Lição #10: Não perca tempo com gráficos

Faz um bom tempo que eu uso Photoshop, acredito que mais de 10 anos… Sempre gostei de manipular imagens para minhas campanhas de RPG, seja editar alguns detalhes de uma imagem de personagem ou criar mapas. É possível fazer muita coisa com um editor de imagens, especialmente quando você está familiarizado com o programa. Sendo que Photoshop não é a melhor ferramenta para criar e modificar repetidas vezes, especialmente formas e texto. Ao menos, com meu conhecimento limitado, eu não acho que seja.

Mas mesmo sabendo o quão chato é fazer esse tipo de manipulações com o Photoshop, eu resolvi criar as cartas de C3X nele. Zilhões de camadas, várias manipulações sobre algumas imagens para conseguir fazer aquela caixa de texto mais arrojada e um carta com um design temático. Perda de tempo total. Sabe por quê? Estagnação.

Sim, isso mesmo. Se você investir horrores de tempo em criar uma arte ou algum design mais arrojado para carta, tabuleiro ou qualquer outro elemento do seu jogo, ele será difícil de modificar. Se for com cartas, é pior ainda, pois você terá que modificar e gerar novamente as 50 outras cartas que você elaborou. Dependendo de como você fez isso (eu não fiz de um jeito muito inteligente) terá um trabalho monstro.

Não sou contra trabalhar, mas sou contra perder tempo. É muito mais vantagem você ter algo simples de ser modificado do que algo difícil. Afinal estamos falando de um protótipo em estágios iniciais. Você não precisa que o jogo seja bonito, só precisa que ele seja funcional. Tudo será modificado e, talvez, você precise refazer todo o modelo de uma carta.

Mas o problema não é trabalho, ou até mesmo tempo. O maior problema é você limitar a evolução do jogo. Nossa, vou precisar modificar todo o layout da carta para testar essa ideia? Tá louco? Prefiro não testar… Você pode ter deixado passar uma modificação que melhoraria seu jogo excepcionalmente somente porque investiu muito tempo os gráficos.

Eu percebi isso, mas em vez de desistir das modificações, desisti dos gráficos. Imprimi as cartas todas sem texto e ícones. Assim eu poderia riscar e escrever o que quisesse, sem precisar editar a imagem e, depois, imprimir a nova versão da carta. É mais fácil desapegar de uma solução temporária, se ela puder ser desfeita com uns rabiscos ou rasuras.

Carta feita toda no Photoshop (esquerda) e carta feita parte no Photoshop e partes variáveis na mão (direita). Esse template facilitou bastante as modificações no decorrer dos testes.

Atualmente eu tenho feito quase tudo no Word e Powerpoint. Claro, não são as melhores ferramentas, mas eu faço todas as modificações que quero rapidamente. Em geral, deixo o Photoshop para elaborar o tabuleiro, quando este já está mais ou menos fixo.

Em suma, use a ferramenta que conhece e que tem facilidade. Não perca tempo criando designs arrojados para cartas ou tabuleiro. Faça algo funcional e teste. O jogo passará por tantas modificações que tudo que você criou no começo será provavelmente descartado ou tão modificado que dará mais trabalho atualizá-lo do que refazer.

4 Comments

  1. Darison
    24 de novembro de 2017

    Nota 10 para esse tópico!!!

    Incrível!!! Todos os dias eu fico tentando melhorar arte das cartas com um tempo resumido que tenho r acabo perdendo tempo para testar. Até cores eu fico pensando. Perco tempo editando bordas e etc.

    Responder
    1. Roberto
      26 de novembro de 2017

      Obrigado Darison! =D
      É o tipo de coisa que dá pra ficar muito tempo remoendo… Melhor, realmente, deixar pra uma versão bem próxima da final. =)

      Responder
  2. Daniel A. Freire
    21 de agosto de 2020

    Massa, eu nem sei mexer no Word direito quanto mais no Phtoshop.

    Responder
    1. Roberto
      22 de agosto de 2020

      hehehehe

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top