Lição #49: Como não fazer uma pré-venda

A premissa pode soar estranha, mas é a realidade. Eu não tenho como dizer você como fazer uma boa pré-venda, mas posso dizer os meus erros para que você talvez evite. São elementos óbvios e alguns deles eu até tinha conhecimento que eu estava fazendo. Não é auto sabotagem, calma, vai ficar mais claro em instantes.

Se você não tem acompanhado, realizei recentemente a pré-venda do meu jogo Regicida. Meu raciocínio inicial com a pré-venda era o seguinte: apenas conhecidos vão comprar. E é uma realidade bem forte. Foram 27 cópias vendidas e destas apenas 3 não me conheciam ao vivo. E ainda assim, dois desses três eu converso no WhatsApp. E todos eles eu tenho no meu Facebook. Então, realmente, os compradores foram compostos por 100% de conhecidos. Não houve nenhum estranho comprando meu jogo. Por estranho, eu quero dizer: ler o nome da pessoa nos pedidos e não saber quem é. A pergunta que vai reger essa Lição é: mas por qual razão isso aconteceu? Posso já iniciar pontuando algumas:

  • É meu primeiro jogo publicado;
  • É uma publicação independente (sem Editora);
  • Está sendo vendido apenas aqui no blog;
  • Foi anunciado apenas por mim;
  • Possui apenas vídeos feitos por mim.

Aparentemente, foi tudo uma questão de marketing. No caso, falta de. Eu sou um péssimo vendedor e eu me esforcei para testar o quão ruim eu sou. Sim, eu usei dessa pré-venda como um termômetro do meu alcance. Isto é, eu meio que fiz um experimento visando a seguinte situação: se eu fizer tudo sozinho, quantas pessoas vão comprar? Como eu citei em uma das várias postagens do meu Diário do Designer, eu tinha uma estimativa de 47 cópias vendidas e apenas 27 foram vendidas. Para que fiz isso? Estudar a possibilidade de continuar ou não nas publicações independentes. Ou pelo menos ter uma estimativa mais realista da quantidade de cópias no futuro. Com Regicida foram 200 cópias. Um exagero, mas como eu não tenho planos de reimpressão, assumi que seria uma boa essa quantidade. Quem sabe até 2030 eu termino?

Outro motivo para ter feito a pré-venda sem tanto alarde, é que estou em quarentena. Então, não quero ficar saindo muito para ir nos Correios, pois desde que tudo isso começou eu estou sem sair mesmo. Saí apenas agora para fazer os envios. Em todo caso, eu não queria adiar a publicação do jogo para 2021. Ainda mais já tendo todo o material aqui em casa. Portanto, achei que seria uma boa oportunidade para fazer o experimento do paragrafo acima e, no próximo ano, retomar as vendas usando outras estratégias. Uma que seja, pelo menos, aparentemente coerente no ponto de vista de vender o máximo de cópias possível.

Quais foram outros entraves na pré-venda? Vou chutar alguns fatores e problemas que observei e podem ter contribuído para a quantidade de vendas:

  • Na própria página da pré-venda não estava claro como comprar. Resolvi rapidamente, não acho que teve impacto negativo nisso, mas é importante ressaltar para que você deixe claro, e devidamente destacado, como a pessoa compra seu jogo.
  • Pagamento apenas por depósito parece ser um problema grande. Primeiro que requer confiança da pessoa do outro lado que você vai, de fato, enviar o jogo. Segundo que nem todo mundo consegue fazer essa transferência com facilidade. Que eu esteja sabendo, 3 das cópias vendidas (11%) tiveram dificuldade com isso e precisaram de ajuda de terceiros para realização do pagamento.
  • Sem parceria com lojistas fica complicado vender para todo o Brasil. Apesar de eu ter colocado um frete bem barato (R$ 15,00), em comparação com o valor do jogo já faz alguns desistirem. Em termos proporcionais, é como se eu pagasse um frete de R$ 100,00 em um jogo de R$ 400,00. Então, isso afasta as pessoas. Um lojista também resolveria a questão das formas de pagamento.
  • Sem o suporte dos criadores de conteúdo também é difícil espalhar a palavra. Apesar da minha postagem na Ludopedia ter tido mais de 200 visualizações e meu vídeo explicando o jogo ter mais de 100 visualizações. Sou apenas eu dizendo tudo. Não existe a palavra de mais ninguém aprovando a qualidade do jogo. Fora que esses números devem ser irrisórios ao serem convertidos para vendas.
  • Por fim, mas não menos importante, estamos no meio de uma pandemia. Eu acho que o impacto foi severo, especialmente para as vendas locais. Minha estimativa eram 14 cópias aqui em Juazeiro e vendi apenas 2 cópias. Claro, como falei no Diário, a probabilidade estimada dessas pessoas comprarem era de uns 50%. Ainda assim, 2 cópias foi um número muito pequeno. Qual o entrave? Eu não vejo essas pessoas a mais de 9 meses e eu não estou saindo de casa. Então, elas teriam que vir buscar. Além disso, a pandemia também impede vendas de fora também, pois tem pessoas que ainda não estão jogando. Ou que estão passando por dificuldades financeiras por conta disso.

Então, recomendo encontrar alternativas para todos esses pontos citados. Com certeza irá lhe ajudar. Fiz umas reflexões bem óbvias sobre tudo isso acima e, com certeza, vou tentar cobrir todos os problemas que percebi. Como?

Aparentemente a plataforma que uso para e-commerce aceita PayPal como forma de pagamento. O que já dá algumas garantias ao comprador e facilita o pagamento. Pretendo também entrar em contato com lojistas para firmar alguma parceria. Não faço ideia do quão complexo é isso, mas tentarei. Vou ver quais criadores de conteúdo tem interesse em divulgar o jogo, quem sabe participar de alguma Live ou algum outro formato para ver se ajuda.

Um detalhe que eu não sei se vai ter um impacto muito negativo é essa retomada. O jogo já passou por uma pré-venda, terá um hiato de vendas suspensas para só retornar depois. Acho que nunca fizeram isso, tirando quando os jogos esgotam. Estou assumindo que o impacto negativo será pequeno, já que a minha divulgação inicial foi contida. Infelizmente, acho que não vou ter nem como saber, já que não tenho como comparar com nada.

Acho que é isso. Se tiver alguma sugestão ou dica, estou ouvindo (lendo).

2 Comments

  1. Philipp Totó
    11 de dezembro de 2020

    Boa. Acredito que, tomando essas atitudes, as vendas aumentarão.
    De qualquer forma, já tenho minha cópia e já ando divulgando por aqui entre meus amigos e demais jogadores com quem convivo. Regicida é muito fácil de se vender: é divertido, estratégico, cabe um bom número de jogadores (6), fácil de explicar, rápido, pequeno e barato. É um ótimo produto e não tem como não agradar. O que faltou realmente foi uma divulgação mais forte, o que eu acredito que os canais irão fazer.
    Enfim, é sucesso!

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    1. Roberto
      11 de dezembro de 2020

      Valeu, Totó. 😉

      Responder

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