1-4 jogadores | 25-75 minutos | 12+ anos |
Situação atual: Finalizado |
Iniciado em: 8 de Abril de 2016 |
Última atualização: 21 de Junho de 2017 |
Mega-Cidade, 2255. Já faz mais de 50 anos que os Peões rondam nossas ruas aplicando as novas leis e tornando nossa vida insuportável. Temos toque de recolher, comemos uma papa esquisita, trabalhamos mais de 15 horas por dia e somos colocados para dormir em câmaras. Alguns cansaram dessa vida…
Estamos fugindo da Mega-Cidade e indo para a dita Área Proibida, pelo visto a tal radioatividade já acabou aqui fora. Precisamos retomar a nossa cidade. Venceremos reconstruindo os antigos robôs com material sucateado na Área Proibida. Não haverá chance para a Mega-Cidade! Que comece a Ciberguerrilha!
Componentes
- 4 Tabuleiros Pessoais
- 1 Marcador de Primeiro Jogador
- 6 Dados de Expedição
- 56 Cartas de Peça
- 36 Cartas de Peça Básica com 6 de cada (Torso, Cabeça, Perna Direita, Perna Esquerda, Braço Direito e Braço Esquerdo)
- 20 Cartas de Peça Mista com 4 de cada (não existem Peça Mista de Torso)
- 6 Cartas de Chave
- 20 Fichas de Coleta (5 para cada jogador)
- 24 Cubos Marcadores de Trilhas (6 para cada jogador)
- 4 Fichas Anti-Peão (1 para cada jogador)
Visão Geral
Em Ciberguerrilha, cada jogador é engenheiro do acampamento rebelde da Área Proibida. O objetivo de cada jogador é fabricar os melhores robôs para enfrentar as corporações da Mega-Cidade. Os melhores robôs serão aqueles que tiverem todas as peças e conseguirem ter o máximo de peças de mesmo tipo. A partida se divide em rodadas, nas quais os jogadores alternam o papel de Líder da Expedição para coletar os materiais necessários e fabricar as peças. O Líder da Expedição rola os dados e decide como usá-los, enquanto que os demais jogadores (Seguidores) poderão se aproveitar das rolagens do Líder para também adquirir recursos. A partida encerra quando não houver mais Cartas de Peças Básicas disponíveis para fabricação e cada jogador for Líder de expedição a mesma quantidade de vezes.
História
Esse jogo já foi chamado de Poções Proibidas e depois foi alterado para Ciberguerrilha por uma mera questão de iconografia dos dados que eu arranjei na época para o protótipo. Eram os dados do jogo Dice Masters. Ciberguerrilha aparece vez ou outra nas Lições mas com o desenvolvimento de tantos jogos simultaneamente e eu meio que me perdi no que era aprendizado de um ou de outro. Então, a partir desse ponto as Lições vão sendo misturadas, alternadas e perderam um pouco a cronologia. Bom, o negócio é que Ciberguerrilha foi a minha primeira tentativa de um jogo de dados. Eu gosto de dados, mas não queria fazer aquele típico jogo com mecânica de Yahtzee, no qual apenas o seu turno importa. Então, criei algumas dinâmicas para tentar aumentar a interação entre os jogadores. Hoje em dia existem jogos com soluções melhores, mas ainda assim gostei do processo de desenvolver Ciberguerrilha. Trabalhei bastante a criatividade nesse projeto e elaborei soluções que ainda não vi até hoje. Jogos que envolvem dados e Push Your Luck são interessantes em termos de estudo e balanceamento. Apesar de Ciberguerrilha não ser um jogão que me empolgue revisitar, eu aprendi algumas coisas importantes com ele, especialmente sobre tema em jogos (Lições #17 e #23) e também um pouco da psicologia do jogador ao jogar um jogo (Lições #34 e #41). Então, apesar de saltear as Lições, Ciberguerrilha com certeza contribuiu na minha experiência.
Fotos
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