Resposta #9: Como jogar Regicida?

Nos últimos meses eu tenho colocado uma quantidade relativamente elevada de conteúdo sobre meu jogo Regicida. Nesse momento, o Diário do Designer já teve 4 partes postadas aqui e ainda não acabou. No Pinheiro Diário também já teve uma postagem sobre o jogo. E talvez tudo esteja muito confuso para você ainda. Afinal, como vou entender ou ter interesse sobre todo esse conteúdo se sequer sei como o jogo funciona? Realmente. Esse é um excelente argumento e uma excelente pergunta. Vou aproveitar que terminei a última versão do manual dia desses e vou explicar como o jogo funciona.

Regicida é um jogo para 1 a 6 jogadores. Nessa postagem, vou comentar apenas suas regras para 2 ou mais jogadores. Afinal, as regras solo eu vou preparar ainda e deixar acessível para download em algum lugar deste blog. Sua duração varia com a quantidade de jogadores presentes e do nível de seriedade da mesa. Então, você pode ter partidas com menos de 10 minutos ou partidas de uns 20 minutos. Em todo caso, é um jogo é rápido.

Eu vou explicar o jogo como eu faria em uma mesa com jogadores novatos, só que em texto em vez de falando e mostrando. Meus planos são de fazer dois vídeos assim que o jogo tiver em minhas mãos: um apresentando os componentes e um explicando as regras. Entretanto, até lá, teremos esse material aqui.

Verso e frente da Ficha de Identidade. Cada jogador recebe uma dessas no começo da partida e deve manter em segredo.

Então, Regicida é um jogo de dedução e blefe, onde várias Casas estão disputando o trono. Cada jogador representa uma dessas Casas só que de modo secreto e ele tenta fazer com que a sua Casa seja a vencedora. Então, é um jogo de identidade secreta, só que não naquele esquema feito The Resistance. Não existe traidor, não existe time, são todos contra todos. Cada um por si. É aí que entra o blefe. Você precisa fazer com que sua Casa rume à vitória, mas sem se entregar demais. Porque, eventualmente, a parte da dedução entra. E durante a dedução um dos jogadores poderá ser assassinado.

Frente e verso da Ficha de Aliado. O lado claro é como o Aliado entra na mesa e o lado escuro é utilizando quando esse Aliado sofre Intriga. Mais explicações em breve.

Certo, acho que deu para entender que você precisa fazer sua Casa (secreta) vencer. Entretanto, como de fato faço ela vencer? Qual é o objetivo da partida? Bom, Regicida conta com quatro objetivos distintos e apenas um deles é utilizado por partida. Todos se baseiam na mesma premissa: um tabuleiro será formado durante a partida com os tiles que eu chamo Ficha de Aliado. Basicamente, a Ficha de Aliado irá representar presença daquela Casa em determinada parte do tabuleiro. Esse tabuleiro, então é estilo Carcassonne: um bocado de tile um do lado do outro. A diferença é que existe uma restrição nesse tabuleiro: ele sempre será uma grade 6×6. Isto é, será sempre um “quadradão” com 36 Fichas de Aliado. Com isso em mente, temos os seguintes objetivos:

Da esquerda para direita: ter Fichas de Aliado nos espaços centrais, como indicado; ter Fichas de Aliado nos espaços mais externos, como indicado; ter Fichas de Aliado agrupadas no maior grupo possível; ter Fichas de Aliado o mais espalhadas possível.

Então é isso. No jogo são seis Casas, de modo que cada uma possui seis Fichas de Aliado cada. Por isso, no máximo uma Casa irá pontuar seis pontos e por isso cada objetivo tem esses números ao redor. Isto é, o Carta de Objetivo além de definir o objetivo da partida serve como um tabuleiro de pontuação. Então, você talvez se pergunte, mas como marco os pontos? Ué, basta utilizar as Fichas de Pontos. No começo da partida, todas elas são colocadas no zero.

Fichas de Pontos de todas as Casas iniciando com zero pontos.

Perceba que em vez de empilhar as Fichas, eu fiz uma fila aleatória com todas as Fichas de Pontos. Essa fila é chamada de Linha de Sucessão. Seu propósito é servir como critério de desempate final. Em algum momento isso ficará mais claro, mas basicamente quem está mais à esquerda (mais próximo da Carta de Objetivo) tem preferência caso a pontuação fique empatada.

