Retrospectiva 2019

Algumas tradições estão se estabelecendo e a retrospectiva é uma delas. Talvez não seja tão interessante ao público, mas é para mim… Então, cá estamos nós novamente. É nesse momento que eu revejo como foi o ano aqui no blog e tento ter uma noção de como as coisas estão caminhando. Especialmente se houve evolução, seja em termos de qualidade como até mesmo de números. Devo admitir de cara que está cada vez mais difícil manter o blog, mas tenho boas novas.

Esse foi meu segundo ano em Juazeiro do Norte. Tenho um grupo meio que fixo de jogatinas e conheço bastante jogadores agora. Existem agora dois eventos mensais regulares na cidade: Board Game Power, organizado por este que vos fala; e o Joga Cariri, evento que já existe tem um bom tempo por aqui. Aos poucos também estou tentando alcançar outras pessoas também, para ampliar ainda mais o hobby na região. É uma missão bacana, pois nada mais legal do que ver um novato se surpreender com os tipos de jogos que existem e que ele nem tinha noção.

Esse ano, inclusive, consegui finalizar o Desafio 100N batendo meus próprios recordes. Contei demais com a ajuda do amigo Cesar Cusin, que sempre tem seus jogos sendo carinhosamente xingados aqui no blog. Quem mandou ter mal gosto? Hehe. Também contei com o Spa dos Jogos, que teve o evento rolando aqui em Juazeiro do Norte! Primeira vez que participei todos os dias do evento. Foram mais de 30 jogos novos em tão pouco tempo. Devo dizer que é cansativo e quiçá um exagero. Infelizmente, perdi o Spa dos Jogos em Alagoas, mas não pretendo perder o próximo em Natal.

Então, em termos de jogatina não tenho do que reclamar. Talvez apenas reclamar da dificuldade em colocar uns Euros na mesa, mas isso também vai sendo contornado aos poucos. Em todo caso, tendo em vista o andamento e o crescimento do grupo, acredito que 2020 será ainda melhor. E essa deve ser uma tendência para os anos que virão. Novos jogos, novas pessoas e novas experiências.

Passado essa visão pelas jogatinas, fui ver os números aqui do blog. A quantidade de postagens tem caído, a primeira queda foi por conta da mudança nos dias de postagens e a segunda, agora, foi por conta do estabelecimento fixo de apenas uma postagem por semana. Então, nesse ano foram 52 postagens, oito a menos que no ano passado. Isso não é um problema, pois estou escrevendo mais do que nunca: Mais de 78 mil palavras esse ano, contra as 71 mil do ano passado. Então, temos a maior média de palavras por postagem. Isso não significa qualidade, mas espero que as postagens continuem com o mesmo teor do que as de antigamente. A quantidade de comentários se manteve praticamente a mesma, mas a média por postagem aumentou um pouco. O mesmo aconteceu com o Facebook. Estamos na faixa das 280 curtidas desde sempre. Em todo caso, acho que os números estão bons. Não sei como será 2020, pois o número de visitações com certeza irá cair sem novas edição da revista que eu era colaborador (se não conhece, o conteúdo ainda está aqui para baixar). Vejamos se consigo manter a peteca, estou com uns planos para melhorar a divulgação do conteúdo.

Então, de modo geral, 2019 foi melhor que 2018. O único problema está com minhas criações, mas esse já é recorrente. O andamento continua devagar. A principal razão é a motivação mesmo. É bem óbvio que eu gosto de criar jogos, mas depois que você coloca muito investimento em algo e lhe é prometido algo e aquilo não acontece… Aí desmotiva demais. Esse ano aprendi que assinar um jogo nem sempre será algo bom para você. Pode ser até uma das piores coisas que poderiam ter lhe acontecido. Bom, apesar dos pesares, trago excelentes novas. Na verdade, se você acompanha o blog já sabe. Tive Distrito 6 anunciado pela editora Vem Para Mesa Jogos. Agora sim, acho que o negócio engata. A previsão é para sair no Diversão Offline. Aguardando ansiosamente por isso.

Visando me auto-motivar a trabalhar, eu iniciei nesse ano uma coluna. Chamei pelo criativo nome de: Pinheiro Diário, já que seria uma espécie de diário pessoal meu sobre o que tenho feito em termos de criação de jogos mesmo. A ideia tem funcionado e me fez criar quatro protótipos já. Então, estou esperançoso quanto a minha retomada do Game Design em 2020. Jogo na agulha, algumas ideias em desenvolvimento e o blog engatando aos poucos no seu enfoque original. Não sei se vocês repararam, mas estou usando filmes para as postagens dessa coluna.

