Diário do Designer: Regicida (Parte 7)

A última parte desse Diário do Designer foi até o envio das últimas cópias da pré-venda em 26/11/2020. Então, depois de quase três anos, estou de volta. Todas as 6 Partes anteriores eu coloquei datas exatas e algo extenso e detalhado. Afinal, eu fui anotando tudo, depois foi “só” compilar, organizar e postar. Dessa vez, entretanto, eu não anotei as datas dos eventos, talvez eu dê uma procurada em conversas e afins para ficar bonitinho mas não sei o que acontecerá. Estou escrevendo esse parágrafo antes de iniciar a escrita. Por isso o tom indagativo. Vamos lá?

ATO 7: Lucro


10/12/2020 – Brother atrasado

Com a fim de pré-venda eu percebi que muita gente que eu esperava comprar o jogo ficou de fora. Provavelmente por falta de divulgação de minha parte. Nesse dia, foi o camarada Julio Cesar que comprou Regicida. Ele é o Game Designer do Futegame que saiu em 2022 pela Estrela. Conheci Julio no Spa dos Jogos, lugar que conheci muita gente foda. E, Julio, com certeza foi uma dessas pessoas.


2021 – Sim, um ano inteiro

Depois da pré-venda eu encerrei a divulgação e deixei ver o que acontecia com o jogo simplesmente na loja aqui do blog. Tempo de pandemia, sem divulgação (ou com minha divulgação peba inicial) e sem eventos a coisa dificultou. Eu já meio que esperava por isso. Foram apenas 2 vendas durante todo esse ano.

  • 19/02/2021: foi um amigo de um dos maiores leitores aqui do blog: Phillip Totó. Gente boníssima demais e o amigo só comprou o jogo por ter sido apresentado pelo mesmo. Obrigado Cleyber pela compra, espero que ainda esteja curtindo o jogo.
  • 23/12/2021: para minha surpresa, tive uma compra diretamente pelo site. Do Renato Simões. Sim, o mesmo que assinou o jogo anos atrás. Obrigado pela compra.

Nesse ano ainda botei Regicida em uma Math Trade e troquei-o por um jogo bem ruim. E ainda nesse ano, Paulo do Covil dos jogos recebeu uma cópia de Regicida. Vai que, né?

Pandemia em 2021 foi mais pesado que em 2020 para mim. Afinal, já era um ano trancado em casa. Eu só voltei a sair de casa algumas semanas após a segunda dose, algo em torno de Outubro? Foi tenso. Um ano e meio trancado.


19/04/2022 – Primeira partida

Já fazia um bom tempo que eu tinha publicado Regicida. Mas, até então, eu só tinha jogado ele solo nessa versão impressa finalizada. Culpa da pandemia. Com o retorno das aulas presenciais, finalmente, coloquei ele na mesa. Joguei uma partida de apenas três jogadores na UFCA: eu e mais dois alunos. Inclusive, escrevi as minhas próprias impressões sobre meu jogo no Desafio 100N para oficializar sua estreia.

Sentimento bom jogar seu próprio jogo após vários anos sem tê-lo colocado na mesa. Traz muitas lembranças de várias etapas do processo de desenvolvimento.

E, depois do fiasco, de 2021. Em 2022 as coisas estavam engatando menos pior, até esse momento eu tinha feito duas vendas. Obrigado Maria Eduarda e Job.


09/05/2022 – Venda para Lojista

Eu estava achando muito difícil vender Regicida no boca a boca, pessoa por pessoa, cópia por cópia. Daí eu participei de uma Math Trade e descobri que estava trocando com um dono de loja. No caso, eu iria enviar um jogo para ele. Achei que podia ser uma boa oportunidade para estabelecer alguma parceria e, realmente, consegui algo. Vendi três cópias de Regicida para esse lojista. Infelizmente, recentemente, a loja fechou. Se não até diria o nome.

Em todo caso, deixo aqui a recomendação para qualquer Game Designer independente ir atrás de lojistas. Vai agilizar a vendagem do seu jogo, apesar de reduzir a margem.


15/05/2022 – Evento na Deli

Aqui em Juazeiro do Norte tem uma espécie de luderia chamada Deli da Persy. Aproveitando da ideia de vendas para lojistas, entrei em contato com eles para montar alguma parceria. Deu mais certo do que eu imaginei. Eles me convidaram para ir lá apresentar Regicida durante um dia, como se fosse um evento. Então, nesse dia, eu fui lá apresentar meu jogo. Rolaram algumas mesas e algumas vendas.

