei propício respondê-lo com uma postagem completinha. Bom, ia ser uma… Mas ficou tão longo que dividi.
Desafio 100N (2020) Parte 2
Com o Instagram criado, eu estou realizando algumas modificações na maneira de como o conteúdo será apresentado aqui no blog e também como vai ser essa interação Instagram/Facebook/Blog. Então, se você perceber em vez de dizer o mês dessa postagem eu estou dizendo “Parte 2”. Retroativamente, atualizei a postagem de Janeiro para Parte 1. Bom, deixe-me explicar tudo direitinho.
Chegadas e saídas #16
Por conta da correria causada pelo Instagram, ficou somente essa postagem com as novidades na coleção.
Estamos no Instagram!
PS: atualizado ícones no menu superior direito. Agora temos o ícone do Instagram (duh!) e o ícone de Estatística aponta para um lugar que funciona, link antigo estava quebrado.
Desafio 100N (2020) Parte 1
Sucesso no Desafio em 2017 e 2019. Falha em 2018. Como será em 2020? Não faço ideia… Em Janeiro eu viajei de férias para Recife e isso me rendeu uma boa quantidade de jogos novos. Então, a produtividade foi boa, só para dar uma noção, nos 20 dias que fiquei lá joguei 62 partidas!
Resposta #7: Balanceamento Matemático
Faz um bom tempo que não temos convidados aqui no blog. Acredito que isso acontece por uma razão: eu não sei quem convidar, pois não sei um bom tópico para todas as pessoas que conheço. Juntando com minha redução no contato com a comunidade de Game Designers. Termina que fica bem difícil eu ter essas ideias e realizar os convites. Entretanto, no finalzinho do ano passado, eu tive uma ideia de um tópico importante e de uma pessoa específica para conversar sobre ele com vocês. Um amigo de relativa longa data: Ricardo Amaral.
Parabéns para nós
Nosso blog PinheiroBG completou seu terceiro ano esse mês (01/02) e eu completei meus 78 anos hoje. Prevejo bons ventos esse ano para nossa criança. Se você ainda não viu a Retrospectiva 2019, dá uma olhadinha lá. Se perdeu o Desafio 100N dá uma olhada no encerramento que lá tem link para todos os meses. Vale a pena, são primeiras impressões de mais de 100 jogos! E se não viu o Top 30, também é uma boa oportunidade de ver se você tem bom gosto ou não. Essa semana ainda tem postagem normal na sexta-feira. A postagem de hoje foi só para não passar batido.
Registro #7: Diário do Designer do Distrito 6 (Parte 2)
Parte 2? Perdeu a Parte 1? Leia aqui. Bom, chegamos, finalmente, no changelog. Agora vai ficar fácil expor a continuidade das modificações. Infelizmente, ou felizmente, o changelog reduziu bastante minha necessidade por anotar fisicamente as modificações. Claro que não foi só isso que contribuiu. Como o jogo já estava bem encaminhado, eu já tinha meio que passado da etapa de grandes ajustes para passar o pente fino. Isto é, balanceamento. Chegou também aquele momento que eu estava tão empolgado com o jogo que passei a pensar nele esteticamente também.
Registro #7: Diário do Designer do Distrito 6 (Parte 1)
Nossa, quanto D nesse título. Resolvi aproveitar o embalo da publicação e anuncio do Distrito 6 para elaborar uma espécie de Diário do Designer. Eu digo “uma espécie de”, pois não lembro necessariamente de tudo. Na verdade, minha memória é bem vaga com relação a isso. Para minha vantagem eu anotei algumas coisas e tenho alguns registros. Inclusive, futuquei muitos desses registros para elaborar todo esse texto. Espero que apreciem. Deu trabalho, viu? Mas gostei mesmo assim.