Retrospectiva 2018

Chegamos ao final de 2018. Que ano viu? Deu até vontade de escrever um palavrão violento aqui, mas vou manter a compostura. Antes de começar, gostaria de agradecer a você, meu companheiro leitor: seja aquele que só lê, seja aquele que comenta, seja aquele que fala comigo no privado criticando ou elogiando. Obrigado. Eu escrevo muito para mim, mas é sempre legal receber um retorno que nosso esforço é apreciado por outros e que melhoram a vida (seja entretendo ou transmitindo conhecimento) de outras pessoas.

Esse ano foi bastante diferente de 2017, tanto na vida como nos jogos. Me mudei no ano passado para Juazeiro do Norte, não me lembro de ter comentado isso na Retrospectiva 2017. Então, entrou nessa, até mesmo para eu falar um pouco dessa mudança tendo agora ficado mais de um ano na cidade. Devo dizer que a mudança mudou minha vida para melhor em vários aspectos, mas com relação ao blog e Game Design foi sofrível. Portanto, como essa postagem é no PinheiroBG (e não sobre minha vida particular) devo dizer que 2018 não foi tão bom quanto 2017.

É bastante óbvio que tivemos uma queda na quantidade de conteúdo do blog, pois em Março eu reduzi as duas postagens por semana para apenas uma. Então, comparativamente, foram 60 postagens em 2018 contra 111 de 2017. A diferença é gritante, quase o dobro. Peço desculpas por isso, mas tenho a impressão que o conteúdo do blog melhorou bastante. Tirando alguns exemplos pontuais, eu evitei ao máximo postagens fillers (isto é, coisa de pouco conteúdo). Em 2017 eu fazia isso com certa constância e propositalmente, esse ano eu só fiz quando era realmente necessário e inviável de conseguir algo mais interessante por conta da correria. Tanto que isso pode ser comprovado por algumas outras estatísticas. Por exemplo, a média de palavras por postagens era 688 e agora passou a ser 1188. Então, dividimos a frequência por 2, mas multiplicamos a quantidade de texto por dois. Inclusive, sem tirar a média e totalizando as palavras de todas as postagens, em 2017 eu escrevi 76 mil e nesse ano foram 70 mil. Então, não é que eu escrevi menos, eu postei com menor frequência conteúdos mais extensos.

Então, parando para olhar esses números, acho que o ano não foi tão ruim para o blog quanto eu imaginei que tivesse sido. Na realidade, vendo as visitações, esse ano superou o outro com folga. Foram mais de 10 mil visitas em 2018, contra 8 mil visitas em 2017. Contando que a quantidade de postagens foi reduzida pela metade, isso seria o equivalente à 20 mil visitas em 2017. Então, o aumento foi mais do que os números dizem. Isso me deixa bastante feliz, ver que o conteúdo mesmo depois de um ano continua gerando interesse na comunidade.

Esse ano também tivemos novidades de conteúdo. O blog está em constante construção e a demanda por conteúdo novo é interminável, pois eu tenho um limite para escavar em profundidade. Por isso preciso contar com uma expansão horizontal. Então, tivemos duas novidades esse ano: convidados e texto sobre outros Game Designers. Coincidentemente, todos os convidados foram também Game Designers. Obviamente, não foi uma coincidência, foi proposital. Você pode ver todas as postagens clicando aqui. Obrigado Bianca Melyna, Samanta Geraldini e Diego de Moraes. Com relação aos textos sobre Game Designers, tratam-se de meus Top 5 pessoal de cada um deles. Engraçado que esses textos resultaram no dia de maior quantidade de acessos aqui no blog desde sempre. Foi graças a divulgação na BG-BR (02/12) que tivemos 422 visitas em um único dia. Você pode achar isso pouco, mas para meus padrões é muito.

Saindo um pouco do blog, mas permanecendo no hobby: minha coleção chegou ao meu teto pessoal de 50 jogos. Inclusive, foram várias postagens sobre isso. Negócio é que ela só está em 50 pela dificuldade em vender os títulos. Assim que eu conseguir vender todos os que tenho interesse em vender, volto para os 40 jogos. Entrei na organização de um evento local chamado Joga Cariri, mas já saí e voltei a ser apenas frequentador. Comecei a organizar, junto com os novos amigos de Juazeiro, um outro evento mensal chamado Board Game Power. Tivemos apenas duas edições por enquanto, mas vamos nos organizar para 2019 termos páginas em mídia sociais. Ainda sobre eventos, participei do Spa dos Jogos em Gravatá, para mim a melhor edição até o momento. Infelizmente, perdi o Spa de João Pessoa, mas a boa notícia é que o próximo será aqui em Juazeiro do Norte (16-19 de Maio, vá se programando, temos aeroporto). Meus laços com a revista Vempramesa foram estreitados, já que o blog passou a hospedar a revista. Entretanto, acho que não devem ficar aqui por muito mais tempo. A revista quer expandir e ter um domínio próprio. Torcendo por eles. O vínculo entre nós continuará, afinal faço parte da redação. Equipe fantástica, uma das melhores com que trabalhei.

Depois de tanta coisa boa, chegou o momento de eu reclamar um pouquinho de mim mesmo: Game Design nesse ano foi uma decepção. Não criei nenhum jogo novo. Bom, na verdade iniciei alguns conceitos, mas nada virou protótipo, por isso não conto. Não desenvolvi quase nada dos mais antigos, mesmo tendo algumas ideias para incrementá-los. A mudança de cidade e o novo emprego contribuíram para isso, mas o que mais pesou foi motivação. Perder o grupo de testes que eu tinha em Recife pesou. Tanto em termos de avançar o desenvolvimento do jogo, isto é, Feedbacks, como também em termos de pessoas incentivando o trabalho, dando aquele gás. Os adiamentos do ArkMago também me deixaram bem desmotivado. Acredito que é um jogo que realmente tem grande potencial, apesar de ser um jogo pequeno, e espero que saia o mais rápido possível em 2019. Pretendo retomar o ritmo nesse ano, deixar de criar jogos me faz falta e também dificulta o andamento aqui do blog. Então, nada melhor do que voltar as atividades e seguir meu próprio conselho.

Acho que isso resume meu 2018 no mundo dos Board Games. Espero muito mais coisas acontecendo em 2019. Se você teve paciência para ler tudo, deixo um último recado para você: obrigado pela leitura e que seu 2019 atinja todas as suas expectativas. Até a próxima semana, com o encerramento oficial do Desafio 100N de 2018!

4 Comments

  1. Cesar Cusin
    4 de janeiro de 2019

    Espero colaborar mais em 2019!

    Responder
    1. Roberto
      4 de janeiro de 2019

      Obrigado pelo apoio, Cesar! =)

      Responder
  2. Matheus Ulisses
    7 de janeiro de 2019

    Feliz ano novo e que em 2019 o blog e seus jogos ganhem cada vez mais força.

    Responder
    1. Roberto
      9 de janeiro de 2019

      Obrigado, Matheus! =)

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top