Fica aí então, meu agradecimento para Larissa/Gustavo, Nelson e Mateus que compraram no dia. Até o momento (data desse reporte), tive outras duas vendas: Rafael e Cesar. Valeu, povo.


Mesa que rolou durante o Spa dos Jogos de Alagoas.

25/09/2022 – Spa dos Jogos

Olhaí, pelo visto 2022 foi movimentado, cheio dos eventos. Saudades que eu tava, viu? De jogar ao vivo e lamber as pessoas. O Spa veio feito um furacão como sempre: conhecendo vários jogos novos e várias pessoas novas.

Aproveitei a oportunidade para tentar vender alguns Regicidas e aqui está os motivos de eu não conseguir vender bem: eu não gosto. Acho um saco eu chegar em todo evento e estar falando do meu jogo publicado para as pessoas e tentando vendê-lo. Não é para mim. Então, no Spa dos Jogos mudei a abordagem: eu fui para curtir o evento, não para vender jogo. Consegui uma mesinha lá para botar as cópias de Regicida na mesa (e de Distrito 6 também, que finalmente foi publicado).

Vendi algumas cópias no evento. Uma pra Felipe, outra para Menino, outra para o casal Noia e outra para o casal da Turnus. Obrigado a todos! Durante o mês também fiz algumas vendas: Marcos Renann, Apiano, Camila e Bustamante. Pelo visto a coisa engrenou, né? Especialmente se for comparar com 2021. Valeu, pessoal.

No Spa também tive a oportunidade de jogar com Fabrício do Aftermatch que levou uma cópia para casa para fazer vídeo. E deixei também uma cópia com Marcellão, mas não tivemos tempo de jogar no Spa.

Fotinho tradicional do Spa dos Jogos, reunindo a maioria dos participantes. Bem fácil de me achar aí.

O Spa durou mais do que um dia, na verdade. Então não foi apenas dia 25, mas coloquei aqui listado apenas o Sábado. No outro dia ainda teve jogatina no Spa e também fui direto para um outro evento em Recife. Eita que o negócio tá louco.

Agradecimento especial ao casal Márcio e Renata pela carona de Recife até o Spa dos Jogos. Essas caronas me salvam muito nesses eventos, afinal o evento não é barato e eu ainda preciso vir do interior pro litoral (uma graninha pra ir e voltar). E também ao amigo Alberto que me deixou dormir na casa dele. Só amigo foda.


Antes do evento começar, depois de comer uma tortinha.

26/09/2022 – Evento Recife RPG & Coffee

Assim que saí do Spa dos Jogos (em Maceió), fui de carona com Pepe para Recife. Iria participar de um evento em uma loja que descobri em uma viagem anterior e combinamos para eu apresentar meus jogos em outra ocasião quando estivesse em Recife. Foi bem corrido, eu inclusive não fui em casa, já fui direto para a loja. Então, cá estava eu.

Poucas pessoas foram no evento, mas ainda consegui vender duas cópias (foi boa, Cleomar e Luiz). Você pode achar pouco, mas valeu a pena toda a correria. As vendas, na realidade, são o de menos. Conhecer o pessoal, receber incentivos para continuar, ver eles jogando e curtindo é o que mais vale. Também deixo aqui uma lembrança para Ricardo, Leo e Jamily simplesmente por estarem presentes.

Depois desse evento o ano foi tranquilo (para não dizer parado). Ainda vendi duas cópias para Ermeson e Bessa, professores aqui da região do Cariri.


28/01/2023 – Consignado RPG & Coffee

Regicida exposto na loja, muito gratificante.

Demorou, mas aconteceu a primeira venda consignada de Regicida. Foi na loja de Recife que eu tinha deixado vários meses atrás. O sentimento é engraçado, pois deve ter sido a primeira vez que eu não soube quem comprou o meu jogo. Mas é um engraçado bom, deixa a imaginação fluir. Comprou por me conhecer? Comprou de impulso? Essa pessoa gosta de Game of Thrones? Essa pessoa achou a caixinha bonitinha? Será que foi para presente? Várias perguntas legais que atiçaram minha cabeça. Tanto é que depois disso, quis deixar em mais locais, só faltou coragem. Inclusive, ainda tem cópias por lá. Se você é de Recife e quer comprar sem frete, ta aí a oportunidade. Saiba mais aqui.

Durante esse comecinho desse ano também vendi Regicida em um evento que fizemos durante alguns meses aqui em Juazeiro do Norte: Upper Board. Infelizmente, o evento não foi para frente, mas agradeço aqui ao pai do Dorian (pois é, não sei seu nome). Achei bonito o gesto, comprou pro filho depois de jogar com ele.

