Então, quer dizer que você resolveu criar um jogo? Ok. Você está criando esse jogo apenas para seu grupo, sua família ou um grupo restrito de pessoas? Se sim, pode ignorar essa Lição. Agora, se você quer publicar seu jogo, você chegou na Lição certa. Pegue caneta, papel e vamos começar.
Concurso Papaya – Semifinal
O Concurso da Papaya começou já tem um tempo. Eu enviei três jogos meus, pois foi o limite imposto. Foram mandados o Mataru Okara, Ciberguerrilha e Distrito 6. Ontem saiu o resultado da primeira fase do concurso. Então, postagem extra de segunda-feira!
Chegadas e saídas #1
Eu achei que essa postagem de atualização da coleção iria demorar, mas aconteceu mais rápido do que eu esperava. A ideia será descrever os motivos pelos quais um jogo saiu ou entrou na coleção, por mais idiotas que sejam. Como estou realizando o Desafio 100N, as impressões sobre os jogos novos eventualmente estarão por lá. Nessa atualização saiu um jogo e entraram 4, significando que cheguei no meu limite de 50 jogos! Mas não preocupe-se, tenho 4 jogos que estão só esperando alguma pessoa interessada.
Blind Playtest
Estou apresentando todo o processo de Playtest como uma série de estágios. Primeiro você começa em um ambiente controlado, apenas você jogando seu jogo. Depois, você chega em um ambiente ligeiramente mais complexo, seus amigos testando. Finalmente, você vai para a selva e mostra seu jogo para desconhecidos. Então, talvez você se pergunte… Falta mais algo? Falta sim. Até agora seu filho estava acompanhado do pai. Chegou o momento de ver se seu jogo sobrevive sem você. Sozinho.
Lição #17: Tema ou mecânica?
Uma pergunta bastante comum de game designers iniciantes é sobre o processo criativo de outros game designers. Normalmente, isso é feito com a pergunta: “você começa seus jogos pelo tema ou mecânica?”. E já vi muitos game designers falando que depende do jogo, às vezes a inspiração vem com o tema e depois ganha forma ou começa com uma mecânica e só depois pensa em um tema que funcione bem. Mas eu iria além e vamos começar hoje com o pé na porta: não importa, simplesmente comece.
Spatótipo
Dia 19 de Maio teremos em Natal – RN um evento bem bacana: o Spa de Jogos. Se você não reservou sua entrada, acredito que não seja possível agora. Entretanto, gostaria de divulgar por aqui um sub-evento (mini-evento? não sei como chamar) que acontecerá por lá e eu estarei participando: o Spatótipo.
Lição #16: Pense no banho e anote suas ideias
A lição de hoje pode parecer esquisita, mas acredito ser uma dica bastante útil. Provavelmente vocês já fazem isso, mas como ninguém nunca me falou, resolvi colocar aqui. Vai ver sou só eu, né? Lembre-se que isso tudo são experiências pessoais, que não sei se faz parte da vivência de cada um, então quando digo “você”, na verdade eu me refiro a mim (ou não). Então, começando…
Minha Coleção: Parte 4
Finalmente chegamos na última parte da minha coleção. Juntando com a postagem de hoje, você conheceu 47 jogos estimados (pelo menos a maioria) por mim e quem sabe descobriu uma ou outra joia escondida. Espero que tenham gostado da jornada, pois eu gostei de falar um pouco sobre os meus jogos. E para os amantes de shelfies, no final da postagem tem um brinde. Então, vamos deixar de conversa e fechar essa lista.
Desafio 100N (2017) Abril
Quarto mês do Desafio! Estou com uma folga de 3 jogos, mas tentarei manter o ritmo acelerado para evitar chegar no final e morrer na praia. Se você não sabe onde se meteu, visite as postagens anteriores ou dê uma olhada na lista que fiz na Ludopedia. Sem mais conversa, vamos para a lista desse mês.
Playtest com Desconhecidos
Chegamos a mais uma etapa de testes. Depois de forever alone e best friends forever, agora é o momento de enfrentar o desconhecido. Sinceramente, eu não tenho muita experiência nessa etapa de Playtests. Meus testes são quase todos realizados na Taverna, grupo de jogo aqui de Recife que frequento desde 2011. Então, é bem raro eu conseguir uma mesa para testar meu jogo com pessoas que não conheço. Em todo caso, farei meu melhor para apresentar um conteúdo relevante.