Então. No final das contas, só tenho a agradecer esse ano que passou. Agora vem o questionamento. O que teremos para 2020? Estou com algumas ideias.

  • Bom, eu encerrei por um tempo os Top 5 dos Game Designers, mas assim que tiver jogos o suficiente para abordar outros Game Designers eu o farei. Não sei se vale a pena realizar atualizações nessa coluna, mas fica o questionamento interno para ver isso no futuro.
  • Esse ano também tivemos a introdução do meu Top 30. Sinceramente, não sei se amei ou odiei a experiência. Sentimentos conflitantes. Pensarei em uma maneira de reformular a apresentação para talvez fazer novamente e se tornar mais uma tradição? Dependendo do formato, talvez até dê para ampliar para 50.
  • Quero retomar a coluna Aprendendo Errando, esse ano foram apenas quatro Lições. É minha coluna favorita, mas que com o passar do tempo vai ficando cada vez mais difícil ter ideias para ela. Tanto pelo fato de eu já ter aprendido bastante, como pelo fato de eu ter trabalhado muito pouco. Talvez o Pinheiro Diário também dificulte, pois termino colocando coisa demais lá. Em todo caso, vamos ver como fica. Gostaria de fechar pelo menos em 50 Lições, não faltam tantas assim.
  • Estou pensando seriamente em criar um Instagram para o blog. Sendo que não sei até que ponto vale a pena manter duas redes sociais. Eu tenho a impressão que a Página do PinheiroBG no Facebook não rende muita coisa, talvez o Instagram rendesse mais… Fica aquela dúvida. A minha impressão é que eu não vou alimentar o suficiente e não vai surtir o efeito desejado. Se você leu até aqui, tem alguma opinião sobre o assunto? Por favor, me dê uma luz.
  • Pretendo continuar com o Pinheiro Diário, deve ser a coluna que me é mais útil no momento. O maior problema dela é que não sei até que ponto devo colocar tudo ou omitir algo. Acho que sou aberto demais com minhas ideias, mas fico incerto quando envolve parcerias (co-design, Editoras, etc). Tenho a impressão que renderiam excelentes conteúdo, mas fico meio cabreiro em tornar público, pois não envolve somente a mim.

E é isso. Espero que 2020 seja fantástico para todos nós. É um bom número para realizar alguns marcos, certo?

5 Comments

  1. Cesar Cusin
    10 de janeiro de 2020

    Massa meu amigo… eu e meu mau gosto prá jogos… kakakaka… mas fico feliz em ter ajudado no seu Desafio 100N.

    Opinando: saia do Facebook e migre para o Instagram, dá bem mais ibope… rsrsrs…

    A Coluna Pinheiro Diário não é “meu” perfil, mas deve ter muita gente interessada.

    Me ligo mais, e espero todo mês, seus “elogios” aos meus jogos nas analises mensais do desafio 100N, é minha coluna favorita. Curto tbm a TOP 5 de cada designer.

    Os seus TOP 30 ou TOP 50, sei lá, é muito pessoal e não leio tanto.

    Mas continue amigo, e quero continuar fazendo parte desses números e analises dos jogos… kakakaka…

    Abração!!!

    Responder
    1. Roberto
      28 de janeiro de 2020

      hehehehe =D Valeu pelas sugestões, vou pro Instagram mesmo… Em breve.

      Responder
  2. Cássio Nandi Citadin
    13 de janeiro de 2020

    Grande Roberto. Bons números no seu blog, e com certeza deve melhorar as suas jogatinas e oportunidades de testar com seu crescente grupo.

    Venha para o lado instagramico da força! hehe
    Muita gente mantém por lá um perfilzinho pra ir postando atualizações dos contéudos postados em outras midias. Particularmente uso pra registrar opiniões rápida sobre qualquer coisa que me chamou atenção em algum jogo. Quem sabe te ajuda a ir organizando algumas idéias menores por lá que depois podem virar conteúdo grande aqui.

    Responder
    1. Roberto
      28 de janeiro de 2020

      Fala Cássio, estou quase me rendendo… Tava viajando, mas voltei decidido com o Instagram. hehehe =D Vamos ver o que essa jornada dá.

      Responder
      1. Cássio Nandi Citadin
        28 de janeiro de 2020

        Te aguardo por lá!

        Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top