Saudações! Sempre estou dando uma olhadinha nas estatísticas do blog, sendo que eu normalmente checo o dia, ou talvez o mês. Dessa vez eu fui além, quis ver um panorama geral, considerando todas as postagens. E percebi um detalhe que me deixou um tanto triste: existe várias postagens que eu acho bem legais com um baixíssimo número de visitações. Então, decidi listar as cinco que acho que você deveria dar uma olhada, pois está perdendo um excelente conteúdo.
#5 Lição #36: Escreva sobre Game Design
Não poderia deixar essa de fora. É uma postagem para tentar inspirar outros Game Designers a produzirem conteúdo sobre o assunto. Apesar da postagem falar apenas sobre escrever, vale também para conteúdos de outras mídias. Qualquer conteúdo que você criar irá ajudar os outros e lhe ajudar. Na Lição digo todos os ganhos que você pode esperar e talvez isso lhe convença a iniciar. Acho que é um tipo de conteúdo que realmente falta gente aqui no Brasil. Dê uma olhada por lá, quem sabe você não se motive a começar um blog ou um canal no Youtube ou um podcast?
#4 Participo ou não dos testes?
Acho que é uma pergunta bastante relevante e que pouca gente acessou. Talvez você já tenha sua própria resposta para esse questionamento. Se tiver, deixe nos comentários sua abordagem. Me ajudaria e provavelmente ajudaria a muitos outros Game Designers por aí. E se você não tiver sua própria resposta, talvez o meu posicionamento lhe dê alguma luz sobre o assunto.
#3 Manual #5: Preparação
Tirando as duas primeiras postagens, essa coluna teve poucos acessos. Não sei se é porque existe uma negligência sobre a escrita do manual ou pelo simples fato de eu ter dividido a série pelas Seções de um manual. Acredito que foi o segundo motivo. Afinal, eu dividi as postagens por Seções. Então, ocorreu de várias postagens da coluna serem simplórias. Terminou que o leitor se desgastou já no começo e perdeu interesse pela coluna como um todo. É uma pena, pois essa para mim, essa é a melhor postagem da coluna e foi pouquíssimo acessada. Modéstia a parte, é a parte dos meus manuais que são mais bem organizadas.
#2 Lição #21: Trabalhe nos seus jogos.
Essa lição é tão boa, mas tão boa, que vai servir para o próprio autor dela. Eu estou a praticamente 6 meses sem trabalhar constantemente nos meus jogos. Na verdade, faz um bom tempo que não crio um jogo novo ou que desenvolvo algum que possuo. A razão disso é justamente porque deixei essa lição de lado, talvez pelas dificuldades ou talvez pela mudança ou talvez pela falta de suporte. A questão é que, tanto você, quanto eu, como qualquer pessoa interessada em Game Design precisa seguir essa Lição, caso contrário não sairá do lugar. E, como tem acontecido comigo, vai entrar em um ciclo de improdutividade e, consequentemente, de desmotivação.
#1 Resposta #3: Analysis Paralysis
Não sei se foi o título da postagem. Talvez as pessoas tenham entendido como se fosse apenas uma resposta sobre a definição de Analysis Paralysis? Não se engane, temos aqui um dos melhores textos do blog (eu acho). É um texto extenso, cheio de exemplos e rico em dicas. Resumindo: eu explico (ou tento) quais são as razões de um jogo ter mais (ou menos) Analysis Paralysis e também dou sugestões de como reduzir seu impacto nos seus jogos.
Espero que tenha encontrado uns textos bem legais e que tenha aprendido um pouco mais hoje.