Diário do Designer: Regicida (Parte 6)

Agora que estou com todas as cópias em mãos, chegou o momento de vendê-las! É, chegou talvez a parte mais complicada: as vendas. Na realidade não deve ser tão complicado, mas eu sou péssimo vendedor… Vamos ver o que deu.

ATO 6: Pré-venda


22/06/2020 – Primeiras Cópias

Com todo o material em mãos, resolvi montar umas cópias do jogo. Até mesmo para ver como ficava todo acondicionamento e postar no Instagram para divulgar um pouco o jogo.

Postei fotos de todos os componentes nesse mesmo dia e fez algum sucesso. Tive contato de pessoas que quase nunca entram em contato. Talvez seja um bom sinal? Só quero ver como vai ser esse jogo quando entrar em vendas. Na minha cabeça vai rolar um fracasso total. Tanto por minha incapacidade em vendas como também pela falta de divulgação. Talvez, quem sabe, seria o caso de entrar em contato com alguns canais para fazer alguma divulgação mais abrangente logo agora?


30/10/2020 – A Primeira Cópia

Eu ainda estou de quarentena. Entretanto, precisava saber quanto custaria exatamente o envio do meu jogo. Organizei com um amigo que mora relativamente longe (São Paulo) para ele receber o jogo. Assim eu teria alguma noção de como proceder com o frete na pré-venda.

Então, depois de 7 meses e meio trancado, pisei na calçada. Por um momento achei que eu teria desenvolvido alguma paranoia, mas tudo correu normalmente. Não enlouqueci. Fui aos Correios e enviei o jogo. Apesar do sucesso na empreitada, meus planos são para sair novamente apenas para o envio dos jogos comprados durante a pré-venda e isto ainda iria demorar em torno de um mês.

Estou um pouco preocupado com isso, pois talvez os Correios traga dificuldades no envio já que estou usando Carta Registrada. Se der errado, vou ter que arcar com a diferença no valor do envio (que vai ser gigante) do meu bolso. Espero que dê certo ou essa empreitada vai ser ainda menos lucrativa do que eu já imaginava.


01/11/2020 – Vídeo Tutorial e Escrita das regras Solo

Como prometido, preparei um vídeo explicando o jogo. Não sei se prestou, mas quem assistiu teve as dúvidas que eu imaginei que teria. Então, acho que o restante funcionou como eu esperava. Não cobri todos os detalhes do jogo, pois eu queria deixar o mais simples e direto possível. O bom das dúvidas do camarada, é que elas estão lá nos comentários do YouTube para todo mundo ver as respostas.

Também tomei a coragem para escrever as regras da variante solo. Escrevi um negócio bem capenga e somente pontuando as mudanças da variante com relação ao jogo original. Estava ainda sem imagens e sem nada.

Enviei para o co-designer da variante, pois é intitulei ele sem nem avisar, Emerson. Coloquei ele creditado, pois a variante tem umas 3 grandes ideias/diferenças com relação ao jogo base e uma delas foi proposta por ele. Então, achei justo pelo menos creditar.

Ele apontou algumas críticas, nada demais. Sendo que nesse processo eu percebi que era melhor essas regras serem auto contidas, isto é, não precisar do manual original para fazer sentido. Afinal, eu fiz um arquivo completamente separado, não fazia sentido fazer referência as regras impressas.


04/11/2020 – Promoção no Instagram, Nova versão das regras Solo e Chegada da Cópia #001

Resolvi fazer uma promoção no Instagram, para divulgar o jogo e, quem sabe, aumentar o número de seguidores por lá. Vamos ver se funciona. A ideia é basicamente o pessoal marcar duas pessoas, curtir a postagem e estar seguindo a página. Vou realizar o sorteio no mesmo dia que começar a pré-venda. Quem sabe alguém que nem me conhecia compre o jogo por conta disso? Duvido, mas nunca se sabe.

