Sim, as postagens continuaram! A diferença bem pouca, mas o suficiente.
Jogos de 2015: 78 jogos
Sim, apenas um jogo a mais que 2014! Lembra todas aquelas perguntas que fiz no Desafio x3 de 2014? Esquece, foi apenas um ano atípico mesmo. Veremos que 2015 foi excelente e o brilho ainda existe! Inclusive, já vou começar com meu Top 1 de todos os tempos: Codenames! Pois é.
Já falei bastante de Codenames aqui… É um dos jogos que eu gostaria de ter criado, é meu atual jogo favorito e é um dos meus jogos mais jogados (só ficando atrás do meu antigo Top 1: Summoner Wars) e falei de novo quando listei meus Desafio 5×3 Spiel des Jahres. Brilhante, fácil de ensinar e engajador. Não vou ficar aqui falando mais e mais, dá uma olhadinha nos links para ver o quão Codenames é um jogo foda.
Sendo que o ano não para por aqui. Temos dois jogos do Pfister nesse ano e ambos bem bons: Mombasa e Broom Service. O primeiro é um Euro Game pesado e demorado, mas com bastante interação e estratégia. Deck Building lindamente implementado aqui, pois é apenas um pequeno pedaço do jogo. O sistema de escolha de ações é excelente, pois é completamente gerenciado por você, o que deixa a experiência de conseguir fazer tudo que quer extremamente satisfatória. Já o segundo é um Family Game, mas novamente com bastante interação e estratégia. Por isso gostei de Broom Service. Não é um jogo bobinho e simples, é bem inteligente. Novamente, o esquema de escolha de ações é que faz o jogo brilhar. Aqui a razão do brilho é diferente, pois não é mais um quebra-cabeça de você com você mesmo, mas sim um quebra-cabeça de leitura de mesa. Eu sempre disse que meu Game Designer favorito é o Vlaada, mas Pfister parece estar logo ali do lado.
Um outro jogo excelente, que estou com saudades de jogar inclusive, é Specter Ops. Jogo de um contra muitos com movimentação escondida. Talvez seja mais um jogo que eu gostaria de ter criado (mas como a lista eram apenas três ele não entrou). Specter Ops é o que eu gostaria que Rogue’s Quest, meu primeiro jogo desenvolvido e abortado, fosse. Eu não costumo gostar de Ameritrashes ou jogos com combate, mas aqui tudo funciona exatamente como eu gostaria. Talvez seja o tema (furtividade) unido a uma mecânica que acho bem interessante (movimentação escondida) que fazem eu gostar desse jogo.
Alguns outros jogos que valem a pena ser citados são: Brick Party, basicamente um jogo de times para montar algo usando peças de lego, faz um bom tempo que não jogo, pois meu grupo costumeiro não curtiu e precisa de muitas pessoas; Mysterium, uma abordagem cooperativa para Dixit, tem lá seus defeitos mas é divertido; Arboterum, jogo muito inteligente de cartas, no qual os jogadores precisam tomar várias decisões agonizantes, como todo bom Card Game deveria ser. E, fechando, com Imagine. O jogo que é mais atividade do que jogo, mas que já brinquei muito usando aquelas cartas transparentes.
Agora, falando da ruindade. Vou me poupar o esforço e listar tudo aqui rapidinho. Epic Card Game, uma tentativa meio “meh” de criar um Magic com poucas cartas ou talvez seja só o fato de eu não gostar de Magic mesmo. Exploding Kittens, esse é um festival de aleatoriedade, basicamente Roleta Russa The Card Game, sem a parte da morte e, consequentemente, sem a parte da emoção. TIME Stories, joguinho adorado por muitas pessoas, mas eu achei extremamente burocrático e enfadonho, tentativa de trazer jogos Point and Click para tabuleiro que falhou. Peloponnes Card Game é um jogo extremamente punitivo que apesar de ser competitivo parece que você primeiro precisa vencer as dificuldades (exageradas) impostas pelo jogo e não competir com seus oponentes. E por fim, um nacional queridinho de muitos: Quartz, é um daqueles Push Your Luck que quanto mais atrás mais sem graça fica a partida para o azarão, existe uma tentativa de mitigar o excesso de sorte dando umas fichas pro jogador, mas é uma compensação meramente ilusória. Acho que dessa vez foi bem rápido, né?
