Diário do Designer: Regicida (Parte 5)

Agora foi dado o pontapé inicial, monetariamente falando, e não tem mais volta. A maioria dos componentes do jogo já estão aguardando impressão da gráfica. Não tá entendendo nada? Caiu de paraquedas? Recomendo a leitura das partes anteriores: 1, 2, 3 e 4! Ah sim, hoje também coloquei no ar a página do Regicida no Portfólio. Durante os próximos dias vou adicionar mais material por lá e, finalmente, iniciamos a pré-venda na próxima semana.

ATO 5: Manufatura


25/06/2020 – Informações Sabotadoras

Eu mandei imprimir na Color System apenas os tiles. O motivo é simples: tudo parecia muito mais barato na Printi. Caixa, manual e papel cartão para o Score Board.

Eu já tinha uma caixinha aqui no modelo que eu planejava adquirir pro jogo, na qual eu estava estudando se iriam caber os componentes. Basicamente, tudo iria depender da espessura do tile. Segundo fui informado, o papelão teria 1,9mm de espessura, juntando com o adesivo na frente e no verso, eu julguei 2mm ser uma boa aproximação. Então, com essas medidas e meus cálculos, caberia na caixa. Entretanto, para ter certeza eu iria fazer uso da Prova que iriam me enviar para testar os componentes de fato numa caixa que eu imprimiria em casa mesmo. Afinal, ainda é Junho, tem tempo de sobra para produzir esse jogo. Eu não preciso sair correndo com isso.

Eis que a vendedora me avisa, depois de já ter pago os primeiros 50%, que a Prova será enviada sem os cortes da faca. Isto é, os tiles não viriam destacados. É o que? Não faz o menor sentido eu receber uma Prova que não é o produto final (ou próximo dele). Basicamente, eu vou autorizar a impressão de algo que eu sequer sei como vai ficar.

A vendedora ainda quis justificar os motivos sendo o custo da faca de corte. Eu acho muito lindo esse pessoal trabalhar tudo com zero risco. Fora ser uma decisão um tanto burra da parte deles. Afinal, não vai precisar fazer outra faca, só se a faca de corte tiver defeitos. E se isso acontecer eles iriam ter que fazer outra de todo jeito. Tendo enviado a Prova antes ou depois da fabricação da faca. Ou vão entregar um produto ruim? Justificativa sem lógica nenhuma.

Bom, o que eu poderia fazer a essa altura? Pedir para devolverem o dinheiro para usar em outra gráfica e passar pelos mesmos problemas? Vou me poupar a dor de cabeça. A Prova foi enviada no dia seguinte.


01/07/2020 – Recebimento da Prova

Recebi a prova. Como já comentei, os tiles não destacados. Avaliei as cores e a espessura do material. Afinal, não tinha mais o que avaliar. Totalmente improdutivo, o sentimento é que paguei pela Prova (e envio dela) sem necessidade nenhuma. Veio com um pequeno rasgo, causado pelo grampo que usaram no envelope. Nada demais, já que o produto final viria em uma caixa e não um envelope grampeado.

Estou satisfeito com a espessura. Sendo que ainda não posso ter certeza se cabe na caixa, já que os tiles não estão destacados. Não que seja um grande problema no meu caso, que estou trabalhando meio que sem prazo. Entretanto, isso claramente mostra como um planejamento pode ir por água baixo por conta de justificativas sem sentido dos seus prestadores de serviço.

Então, se você estiver pensando em fazer seu jogo, coloque estimativas bem maiores do que o esperado. Especialmente se você for fazer financiamento coletivo. Não existe coisa pior do que você esperar um prazo enorme e ele não ser cumprido. Eu diria para estimar a maioria das etapas uns 50% mais tempo do que o normal.

Autorizei a continuidade do processo. Afinal, o que me resta a fazer?


13/07/2020 – Alinhamento dos Tiles

Depois de um bom tempo sem notícias, enviei um e-mail para a Color System. Fui prontamente respondido que estava tudo quase pronto, sendo finalizada a produção amanhã e enviada na quarta-feira. Foi pedido que eu realizasse os outros 50% do pagamento.

Finalmente, boas notícias. Pelo visto fizeram a faca de corte e estariam iniciando a produção antes mesmo do meu pagamento. Não esperava por isso, achei até que iriam me cobrar os 50% antes de fazer a faca de corte. Entretanto, as surpresas boas pararam por aí. Ela me enviou algumas fotos e a faca de corte não está centralizada. Ao menos não nessa cópia da foto…

Segundo a vendedora, isso será resolvido após a produção final (?!) quando passar pelo controle de qualidade. Como é que depois de produzir tudo errado vai corrigir o problema? Afinal, não faz o menor sentido ela mandar como foto algo que é defeituoso quando poderia mandar algo correto. Fico imaginando como ficaram as cópias realmente problemáticas. A impressão que tenho é que virá tudo torto. Pior que eu alertei sobre esse desalinhamento muito tempo atrás e, inclusive por isso, eu queria que a faca de corte fosse feita antes da prova. Agora eu tenho uma Prova que tem as marcações nos locais corretos, mas que isso não serviu de nada para a cópia final.