Nesse mesmo dia resolvi fazer um manual que prestasse para a variante solo. Organizei as figuras, ajustei os erros apontados por Emerson e melhorei de modo geral o manual. Mostrei e recebi um retorno bem positivo alguns dias depois do co-designer. Pronto. Fechado. Botei aqui no dia seguinte.

Nesse dia, também chegou a cópia que enviei pro amigo de São Paulo. Foi rápido, viu?


06/11/2020 – Pré-venda iniciada e Sorteio

Começou agora a brincadeira de verdade. No primeiro dia tive apenas 4 vendas pelo site. Estou desconsiderando as outras 13 cópias que reuni no meu grupo de jogos, pois fiz por fora para realizar um envio em conjunto para Recife. Então, considerando tudo foram 17 cópias no primeiro dia. Eu acharia um excelente número se tivesse sido pelo site e com alguns desconhecidos. Mas não foi, todos os compradores são pessoas que conheço pessoalmente de Recife. Exceto um, que é um Game Designer que mora no Sul do país.

Qual o motivo de tão poucas vendas? Eu já tenho alguma noção, mas vou passar um tempo refletindo para ter essa resposta. E também esperar pelo menos a pré-venda encerrar para ter uma resposta mais embasada.

O sorteio foi realizado e quem ganhou um tal de André, que não conheço. Droguinha. Achei também o alcance do concurso bem fraco. Foram 80 curtidas ao todo, mas apenas 33 pessoas participando (comentários únicos). Eu evitei, propositadamente, usar hashtags e talvez isso tenha impactado também negativamente demais o alcance. Minha ideia era simplesmente para ver qual seria o comportamento do concurso com apenas o pessoal que me segue (e alguns outros poucos externos que souberam da promoção pela comunidade BGBR do Facebook) marcando os amigos e conhecidos. Tive um acréscimo de apenas 15 seguidores, dos quais imagino que uns 10 vão deixar de seguir após o sorteio. Resumindo: não prestou e não recomendo, ainda mais se seu jogo for mais caro do que o meu (bem provável). Vou gastar com um envio para outro estado, acho que o cara é de São Paulo e aparentemente não angariou nada de útil. Talvez esteja cedo demais para dizer isso, mas se eu perceber um impacto positivo aviso.

Acho que uma boa opção para um sorteio é ser feito por um canal popular. Deste modo, ele divulga o seu jogo melhor do que você próprio. O problema é enviar o jogo para ele (provavelmente você teria que enviar duas cópias também, não sei) e ele enviar de lá para o ganhador. Me parece um custo pesado, talvez seja melhor a velha divulgação por criadores de conteúdo mesmo. Sorteio parece ser interessante, mas no final das contas só uma pessoa é realmente afetada e rapidamente o restante esquece daquilo.


07/11/2020 – Vídeo Variante Solo

Depois do vídeo tutorial sobre o jogo, resolvi fazer uma filmagem de uma partida solo. No meio da filmagem reparei um problema com as regras e precisei refazer todo o vídeo do zero.

Basicamente, as regras estavam erradas na Preparação com relação as posições das Fichas de Identidade em alguns Objetivos. Inclusive, se você baixou as regras antes, eu atualizei esse erro nesse mesmo dia (agora é a versão 1.1).

Eu usei a dificuldade mais baixa possível, que é bem fácil, não sei se foi uma boa escolha. Talvez quem for assistir não acredite que o jogo realmente se torna desafiador quando você diminui a quantidade de Fichas reveladas. Entretanto, não vou regravar. Duvido alguém comprar Regicida pensando na variante solo. Ela é um extra e não imagino que esse vídeo trará algum impacto nas vendas.


17/11/2020 – Fim da pré-venda

Pré-venda encerrou ontem. Então, fechei a possibilidade de pedidos aqui no blog hoje e resolvi montar um gráfico para mostrar para vocês como foram as vendas.