Então, finalmente, alguns jogos que eu gostaria de conhecer publicados nesse ano. Tenho uma curiosidade (infundada) sobre Food Chain Magnate. É tanta gente falando bem, mas eu acho que é puro hype pela raridade do jogo. Além do mais, nem sou fã de jogos econômicos. Mas, em todo caso, nada impede da pessoa querer ver qual é. Trickerion é um jogo que eu acho o tema bem interessante, não tenho lá muita expectativa, pois me parece apenas mais um Worker Placement, mas quem sabe o tema não vende o jogo para mim? Forbidden Stars é um 4X que queria conhecer por ser a reimplementação do StarCraft The Board Game, problema é que tá Out of Print, mas alguém conhecido deve ter esse danado. A última edição de Fury of Dracula foi lançada nesse ano, mais um na pegada do Specter Ops, sendo que em um jogo ainda mais Ameritrash. Será que eu gostaria? Talvez sim, também gosto desse tema. Stockpile é um joguinho de mercado de ações bem simples, me pareceu interessante e está até na minha Wishlist. The Grizzled é um cooperativo que queria até conhecer, mas suspeito que não gostarei. Shakespeare é um Euro Game quase abstrato com um sistema de ações interessante, aguardando a oportunidade de jogar esse também. Eu geralmente não gosto de Deck Building, mas quando mistura com um jogo de verdade por trás parece surtir bons efeitos, Super Motherload parece ser um desses. The Pursuit of Happiness parece ser um jogo bem simples, mas esses jogos que você “constrói” uma vida sempre parecem legais por contar uma história realmente. Um outro Euro Game que queria jogar é Signore, afinal usa dados e essa combinação (Euro com dados) sempre me atrai. Já citei foi jogo, né? Agora vou só vomitar uns nomes se não isso não vai acabar nunca: Automania, Steam Works, Council of 4, Ponzi Scheme, Qwinto, Stronghold (Second Edition), Porta Nigra, Inhabit the Earth, Unusual Suspects, SteamRollers, Small City, Ekö, Lignum, Minerva, Chaosmos, Mogul e só. Acho. Engraçado essa reca de jogos e nenhum de destreza, que costumeiramente aparecem. Acho que não saiu nenhum tão interessante esse ano ou vai ver eu só não fiquei sabendo.
Por hoje é só. Agora, realmente, o Desafio x3 dará uma pausa. Botando as cartas na mesa: de 2016 conheço apenas 70 jogos. Sendo assim, preciso conhecer mais nove para poder fazer a postagem. Isso pode demorar uns meses, um ano, dois anos ou sei lá quanto tempo.
17 de abril de 2022
Trickerion é sensacional! A seleção de ações antes da alocação é bastante inteligente e a necessidade de planejamento do aprendizado dos truques faz você criar uma estratégia core a longuíssimo prazo. Os “trabalhadores” possuem funções diferentes cada um também e a disputa pela agenda na apresentação dos espetáculos é muito interessante! Achei um jogo sensacional que em pouco tempo entrou aí na lista junto com os 5 melhores jogos que já joguei! Inclusive eu nem diria que a experiência dele faz você se sentir num worker placement padrão. É um queima mufa bem gostoso e com coisas bem importantes a se gerenciar. E o tema e a arte… putz… lindo DEMAIS!
17 de abril de 2022
Fala Bruno,
Postagem emocionada hueheuehuehe Realmente, jogo impactou. Esse negócio de não ser Worker Placement padrão é uma boa, gosto da mecânica, mas dei uma saturada. Quem sabe algum dia eu não jogo? =D