Saudações leitores. Infelizmente, hoje a notícia não será tão bacana. Eu me imaginei dando a notícia oposta, mas não foi possível. Não vou colocar muitas firulas nessa postagem e serei direto: diminuirei as postagens para uma por semana. Estou há algumas semanas pensando nisso e decidi por dois grandes motivos. Se estiver interessado em entender, sinta-se à vontade para ler o restante.
Desafio 100N (2018) Fevereiro
Saudações pessoal! Chegou Fevereiro e não tivemos postagem do Desafio 100N, pois não joguei nada de novo em Janeiro. Agora chegou em Março e posso falar que retomamos o Desafio 100N para este ano. Nesse ritmo, estou sem fé que irei completar o Desafio esse ano, mas não irei desistir sem tentar!
H-Index #2
Passado uma semana, retomamos a lista. Se você perdeu a primeira parte, dê uma conferida aqui. Lá, eu explico do que se trata o termo e do que se trata o “Desafio”. Hoje veremos mais 11 jogos, dessa vez os mais jogados.
Lição #34: Não frustre seu jogador
Qual a essência dos jogos de tabuleiro? Divertir as pessoas. Diversão nem sempre envolve risadas e sorrisos. Algumas pessoas se divertem enfrentando um bom desafio mental, juntando as peças de um quebra-cabeça para tentar vencer uma partida. Entretanto, existe um limiar entre o desafiador e o frustrante. É sobre isso que vamos falar hoje.
H-Index #1
No mundo da pesquisa, o pessoal utiliza uma métrica para indicar a produtividade e impacto do trabalho de um pesquisador chamada de H-Index. Não vou comentar sobre os méritos/deméritos dessa métrica ou se concordo/discordo do seu uso. Eu vou utilizar essa métrica no mundo dos jogos de tabuleiro. Hoje, proponho um Desafio para os entusiastas aqui no blog.
Resposta #2: Aspirante a Game Designer (Parte 2)
Bem-vindo de volta. Se você perdeu a primeira parte desse Pinheiro Responde, leia aqui antes de continuar. Retomamos a pergunta, com uma etapa importante: colocar a mão na massa. Agora você já conhece vários jogos, já amadureceu como jogador e, com alguma sorte, sabe qual é o seu gosto. Então, chegou o momento de colocar sua ideia em prática.
Resposta #2: Aspirante a Game Designer (Parte 1)
Bem-vindo, você, futuro Game Designer. Ignore o fato dessa postagem ser Resposta #2, pois a Resposta #1 não tem qualquer conexão com o tema de hoje. O questionamento de hoje não foi feito diretamente a mim, mas senti a necessidade de respondê-lo aqui. O principal motivo é que o número de pessoas interessadas em criar jogos de tabuleiro está crescendo. Bastante. Não é raro aparecerem pessoas perdidas, atrás de material ou de pelo menos um guia de como proceder.
Quantas vezes devo testar? Parte 2
Na postagem anterior vimos algumas das variáveis envolvidas para começarmos a responder essa questão. Logo depois, respondemos ao questionamento inicial. Entretanto, a resposta não é das mais diretas e aplicáveis. Hoje, vamos responder com uma abordagem mais prática. Uma guia talvez? Vamos fazer uma lista de checagem.
Quantas vezes devo testar? Parte 1
Chegou o momento de polêmica. Tirem as crianças da sala. Tentarei responder à diversas perguntas relacionadas ao Playtest. Inclusive, se tiver alguma pergunta coloque nos comentários. Começaremos com um questionamento bastante popular: Quantas vezes devo testar o meu jogo para que ele esteja pronto?
Completamos um ano!
Ontem, o blog PinheiroBG completou um ano desde a sua primeira postagem. Não vou me prolongar demais, pois fiz uma postagem de Retrospectiva do ano que passou, recomendo a todos os leitores darem uma lida nela. No mais, só tenho a agradecer aos que participam com seus comentários. Hoje a postagem é curtinha, pois me dei férias: o blog fez aniversário ontem e eu faço amanhã!