Vou tentar quebrar um pouco a rotina das postagens que tá dando uma canseira só Engrenando e Desafio x3. Então, fui dar uma olhada aqui nas possibilidades que tinha anotado e um dos temas era rejogabilidade. Eu me lembrei que tinha algo a ver com o questionamento de um leitor. Na época, eu até respondi a pergunta dele com um comentário mesmo, mas acho que dá para elaborar mais e discutir um pouco sobre a tal da rejogabilidade.
Desafio x3 – Jogos de 2011
Parece que faz um tempão que escrevi uma postagem dessa, mas nem faz tanto, né? Até o momento alguns anos excelentes numa sequência. Bom, 2010 tivemos 44 jogos, como estamos sempre incrementando. Dessa vez temos…
Mecânica #9: Real-Time
Antes da reformulação de mecânicas, Real-Time não era uma mecânica, era uma categoria/estilo de jogo. Fico feliz que tenham mudado, pois é algo que gosto bastante. Além, claro, de existir várias nuances e engrenagens no processo de implementação e utilização do Real-Time. Isso envolve Game Design, consequentemente, podemos sim chamar de mecânica. Definição de hoje vai ser bem rápida e direta e, quem sabe, você até já imaginou o que significa. A mecânica de Real-Time nada mais é do que quando os jogos possuem momento na partida (ou até durante ela inteira) que tudo funciona em tempo real, isto é, não existem turnos. Pode soar um conceito bobo, especialmente para o pessoal dos videogames, mas em Board Games a coisa é diferente. Real-Time é exceção, não regra.
Desafio 100N (2021) Agosto
Como prometido, cheguei com o jogo que comentei no Desafio 100N do mês anterior. Não lembra qual era? É só ver aqui embaixo…
Mecânica #8: Deck Building
Depois da monstruosa Dice Rolling, vamos falar um pouco de cartas? Eventualmente ia chegar o momento de falar da mecânica mais recente de todas e resolvi que agora era um bom momento. Se você não tem nem ideia do que eu estou falando, se prepara que hoje teremos explicações mais elaboradas (ou não) adiante.
Desafio x3 – Jogos de 2010
Será que a barra de qualidade continua bem? Depois de dois anos como 2008 e 2009, parece que 2010 só pode decepcionar. Será? Bom, pelo menos a quantidade de jogos é maior, fomos de 31 para 36 e agora para…
Mecânica #7: Dice Rolling
Semana passada (sim, tivemos duas semanas seguidas de Engrenando), eu comentei que traria uma mecânica que tivesse uma presença maior do que Set Collection. Acho que pelo título você vai perceber que já cumpri. É quase como se eu não tivesse listando uma mecânica, mas sim um componente… Afinal, 99,9% dos jogos com dados tem dado rolando. Se você ainda não entendeu a mecânica… Dice Rolling é quando um jogo possui dados e estes são rolados (uau). É uma mecânica extremamente ampla e usada para trocentas coisas. Ou a postagem de hoje vai ser gigante, eu tentando apontar tudo que é possível, ou curta, eu desistindo de tentar enumerar para deixar algo genérico. Veremos o que acontecerá.
Mecânica #6: Voting
Não sabia qual mecânica fazer dessa vez, então dei uma olhadinha na listagem do BGG e pensei… Por que não Votação? E cá estamos nós. O mais legal dessa mecânica é que eu nem preciso explicar, né? Votação é… Votação, ué. Talvez você não saiba onde esse negócio entraria nos jogos, mas se você pensar um pouquinho já vai começar a se lembrar de uns exemplos.
Desafio 100N (2021) Julho
Postagem do Desafio diferente dessa vez. Spoiler: vai ser um jogo só, mas vai ser uma carrada de texto e fotos. Bom, antes de você entrar já vou dizer logo que é um jogo da série Exit. Se você não quiser saber nada, não siga adiante. A partir daqui, é terra de ninguém.
Chegadas e saídas #21
Não esperava fazer mais uma postagem dessa tão cedo, mas surgiu uma oportunidade e cá estamos nós.