Nesse comecinho de ano, fui novamente para Recife e tive contato com um amigo que jogou comigo RPG anos atrás. A gente tem pouco contato, mas considero bastante o João. Inclusive, conversamos um bocado sobre Game Design, profissão e a vida. Obrigado pela visita e aquisição, meu velho.


11/02/2023 – Spa dos Jogos

Parece que foi ontem que participei de um Spa, não é mesmo? Engraçado essas visitas ao passado em tempo acelerado. Realmente, não foram muitas linhas acima que eu estava em Maceió. Dessa vez, o Spa dos Jogos voltou às origens, literalmente. Foi no mesmo local da primeira edição, lá em Campina Grande. Perdi na época, mas dessa vez não ia perder nem a pau.

Como sempre, o evento foi fantástico, mesmo eu ficando adoentado durante e depois da viagem. Tudo valeu a pena. Rever os amigos e jogar bastante. Infelizmente, perdi a foto com a galerona, pois saí bem cedo no Domingo. Entretanto, participei de um vídeo que foi uma cobertura ao evento, vê só que chique.

Vendi três “cópias” no evento. Entre aspas, pois uma delas foi uma caixa especial contendo todos os protótipos antigos, além de uma cópia da edição publicada final. Fiz um leilão e quem levou foi o amigo de longa data Pitt. Meu muso inspirador. Sou grato a você por várias coisas, meu querido. Quem também levou Regicida foram o mestre Tendson e o Daniel Guimarães (que também é Game Designer).


19/02/2023 – Novos Grupos

Usei como referência a data que vendi uma cópia para Agemiro, mas todo o resto aconteceu pingado no decorrer de três meses. Nesse período teve também uma cópia consignada na Deli e depois Lívia comprou. Com Lívia eu iniciei um negócio que recomendo para qualquer Game Designer: levar o jogo na casa da pessoas e jogar com o grupo. Sério, muito bom. Achei tão interessante que tenho feito sempre que possível isso. Requer uma certa cara de pau e não ter medo de morrer (vai que são psicopatas?) mas por enquanto deu certo comigo.

Algumas pessoas que compram Regicida são iniciantes no hobby ou simplesmente não conhecem tantos jogos assim. O que eu faço? Eu me disponibilizo para levar Regicida (e ensinar), além de mostrar outros jogos que existem. Com essa abordagem conseguir formar dois novos grupos aqui em Juazeiro do Norte. Vitória para todos: eu conheço mais pessoas e jogo mais, e outras pessoas conhecem mais jogos e usufruem da minha presença excepcional (hehe). O outro grupo que aconteceu a mesma coisa foi o de Matheus Lima. Estamos nos reunindo com bastante constância, inclusive.

Bom, outras vendas realizadas foram para Rodrigo, Alexandre e Luis André. Começaram a ocorrer algumas vendas pela Ludopedia, fato que nunca entendi muito bem, pois geralmente pagam quase o dobro por uma cópia do jogo (devido ao frete e percentual da Ludopedia em si). Talvez seja a falta de segurança na compra aqui do blog. Mas eu sou confiável, viu? Prometo. Disse todo golpista. Mas sério, não tem lógica nenhuma eu aplicar golpe por 80 reais (60 do jogo + 20 do frete), impedindo qualquer futuro empreendimento dentro do hobby.


24/05/2023 – Mais uma loja

Depois de deixar o jogo em uma loja de Recife e outra aqui de Juazeiro, resolvi ir atrás de outras locações. Descobri uma loja com artigos nerds aqui na região chamada de Misekai. Tem até uma área de jogos por lá (de tabuleiro mesmo). Conversei com o dono e ele adquiriu uma cópia para loja e deixei uma cópia para venda lá. Sim, apenas uma, pois eu tou vendo que esse negócio de consignado é demorado e lento. Agradeço pela receptividade do Daniel que teve toda a paciência em me receber em sua loja. Se você tem uma loja e se interessou, fala comigo.


06/2023 – Viagem para São Paulo

Já fazia uns bons anos que eu queria ir no Diversão Offline. Inclusive, eu comprei a entrada para o ano de 2020 ou 2021, não lembro. Sei que deu errado por conta da pandemia. Em todo caso, há males que vem para bem. Participei do melhor Diversão Offline até o momento, ao menos foi o que todo mundo comentou. Elogios para todos os lados. Bom, daqui a pouco volto a falar do evento.

Aproveitei a passagem barata para São Paulo para passar mais uns dia também e a viagem foi bem proveitosa. Passei alguns dias hospedados na casa de Sara e Terceiro (beijo, seus lindos) e o dias finais em um hotel chique, pois a gente merece, né?

