Agora temos uma mecânica que eu considero específica demais, mas que eu gosto bastante. Talvez eu não goste de alguns dos jogos que utilizem, mas o fator nunca é a mecânica de Time Track em si, são outros fatores totalmente distintos. Talvez você não faça ideia do que se trata a mecânica e não vou explicar no comecinho, pois é uma que realmente pode se beneficiar de uma definição/explicação mais detalhada. Adianto que não tem nada a ver com viagem no tempo (na verdade tem… acho?).
Desafio x3 – Jogos de 2009
Depois de 2008 com Space Alert e Dixit, talvez você ache que 2009 não poderia ser melhor. Sinceramente, eu diria que é um empate técnico? Bom, não importa, foi mais um ano excelente. Saímos dos 31 jogos de 2008 para…
Desafio 100N (2021) Junho
Dessa vez rolou aquela partida solo do desespero já no finalzinho do mês, só para não deixar passar batido.
Mecânica #4: Player Elimination
Acho que estamos em um processo de queda livre. Já tivemos Worker Placement, Set Collection, Action Points e agora… Player Elimination, acho que depois dessa não tem mais para onde cair (ou será que tem?). Essa mecânica é bem simples de ser explicada e percebida em qualquer jogo que tenha: é quando, em algum momento durante a partida, um jogador pode ser removido do jogo. Sim, isso é uma mecânica.
Desafio x3 – Jogos de 2008
Acho que foi nesse ano que os Board Games realmente estouraram. Ao menos para mim. Bastante babação na postagem de hoje, mas claro, sem nunca esquecer dos xingamentos, pois nem só de positividade vive este que vos escreve.
Mecânica #3: Action Points
Depois de cobrir duas mecânicas que curto, resolvi começar a entrar um pouco em terrenos menos alegres. Uma hora vou precisar cobrir essas mecânicas toscas que existem. Então, vamos começar devagar. Não odeio Action Points, inclusive um dos meus jogos favoritos tem a mecânica. Entretanto, não é algo que eu vá procurando por aí. Inclusive, tenho uma tendência a evitar jogos assim, pois me remetem a alguns problemas irritantes. Vamos começar?
Desafio 100N (2021) Maio
Voltando com o recorde do ano! Não diria que foram vários jogos, mas… Foi melhor que um ou dois.
Desafio x3 – Jogos de 2007
Dando sequência aos anos, agora chegamos em 2007, segunda postagem com apenas um ano. Claramente, pelo estabelecido previamente, a quantidade de jogos aqui é maior que 2006. Não que isso vá virar um problema rapidamente, mas resolvi começar com isso para ter algum texto introdutório.
Chegadas e saídas #20
Uia, novamente mais um chegadas e saídas rendendo. Ludopedia tem ajudado a desovar esses jogos. Infelizmente, discordo de praticamente tudo que eles fazem no Mercado por lá, mas se eu anuncio em outros cantos (mesmo mais barato) não vende. É um fenômeno bizarro. Bom, sem mais enrolação… Vamos ver quais foram os jogos dessa vez.
Mecânica #2: Set Collection
Ó glorioso Set Collection. Criatura onipresente. Reconhecida entre nós como Colecionar Componentes ou Coleção de Componentes. Se eu fosse nomeá-la, eu optaria simplesmente por “Coleção”. O termo Componentes inserido na tradução passa a impressão de ser sempre algo físico e não-vivo. Entretanto, não é incomum termos abstrações ou animais como partes de um Set Collection. Além disso, chamar simplesmente de “Coleção” sintetiza a mecânica à sua essência: as partes separadas é inferior as partes juntas. Essa é a definição de qualquer coleção: quanto mais completa melhor. E é isso que tenho para definição, não tocarei mais no assunto, mas ainda temos muito o que conversar.