Registro #18: Retornando às atividades

Criações novas estão paradas desde 24 de Julho de 2020 com a finalização de The Two Builders para o concurso da Button Shy. E desenvolvimentos de jogos já criados estão parados desde 7 de Fevereiro de 2021 com os ajustes da variante solo de Regicida. Então, o que trago hoje de novidades?

Já faz um tempo que eu estava sem empolgação para Game Design por não conseguir testar nada devido à pandemia. Sei que é possível testar online, mas odeio jogar/testar online, testar ainda mais que jogar. Entretanto, a pandemia está demorando para passar. Se eu for ficar esperando, não vou sair do canto.

Então, seguindo minha própria Lição, retomei vagarosamente as atividades em 25 de janeiro deste ano. Dei uma modificada em um jogo que acho que tem bastante potencial: Alters. Aqui no blog tem pouquíssima informação sobre o jogo, pois meu plano de ação seria desenvolver o jogo bem redondinho e ir apresentando apenas para as Editoras. Entretanto, agora mudei de ideia e vou aos poucos colocando mais informações. Sendo que esse retorno foi muito fraco. Eu ainda sequer testei o jogo com as modificações e também não fiz nada além disso.

Entretanto, aconteceu mais uma coisa interessante esses dias. Ano passado, por indicação do amigo Ricardo Amaral, submeti Teotihuacã para um projeto da Meeple BR que visa publicação de jogos de autores nacionais. Enviei esse jogo em específico, pois publicaram Brazil e Luna Maris, achei que seria melhor enviar meu jogo mais pesado mesmo. Deu certo, pois despertou o interesse do deles e fui convidado para apresentá-lo. Data meio difusa, pois estava agendado para 2 de fevereiro, depois mudou para 9 de fevereiro e depois 10 de fevereiro.

Foto meio ruim que tirei do monitor durante a apresentação do jogo.

Jogaram algo em torno de 40% de uma partida com 4 jogadores pelo Tabletopia. Encerramos antes de finalizar, pois alguns dos playtesters tinham outros afazeres. Foi um momento razoável para o encerramento, pois deu para sentir o fluxo do jogo e as mecânicas principais. Entretanto, não viram tudo que o jogo tinha a oferecer, especialmente uma parte bem crucial: a pontuação. Como é um Euro Game de pontuação apenas no final, é interessante ver o jogo desenrolar até o final para ver como as diferentes estratégias se saíram. Bom, pelo menos eu gosto de ver isso… Tanto que testei inúmeras vezes o jogo simulando múltiplos jogadores, tanto para balancear mas também por gostar de ver o desenrolar de diferentes estratégias. Essencialmente, as críticas foram: jogo com muita informação, desbalanceamento, algumas escolhas fracas, falta de controle, impossibilidade de planejamento e muita burocracia. Resumindo: deram paulada no jogo. Algumas delas completamente sem noção, mas algumas bem pontuais e interessantes. Conclusão? Decidir retrabalhar alguns aspectos do jogo. Apesar de não ter conseguido conversar muito durante o feedback, eu gostei de recebê-los e refletir sobre quais eram realmente pertinentes e úteis.

Então, nos próximos registros teremos um novo jogo baseado no Teotihuacã. Novo jogo, pois eu acho que Teotihuacã é um excelente jogo como está. Tem seus defeitos? Óbvio, mas eu prefiro deixá-lo quieto e partir para outro, mesmo que seja bem parecido. Reiner Knizia faz isso, porque eu não posso também? É bom que também aproveito a oportunidade para batizar o novo jogo com um nome ainda não utilizado. Espero não dar azar novamente. Bom, mas o que muda? A diferença primordial é que será um jogo para apenas 2 jogadores. Provavelmente não é o que a Editora queria com seu feedback, mas não estou atrás disso. Pretendo apresentar novamente o jogo, se eles tiverem interesse em ver as modificações. Entretanto, sem esperanças nenhuma, já que um dos playtesters era o chefe da Editora e ele odiou tudo no jogo, até as partes boas. Não vejo como ele poderia gostar dessa nova versão.

Além disso, nos próximos registros irei finalmente apresentar Alters. Minha ideia é fazer um vídeo, como eu fazia pros meus outros jogos. Entretanto, só vou fazer isso depois de testar as novas ideias que coloquei no jogo. Então, isso pode demorar um pouco mais.

Acho que é isso. Postagem não tão curta, apenas para dizer a você e a mim mesmo, que estou retornando.

2 Comments

  1. Philipp Totó
    20 de fevereiro de 2022

    Quando o limão vem, só temos duas opções.
    O bom é que sua limonada parece que ficou boa. Tirar proveito de situações não favoráveis é característica de uma cabeça bem equilibrada. Torço pra que o novo jogo que irá surgir a partir daí seja um sucesso!
    Eu gosto de dizer: de volta à prancheta! Vamo que vamo!

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    1. Roberto
      21 de fevereiro de 2022

      Issae! Valeu, bicho.

      Totó, toda vez que tu posta tu cria um usuário novo é? heheheehe Porque toda vez preciso aprovar teus comentários. hehehehehe

      Acho que se tu usar mesmo nome e e-mail dá certo e teus comentários entram sem precisar de aprovação a partir do primeiro. =)

      Responder

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