Um total de 26 cópias. Na verdade 27 cópias, pois não contabilizei a primeira cópia citada no dia 30/10. Foi bem abaixo do esperado. Minha estimativa eram de 47 jogos vendidos na pré-venda. Como estimei isso? Elaborei, sem metodologia quase nenhuma, uma lista com todas as pessoas que existia alguma possibilidade razoável (de 50% para cima) de comprar meu jogo. Então, terminou que inclui na lista: amigos, entusiastas, alguns Playtesters, etc. Obviamente, ficou de fora todo o restante das pessoas que sequer eu conheço ou imaginava que compraria. Entretanto, isso é meio que coberto pelo povo que eu botei que poderia comprar, mas não comprou. Então, talvez não tenha sido a melhor metodologia, mas acho que fui bem realista. Ou não fui, já que tive apenas uma taxa de acerto de 57%.

Eventualmente vou comentar mais sobre a pré-venda. Acredito que vou fazer algumas Lições espaçadas sobre todo o assunto.


18/11/2020 – Primeira remessa

Eu iria enviar todos os pedidos juntos. Entretanto, como eu tinha alguns pedidos com um jogo apenas e outros com vários, resolvi dividir, pois não queria misturar as Cartas Registradas com os PACs. Nesse dia enviei os pedidos individuais. Deu tudo certo. Ufa.


26/11/2020 – Segunda remessa

Nesse dia enviei os PACs, eram apenas dois, mas totalizando 19 cópias. Tudo tranquilo. Agora sim, oficialmente encerrada a pré-venda. Quase todos da primeira remessa já receberam seus jogos e alguns até dividiram comigo suas opiniões. Essa é a melhor parte: seu jogo sendo jogado por outras pessoas.


Esse Diário sofrerá um intervalo, assim como as vendas. Afinal, não existe muito o que comentar nesse interim. Minha ideia é retomar as vendas em 2021 e, consequentemente, o Diário deve retornar. Na realidade, eu imagino que falte apenas uma última parte para concluí-lo e seria após as vendas de todas as cópias. Então, talvez esse Diário demore mais uns 10 anos para voltar ainda. Enquanto isso, veja onde Regicida chegou com a pré-venda:


FIM DO ATO 6

6 Comments

  1. Emerson Andrade
    27 de novembro de 2020

    bora pintar esse Brasil de Amarelo aí. ano q vem com vacina e encontros presenciais as vendas alavancam 😊

    sobre as #s a vantagem de usar hashtags é que elas aparecem como publicações sugeridas tanto no discover, como na continuação do feed sugerido pelo insta. já segui várias páginas assim.

    e co-designer surpresa foi engraçado hahah

    Responder
    1. Roberto
      27 de novembro de 2020

      Sim, vamos ver como vai ser ano que vem hehehehe

      Pois é, imagino que com as hashtags apareciam mais desconhecidos no sorteio… Mas não sei se seria revertido em vendas, acho que não.

      Co-designer, mó chique. hehehe

      Responder
  2. Philipp Totó
    27 de novembro de 2020

    Opa! Rio Grande do Norte de amarelo, marcando presença. Concordo com o Emerson e acredito que, depois que canais divulgarem, as vendas sobem e o amarelo tomará conta do mapa. Regicida é um jogo rápido, inteligente, estratégico e acessível. Não há motivo pra não agradar o público.
    Eu já tô com a minha cópia assassinando reis presunçosos à tordo e à direito, e se depender de mim, as intrigas se espalharão por esse país afora. Vida longa ao Regicida!

    Responder
    1. Roberto
      28 de novembro de 2020

      Uhul! Valeu, Totó. ;D

      Responder
  3. J.Cesar
    14 de dezembro de 2020

    Começar a “Regicidar” o mapa do Brasil, calma que vai dar certo!

    Responder
    1. Roberto
      15 de dezembro de 2020

      Simbora!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top