Bom, pelo menos esse problema não afeta de maneira nenhuma a jogabilidade. Só vai enlouquecer a compulsão por simetria que 99% dos jogadores possuem.


14/07/2020 – Pagamento

Fiz o pagamento dos outros 50% como combinado. Você pode até achar que estou sendo besta, mas não acho que o erro do outro é uma desculpa para eu errar também. Claro que eu poderia não pagar, fazer birra e dar uma de doido. Entretanto, esse não foi o combinado.


23/07/2020 – Chegada dos Tiles

Tendo em vista o não retorno por algum tempo, resolvi mandar um e-mail cobrando novidades. Recebi um e-mail com os códigos de rastreio de envios feitos no dia 15/07. Achei estranho não terem me mandado antes, parece que começou um certo descaso, agora tá tudo já pago… Bom, coincidentemente, segundo o rastreio, o produto saiu para entrega hoje de 8 horas. Interfonaram perto de 12 horas para avisar que tinha uma encomenda para mim. Fui buscar. Chegou a hora da verdade… Ou não. Toda encomenda eu estou deixando 1 dia de repouso para pelo menos o Corona sair do papelão. Devo admitir que, pelas minhas contas, esperava caixas bem maiores.


24/07/2020 – Caixa de Pandora

Tomei café e resolvi abrir as caixas logo cedo. Os tiles vieram separados em duas caixas, cada uma com um dos punchboard (cartela) que solicitei. Então, na primeira tinham apenas Fichas de Aliado e na outra estavam tanto Fichas de Aliado quanto os demais tipos de tokens do jogo.

Finalmente, pude testar os componentes na caixinha que eu tinha em mente e coube. Talvez fique um pouco apertado e seja um pouco irritante para os jogadores guardarem o jogo de volta na caixa, mas ninguém vai poder reclamar que o jogo é cheio de vento. Alguns dos tokens ficaram desalinhados ainda. Apesar de eu ter insistido nisso. O corte em si foi profundo, as pecinhas destacam bem fácil, na realidade fácil demais. Acho que por isso que embalaram cada punchboard separadamente, se não os tokens iam ficar caindo. Resumindo, nada ficou exatamente como era para ficar. Talvez a espessura do tile, essa sim eu gostei.

Bom, depois de abrir algumas das cartelas, eu resolvi contar para ver se tinha realmente vindo o número correto. Afinal, depois de tantos erros eu já estava até na expectativa de ter menos cópias do que eu havia pedido. E não é que acertei? Tinha só metade. É, isso mesmo… 100 cópias do jogo e não 200 cópias.

Eu nem sei qual foi o sentimento que eu tive. Acho que foi uma mistura de raiva com “eu já sabia”. Tantos alertas vermelhos e eu ainda insisti nessa produção. Imediatamente enviei um e-mail perguntando se tinham esquecido de algo. Fui informado que todo o material foi enviado. Todo. É, colegas, me fudi, né?

Devo estar em negação. Porque eu fiquei com mais raiva em outros momentos do que nesse momento. Apesar desse ter um impacto grotescamente maior na produção do jogo. Afinal, de maneira bem resumida, eu paguei o dobro do que devia pelo que estava na minha frente. Tem noção? Se eu vender o jogo pelo dobro do custo de produção, eu teria zero de lucro. Zero.

Já sem esperanças, enviei outro e-mail avisando que estava incorreto e que corrigissem. As opções que dei foram: enviando o restante ou devolvendo parte do meu pagamento. Caso contrário, eu iria “verificar uma maneira de tentar reverter a situação”. Sabe qual foi a resposta? Parece que foi um erro de interpretação. Deixe-me tentar explicar… Meu jogo é composto por 48 tokens, sendo que eu dividi esses tokens em duas cartelas de 24 tokens cada. Na cabeça deles, eu só queria 200 cartelas e não 400 cartelas (200 cópias). Não faz o menor sentido. E se eu tivesse pedido 201? Viria 100 de uma cartela e 101 da outra?

Enviei um outro e-mail com a Nota Fiscal, para destacar qual foi o meu pedido, e comecei a consultar um amigo advogado para ver como proceder legalmente com a situação e, não muito depois enviaram um outro e-mail. E agora teremos uma demonstração de cara-de-pau. Depois de dizer que tinham sim enviado tudo e depois de dizer que houve algum erro de interpretação deles do que realmente deveria ser feito… Eles simplesmente disseram “eita, houve um erro no acabamento em metade da produção, iremos ajeitar e enviamos”. O que aconteceu? Vai saber… Eu acho que minha salvação foi a Nota Fiscal. Nela dizia correto que eu tinha solicitado 200 cópias de 48 tokens. Na minha casa estavam apenas 100 cópias de 48 tokens. Agora é torcer para que realmente estejam produzindo essa outra metade e tudo chegue por aqui.