Conheci um grupo chamado Joga Tina, sim, esse é o nome mesmo. Pessoal foi bem receptivo. Matheus, do grupo, comprou uma cópia e tive o prazer de conhecer, ao vivo, o Augusto Raugust, apresentador do único canal do Youtube nacional que vejo sempre.

Durante a semana que fiquei por lá, ainda fui na Oficina do Playtest, onde testei dois protótipos; participei do DOFF Con, uma miniconferência para criadores de conteúdo; fui em várias luderias, acho que umas quatro, mas só joguei em duas delas; e, claro, fui pro DOFF. E foi aqui que aconteceu algo mágico.

Foi exatamente no dia 11/06/2023 que Regicida saiu do negativo. Como você deve ter percebido, levei cópias para vender no evento: Totó, Natan, Lucas, Teepo foram os que fizeram meu jogo chegar aos 12 reais de lucro. Fiz até um vídeo sobre isso.

Depois de dois anos e meio. Demorou? Bastante. Em boa parte por minha culpa, mas cheguei lá. Ou melhor: chegamos lá. Todos vocês colaboraram para isso. A cópia que deu lucro foi a 72ª cópia. Em breve, farei uma postagem com números e valores. Talvez você tenha vindo aqui atrás disso, mas vou deixá-lo na mão. Entretanto, prometo que será exatamente a próxima da próxima postagem. O motivo é que a próxima postagem será o Desafio 100N, mas logo na sequência virá uma Lição sobre isso que estamos conversando agora.

Além do lucro, tive mais algumas coisas importantes acontecendo no evento. Finalmente, eu comecei a distribuir o jogo para os criadores de conteúdo. Tudo bem que fiz antes com alguns. Entretanto, nenhum deles fez um vídeo. Pois bem, para quem eu entreguei Regicida no DOFF? Pro Rafael do Dinastia Geek, pro Clebito do Clebitoclebiteiro (brincadeira, acho que o canal dele tem nome não), pro Tom Vasel (eita porra, mas deixei sem esperanças nenhuma), pro Rafael Studart, pro Emerson do antigo The Game Father e pro Romir! Uma galera que você, provavelmente, conhece uns e não conhece outros. Durante o restinho desse Diário você terá a oportunidade de ver os vídeos que alguns deles fizeram.

Obviamente, além de Regicida, eu também conversei com as Editoras sobre meus outros projetos, entreguei sellsheet e tudo mais. Ah, conheci também o Reiner Knizia e o Tom Vasel. Viagem phoda com ph mesmo.


18/06/2023 – Primeiro vídeo

Essa galera é rápida demais. Eu entreguei Regicida dia 10/06 e uma semana depois: pimba!

Conteúdo completíssimo, explica até as regras solo e demonstra. Bom demais.


11/08/2023 – Segundo vídeo

Dessa vez foi com Clebito. Diferentemente do anterior, o vídeo foi no Instagram, confere.

Antes desse vídeo sair, uma cópia foi vendida para Clebson e depois do vídeo sair, algumas cópias foram vendidas, acredito que por conta do vídeo: uma para Anderson, duas para Antonio e uma para Deivilan. Valeu, Clebito pela divulgação!


27/09/2023 – Terceiro vídeo

Pronto, o terceiro (e por enquanto último) vídeo foi pelo Romir. Explicação bem extensa e detalhada.

Obrigado, novamente, Romir pelo vídeo.


17/10/2023 – Última venda

Minha última venda foi registrada nesse dia, para Mateus. Ainda houveram cópias vendidas para Domingos/Luana e Julia.

Atualmente, Regicida teve 80 cópias vendidas, 13 cedidas e 2 trocadas. Totalizando 95 cópias espalhadas pelo Brasil:

Talvez você imagine que só faltam mais cinco cópias para finalizar a tiragem? Enganou-se. Mais detalhes na próxima postagem que está prometida para daqui a pouco.

Não sei se você percebeu, mas essa postagem foi mais um agradecimento para todas as pessoas que contribuíram para a saga pós-publicação de Regicida. Se esqueci o nome de alguém, não foi de propósito. Talvez você esteja em algum outro momento da história do jogo (diários passados). Deixo aqui, novamente, meu muito obrigado se você comprou, jogou, divulgou, ensinou, elogiou, criticou ou realizou qualquer ação positiva para comigo ou meu jogo. Obrigado de verdade. Adorei fazer essa postagem, me faz lembrar de como essa comunidade é maravilhosa e de quantos amigos fiz (e continuo fazendo) nessa jornada que não é fácil, mas se torna muito prazerosa ao lado de pessoas tão incríveis.


FIM DO ATO 7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top