Continuando com mais um Game Designer na série que está cada vez mais impossível desenrolar. Dessa vez é o alemão Friedemann Friese que veio dar o ar da graça. Conhecido por amar a cor verde, Friese é mais um desses autores que conheço apenas seis jogos, mesmo ele tendo publicado trocentos. Até dei um tempo na esperança de jogar alguns de seus jogos recentes, que são pequenos e rápidos, mas parece que ninguém do meu grupo se interessa pelos jogos dele, pois ninguém comprou. Vamos lá.
Atualização do Glossário #6
Depois de mais de um ano sem atualizar o Glossário, resolvi colocar uns termos que eu devia tem um bom tempo: Betting, Dudes on a Map, Trick Taking, Naipe, Stock Holding, Overpowered, Negociação, Leilão, Grid Moviment, Ortogonal, Newbie, Spiel des Jahres, One vs Many, Underpowered. Comparativamente, com a última atualização, foi uma atualização bem pequena, mas agora temos pelo menos um termo por letra. Achievement Unlocked?
Desafio 100N (2019) Maio – Parte 2
Segunda parte dos jogos conhecidos nesse mês, ainda restam três dias de Spa dos Jogos, ou seria melhor dizer dois dias e meio? Bom, em todo caso, temos muito chão para cobrir. Vamos lá.
Desafio 100N (2019) Maio – Parte 1
Chegou o momento esperado: o mês do Spa. Devo dizer que vocês não irão se decepcionar. Bom, é perceptível de antemão que dividi a postagem em duas. Sim, foi esse tanto de jogos. E para completar o negócio, o mês por si só foi legal mesmo desconsiderando o Spa. Então, vamos aos milhões de jogos!
Chegadas e saídas #12
Anda meio difícil trocar ou vender jogos nos dias de hoje. Todo mundo só quer comprar jogo zerado e no hype. Infelizmente, eu vou meio que na contra mão disso, procurando jogos mais antigos e alguns jogos para estudar seu design. Geralmente me lasco e termino ficando com vários jogos acumulados para vender e trocar sem nunca conseguir. Entretanto, dessa vez consegui aproveitar do Spa dos Jogos para leiloar vários!
Top 3 Artistas
Passaram-se muitos anos antes que os Game Designers fossem reconhecidos pelos seus jogos. Acho que o reconhecimento de ter o nome na capa tornou-se comum apenas com os jogos europeus, vide Catan. Hoje em dia, quem sofre desse mal são os artistas. Em alguns jogos vemos o nome do artista, mas ainda são raros os casos e sendo, geralmente, reservados aos artistas já reconhecidos como mais uma maneira de vender um jogo. Hoje, resolvi lançar um Desafio. Vamos tentar levar o nome de alguns artistas para o grande público!
Fim da Vempramesa
No dia 6 de Maio de 2019 foi lançada a última edição da Revista Vempramesa. Quando comecei a escrever esse texto ele tinha um teor crítico e um tanto reflexivo sobre os problemas da mídia escrita e todos os desafios que foram enfrentados no processo. Entretanto, parei para pensar e resolvi transformá-lo em uma retrospectiva da minha jornada pessoal na revista e também transformar em uma postagem mais positiva. Afinal, já bastam de más notícias.
Desafio 100N (2019) Abril
Vou te falar, esses meses estão bombando. Depois de Março com trocentos jogos, chegamos em Abril com mais um bocadinho. Esses meses iniciais estão me deixando confiante de que o Desafio terá uma boa chance de ser realizado em 2019!
Top 5 do Michael Schacht
Antes desse ano começar eu só conhecia dois jogos do Michael Schacht, engraçado como as coisas desenrolaram com o Desafio 100N que conheci outros quatro quase que de uma vez. Então, talvez hoje as impressões sejam até mais curtas e com referências, pois já comentei sobre os jogos recentemente. Como joguei tantos jogos em um curto intervalo de tempo, a memória está mais fresca e acho que consegui traçar uns paralelos entre seus jogos. Vamos lá.
Lição #42: Multiplayer Solitaire não é xingamento
Em algumas das primeiras impressões que elaboro para o Desafio 100N eu comento sobre um jogo ser multiplayer solitaire. Muitas vezes pode soar como uma crítica ao jogo ou até um xingamento mesmo. Em alguns casos é sim. Entretanto, não é todo caso. Um jogo multiplayer solitaire não é necessariamente um jogo falho, ele pode ter sido simplesmente criado para ser assim e aqui irei comentar um pouco sobre isso e porque você não deve atolar interação em todo jogo.