Nesse mesmo dia, como tudo coube na caixa, solicitei a artista/designer gráfica a continuidade do trabalho para finalizar o restante do material: capa e castelo (Score Board).


07/08/2020 – Ufa

Demorou, mas chegou a outra metade das cópias. Devo admitir que passei por vários perrengues na minha mente. Quantas vezes não pensei que estavam me passando a perna? Deixei alguns detalhes de fora, mas basicamente eu passei vários dias pensando em exercer meu direito de arrependimento e devolver tudo. Sendo que depois eu ia correr pra qual gráfica? Não tem uma que preste para fazer tokens com preços não inflados. Chegou um ponto que desliguei a mente e só aguardei. Bom… No final, deu quase tudo certo. Digo quase tudo, pois não estou feliz com o alinhamento.


11/09/2020 – Finalização da Artista/Designer Gráfica

Depois de mais de 45 dias da solicitação, recebi a versão final do conteúdo que faltava no jogo: caixa e castelo. Passamos esse dia discutindo, indo e voltando, para concluir. Foi tudo bem corrido, pareceu que a designer queria simplesmente finalizar o trabalho e seguir com a vida. Ao menos foi a impressão que tive, pois mesmo depois de eu solicitar várias modificações e ajustes, o resultado foi isso:

Não sei vocês, mas achei toda a diagramação muito simples e sem graça. O resultado do Castelo foi melhor. O Castelo seriam as ditas “Cartas de Objetivo” que tem ali na listagem de componentes. É uma espécie de mini-tabuleiro que exibe o objetivo e também serve para a marcação dos Pontos de Vitória das Casas. Entretanto, ainda não ficou como eu queria exatamente, pois eu queria uma tabela com bordas transparentes. Solicitei isso umas 2 vezes e não fui atendido (ou compreendido, talvez).

No final da contas, o importante é que fechou. Gostei bastante do trabalho de ilustração, mas não gostei do design gráfico. Engraçado que inicialmente eu só iria contratar para fazer a capa. Que bom que contratarei para toda a arte do jogo, pois se fosse só a capa eu estaria bem chateado agora. Em todo caso, considerando o trabalho como um todo, o preço valeu a pena. Obrigado pelas ilustrações, Lavinia.


12/09/2020 – Assumindo o Design Gráfico

Meu maior desgosto do design da caixa era que tanto a frente quanto a traseira não estavam ajustadas às proporções da caixa. Isto é, estava mais próximo de um quadrado do que do retângulo 8cm x 6cm. Acho que dá pra perceber olhando esse mockup. Existe um espaçamento grande na vertical, diferente da horizontal que tá bem enquadrado. Eu solicitei essa modificação, mas ela falou que precisaria esticar a arte, deixando distorcido. O que achei balela.

Também não gostei das informações do jogo na lateral. Deveriam estar na traseira, mas ela falou que ficaria tudo muito pequeno e ilegível. O que também achei balela.

Além disso, não curti uma série de coisas que não comentei, pois já havia percebido que não ia conseguir. Visando evitar uma briga improdutiva, resolvi eu mesmo fazer a capa. Eis, o resultado:

Depois de pronto, imprimi para ver o resultado, já que me foi repassado que fonte tamanho 8 ficaria com glitch (tremido) ou ruim de ler. Ficou tudo normal e até legal ser pequeno. Então, agora, tudo estava no lugar que eu queria desde o começo. Sem precisar ganhar no grito.

Aproveitei o embalo e também resolvi alterar o Castelo para ajustar a grade que indica o Objetivo da partida, deixando maior e com as bordas transparentes. Não estou plenamente satisfeito com o resultado final, mas infelizmente não dá para eu conseguir tudo eu quero com a limitação de tamanho que tenho. Então, me dou por satisfeito.

Atualmente, o único material que falta para terminar o jogo é o manual. Já tenho a parte de texto toda preparada. O maior desafio vai ser montar as imagens e diagramar mesmo. Nunca fiz isso sem ser para protótipos. Vejamos no que dá…


21/09/2020 – Finalizando Regras e Fechando todos os arquivos

Comecei a elaborar as regras um dia depois que fiz a Caixa e os Cartas de Objetivo (13/09/2020). Devo dizer que é a parte mais trabalhosa e desafiadora em termos de design gráfico. Para minha vantagem, eu também sou o Game Designer do jogo, então posso alterar alguns textos para encaixarem melhor no manual sem comprometer a explicação do jogo.

