A postagem de hoje será um tanto diferente. Não é sobre Game Design. Não é sobre algum protótipo, mas pelo menos é sobre um jogo. Mas não sobre o jogo em si. É um conto sobre Regicida. Minha ideia era apresentar as Casas do jogo e colocar seus lemas aqui, pois só divulguei pelo Instagram. Eu poderia escrever um ou dois parágrafos, botar umas figuras e encerrar o assunto, mas resolvi fazer diferente. Talvez não seja o lugar mais apropriado para colocar (Pinheiro Diário), mas é aquela… É meu blog, né mesmo? Se conseguir ler até o fim, deixa nos comentários suas críticas.
Lição #49: Como não fazer uma pré-venda
A premissa pode soar estranha, mas é a realidade. Eu não tenho como dizer você como fazer uma boa pré-venda, mas posso dizer os meus erros para que você talvez evite. São elementos óbvios e alguns deles eu até tinha conhecimento que eu estava fazendo. Não é auto sabotagem, calma, vai ficar mais claro em instantes.
Desafio 5×3 – Jogos Worker Placement
Eu achei que esse meu próximo Desafio ia ser sobre jogos longos, mas percebi que não tenho muita propriedade para falar deles. Afinal, estava considerando jogos com duas horas ou mais. O que, convenhamos, para quem joga jogos longos isso não é nada. Então, achei melhor pegar uma categoria que tenho bastante bagagem: Euro Games. Mas aí desisti, por ser muito abrangente. Então, cá estamos nós…
Diário do Designer: Regicida (Parte 6)
Agora que estou com todas as cópias em mãos, chegou o momento de vendê-las! É, chegou talvez a parte mais complicada: as vendas. Na realidade não deve ser tão complicado, mas eu sou péssimo vendedor… Vamos ver o que deu.
Lição #48: Não exagere na Margem de Segurança
Se você não entendeu o título, não se preocupe. Vai entender eventualmente. Em todo caso, se você já teve algum contato com gráficas, sabe que existem alguns nomes importantes para definir as dimensões do seu arquivo e também como organizá-lo de uma maneira que você não perca informações após a impressão e recortes. Entretanto, depois da longa jornada que tive com Regicida, a única coisa que posso falar é que Margem de Segurança é algo que você precisa tomar cuidado para não dar demais.
Registro #13: The Two Builders (Parte 4)
Mordi a língua. Ou melhor, enfiei o dedo na tomada? Sei lá, não sei qual a melhor transposição para o universo da escrita digital. Algum tempo atrás fiz uma Lição sobre concursos e achei que o problema era apenas com os concursos aqui no Brasil. Me enganei. E isso não é uma boa coisa para nós… Pois o problema é no mundo pelo visto.
Regicida em Pré-venda
Hoje começa a pré-venda do meu jogo Regicida. Depois de quase 4 anos de conteúdo, chegou a oportunidade de você, caro leitor, contribuir para pagar as contas desse blog. E, claro, apreciar um joguinho novo. Como eu ainda estou de quarentena (sim, você leu direito) o processo vai ser um pouco diferente do usual. Deixe-me explicar tudo com calma.
Diário do Designer: Regicida (Parte 5)
Agora foi dado o pontapé inicial, monetariamente falando, e não tem mais volta. A maioria dos componentes do jogo já estão aguardando impressão da gráfica. Não tá entendendo nada? Caiu de paraquedas? Recomendo a leitura das partes anteriores: 1, 2, 3 e 4! Ah sim, hoje também coloquei no ar a página do Regicida no Portfólio. Durante os próximos dias vou adicionar mais material por lá e, finalmente, iniciamos a pré-venda na próxima semana.
Desafio 5×3 – Vencedores do Spiel des Jahres
Esse Desafio tem servido para momentos de escassez. Infelizmente, não tenho trabalhado tanto nos meus jogos e, com isso, o pensamento sobre Game Design decai bastante. Com a quarentena eu trabalhei em alguns jogos, criei até dois do zero, mas desmotiva muito não ter como testar sem ser online. Então, cá estamos com mais um Desafio 5×3 tenso. Daqueles que vocês vão me mandar pro inferno. Vamos falar hoje sobre o Oscar dos Jogos de Tabuleiro: a premiação Spiel des Jahres.
Incrementando o Blog
Depois de modificar o tema do blog, recentemente atualizei o PHP da página e também a versão do WordPress. Com todas essas atualizações apareceu esses novos ícones de Redes Sociais no topo e uma nova funcionalidade que gostei. Agora, existe um novo estilo de postagens chamado Portfólio. Fui ver como que era e me interessei. Se você tem acompanhado, eu sempre tive uma certa dificuldade em organizar os meus projetos de uma maneira que ficasse interessante e acho que essa pode ser uma excelente solução. Com isso em mente, passei a semana trabalhando para me utilizar deste tal Portfólio e você poderá acessá-lo a partir de agora pelo menu. Eliminei todo aquele submenu gigantesco dos Meus Projetos e simplesmente botei um Portfólio. Coloquei a maioria das minhas criações, mas não todas. A ideia é atualizar aos poucos até que todo o conteúdo esteja por lá. Se puderem contribuir com críticas e sugestões, estou ouvindo. Ou melhor, lendo.