Playtest Solo

Aqui está a primeira postagem da coluna Testando Jogando. Chegamos ao primeiro estágio de Playtest. Você já passou por algumas etapas para chegar aqui. Você já teve sua ideia de jogo, você já elaborou as mecânicas de jogo, você já até preparou o protótipo do seu jogo. Agora chegou a hora da verdade: botar seu jogo na mesa. Mas não se preocupe tanto, nesse estágio você não vai passar vergonha, ao menos não na frente de ninguém.

Nova coluna sobre Playtest

No comecinho da Lição #9, deixei uma pista do meu interesse em escrever mais sobre playtesting, perguntei até a opinião dos leitores quanto a isso. Pois bem, aqui estamos, depois de inúmeros pedidos, mensagens de e-mail, Facebook e sinais de fumaça. Bom, na verdade ninguém se manifestou mas como eu estava a fim, aqui está! Sua coluna predileta sobre Playtest: “Testando Jogando”. Já estou ciente da minha (falta de) capacidade em criar nomes mas pelo menos estou mantendo a consistência com a primeira coluna “Aprendendo Errando”.

Lição #11: Tenha um escopo

Não sei com vocês, mas comigo é muito comum (ou era, espero ter aprendido) eu ter um conceito de um jogo e começar a anotar as ideias. As ideias vão crescendo e você vai pensando em várias mecânicas interessantes, sistemas interagindo entre si, um tema legal bem implementado. Até esse momento você deve estar pensando: “Esse Roberto quer me enrolar, já falou para eu simplificar o jogo e agora vai repetir a mesma Lição? Blog tem nem 2 meses de vida e já ta reciclando material?”. Calma jovem, a Lição de hoje é mais importante do que a Lição #8. Aguarde e confie…

Lição #10: Não perca tempo com gráficos

Faz um bom tempo que eu uso Photoshop, acredito que mais de 10 anos… Sempre gostei de manipular imagens para minhas campanhas de RPG, seja editar alguns detalhes de uma imagem de personagem ou criar mapas. É possível fazer muita coisa com um editor de imagens, especialmente quando você está familiarizado com o programa. Sendo que Photoshop não é a melhor ferramenta para criar e modificar repetidas vezes, especialmente formas e texto. Ao menos, com meu conhecimento limitado, eu não acho que seja.

Lição #9: Participe de eventos

Todo mundo sabe que seu jogo precisa ser testado. Precisa ser testado por você, por seus amigos e por desconhecidos. Provavelmente farei uns textos mais aprofundados abordando os processos de playtesting. Se gostar dessa ideia, me avise nos comentários. Enquanto não faço isso, deixo essa lição bastante importante.

Lição #8: Sempre simplifique

Não sei vocês, mas eu tinha uma mania feia de corrigir problemas adicionando novas mecânicas. Com o tempo, acho que aprendi o suficiente para evitar adicionar. Sendo que na época de C3X, eu adicionava sem dó, eram novos componentes, novas mecânicas, variantes, e até fases inteiras novas, eu estava imparável! O pior não era isso, eu achava que estava sendo muito esperto com tudo aquilo.

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