Eu gostei do resultado final. Ficou bastante ilustrado. Basicamente eu montei exemplos para todas as Fases do jogo. Algo que achei que não iria dar espaço, mas pelo visto deu.

Nesse dia também terminei todos os arquivos e suas devidas correções e alterações. Amanhã iria mandar para impressão.


22/09/2020 – Pedido na Printi e Mockup

Agora vai. Fiz o pedido de todos os materiais que faltavam. Previsão de entrega da maioria do pedido é 15/10/2020, só a caixa ficou para 19/10/2020. Então, vamos pensar no mais tardio. Estou pressentindo que vai dar alguma merda, pois fiz as regras muito apertadinhas. Acho que vai vir parte do texto cortado, mas como não estou com muito espaço para trabalhar, resolvi arriscar e ver no que dá. Se der errado, vejo como faço.

Resolvi aproveitar o embalo do dia e também montar um mockup. Era responsabilidade da artista (incluído no orçamento e tudo), mas depois receber um “não tenho mockup desse modelo”, eu larguei mão. Então, fiz usando um site aleatório. Não ficou legal, parece que as proporções são tortas, mesmo eu colocando elas certinho (esquerda). Aí eu ajustei as dimensões, entortando mesmo, para que visualmente ficasse com as proporções mais próximas da realidade (direita).

Ainda assim, não achei bom. Melhor que nada? Nem sei. Melhor deixar isso para lá.


17/10/2020 – Encerrando Produção

Até o momento estava correndo tudo bem com a Printi. No dia 28/09 despacharam tudo menos a caixa, assumo que é por conta da caixa precisar o trabalho extra de colagem e recorte com uma faca específica.  Assim, a caixa foi enviada uns dias depois (01/10). O primeiro envio chegou 09/10. No dia desse texto (17/10) recebi um e-mail perguntando o que tinha achado da Printi. Estranhei, pois ainda não tinha chegado tudo.

Então, resolvi verificar no site. E lá dizia que a caixa tinha sido entregue dia 15/10. Fui me informar com a portaria aqui do prédio se tinha chegado algo aqui e nada. Será possível que essa produção não vai me dar uma folga? Entregaram no endereço errado?

Agora é tentar resolver, né? Respondi a pesquisa avisando que faltou um produto. Mandei um e-mail de resposta afirmando a mesma coisa. E também usei o sistema que serve para indicar falhas na impressão para avisar que o item não foi entregue. É, atirei em três lugares distintos para ver se conseguia algo.


22/10/2020 – Encerrando Produção (de verdade)

Ae! A caixa chegou. Não me pergunte por qual motivo o rastreio dizia dia 15/10 e o negócio só chegou dia 22/10. A essa altura já não me importo com as razões, só me importo que chegou.

Agora tenho tudo do jogo em mãos. Quem diria que seria essa saga quando fiz meu primeiro pagamento quatro meses atrás? Sim, demorou quatro meses. E você achando ruim quando aquele projeto do Catarse que você pediu não entrega em menos de dois meses o seu jogo.


FIM DO ATO 5

2 Comments

  1. Philipp Totó Paiva
    30 de outubro de 2020

    Meu Jesus amado!
    Affff… Me estressei lendo. LENDO! Avalie passando por uma situação dessas. Misericórdia! De verdade… Me dá até medo de começar uma empreitada dessas com meus protótipos.
    Rapaz! Como é que a gráfica te envia metade do material e ainda diz que é isso mesmo?! Que tinham cumprido o combinado!? Graças A Deus você tinha a nota fiscal pra poder cobrar! Bicho, é revoltante!
    Queira Deus que eles te enviem o restante sem mais problemas.
    Isso me faz querer te agradecer, Roberto. Obrigado por estar desbravando esse mato com a cara e a coragem e mostrando para nós esse caminho árduo. Isso me ajuda bastante me norteando nos meus próprios projetos. Parabéns! Tomara que o resto do processo seja tranquilo e Regicida veja logo o raiar do dia. Principalmente aqui na minha mesa!
    #keepcalmandbotapralascar,Roberto!
    #vemnimimRegicia!
    Tô aguardando ansiosamente!
    Abraços!

    Responder
    1. Roberto
      30 de outubro de 2020

      Essa é a ideia, transmitir o perrengue hehehe

      Tem um detalhe, talvez eu tenha começado por algo “complicado”, isto é, um jogo que não é puramente de cartas… Eu diria para qualquer um que tá começando fazer um jogo apenas com cartas mesmo. Vai poupar muito desgaste e é algo mais universalmente conhecido pelas gráficas.

      Obrigado pelos votos de sucesso. Assim espero, que seja mais simples. Já deu essa sofrência. =P

      Abração.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top