Depois dessa reca de explicações, nós já estamos quase prontos para jogar. Não estou falando das regras todas, mas sim do Setup do jogo. Cada jogador já recebeu sua Ficha de Identidade, o Objetivo da partida já foi definido e a Linha de Sucessão formada. Entretanto, ainda falta só mais uma coisa: são formadas três pilhas iguais com todas as Fichas de Aliado. Essas serão as pilhas de compra, isto é, você poderá selecionar qualquer um dos três tiles visíveis para usar na sua vez.

Ok, agora podemos começar… O jogo é dividido em quatro Fases: Expansão, Intriga, Coroação e Assassinato. Uma partida completa é composta por todas essas Fases e executadas nessa ordem que listei. Vamos começar pelo começo?

Na Fase de Expansão, os jogadores irão “criar” o tabuleiro que já comentei. Sim, aquela grade 6×6. Basicamente, cada jogador vai colocando uma Ficha de Aliado e o tabuleiro vai sendo construído aos poucos. O jogador vai ter como opção as Fichas de Aliado nos topo das três pilhas que você organizou lá no Setup. Quando ele coloca uma, a nova Ficha de Aliado revelada já poderá ser utilizada pelo próximo jogador e assim até o final da partida. Se alguma pilha esvaziar, é só re-organizar os tiles para ter três pilhas novamente. As Fichas de Aliado posicionadas no tabuleiro devem estar adjacente à alguma já existente (com exceção da primeira colocada, obviamente) e não pode estourar o limite da grade, isto é, o tamanho de 6 linhas por 6 colunas. Um exemplo para deixar tudo explicadinho:

E é isso. Essa Fase é bem direta. Se você ainda não captou a ideia, é nessa Fase que você vai colocar as Fichas de Aliado da sua Casa em posições boas e as que você achar que são do oponente em posições ruins. Claro que como todas as identidade são secretas, há bastante espaço para blefar e ocultar suas verdadeiras intensões.

Perceba que as Fichas estão todas entrando com seu lado claro virado para cima. O lado escuro será utilizado apenas na Fase de Intriga, que começa assim que o tabuleiro estiver feito. Quando é isso? Quando você tiver as 6 linhas e 6 colunas de Fichas de Aliado.

Pois bem, durante a Fase de Intriga, os jogadores terão a oportunidade de alterar as posições das Fichas de Aliado no tabuleiro. Como é isso? Simples: escolha duas Fichas adjacentes, troque-as de lugar e vire uma delas para o lado escuro. Pronto. Cada jogador vai fazer isso três vezes e a Fase se encerra. E é nesse momento que explico para que serve o lado escuro. Umas Ficha de Aliado virada do lado escuro não pode mais sofrer intrigas, isto é, ela não trocará mais de posição. Essa é uma excelente maneira de travar alguma Ficha de modo a impedir a Casa do adversário de conseguir mais pontos ou travar uma Ficha de Aliado sua para garantir uma excelente posição no tabuleiro. Lembrando a importância de observar as movimentações realizadas pelos seus oponentes, pois você vai precisar deduzir algo muito importante na última Fase da partida!

Quando a Fase de Intriga terminar, chegou a hora de contar os Pontos. É a Fase de Coroação. Até o momento todas as Casas continuaram com seus Pontos em zero mesmo. Como a pontuação acontece? Bem simples: comece pela Casa mais à esquerda na Linha de Sucessão e pontue de acordo com o Objetivo da Partida. Faça isso com todas as Casas, sempre deixando as Casas que chegaram primeiro em uma determinada pontuação mais próxima do Objetivo, isso vai meio que reproduzir a Linha de Sucessão que estava no zero, mas agora distribuído em vários espaços de pontuação. Depois que tiver pontuado todas as Casas, verifique os empates. O primeiro critério de desempate é verificar a pontuação mas considerando apenas as Fichas de Aliado viradas para o lado claro. Sim, lado claro. Não confunda, hein? Aí você re-ordena as Fichas de Pontos de acordo com isso. Caso o empate persista, basta não alterar as posições. Assim, a preferência fica sendo da Casa que chegou antes, isto é, melhor posicionada na Linha de Sucessão. Confuso? Vamos ver um exemplo. Considere o seguinte tabuleiro:

Pensando que o Objetivo é ter mais Fichas de Aliado no centro do tabuleiro, vamos pontuar e chegamos na seguinte organização:

Os números indicam a posição de cada Casa. O empate entre o 1º e 2º lugares foi resolvido pela Linha de Sucessão, pois o desempate não conseguiu ser resolvido pelo critério das fichas viradas pro lado claro apenas. O empate entre os 3º e 4º lugares foi resolvido em favor da Casa Bearh (pinheiro), pois possuem mais Fichas de Aliado viradas pro lado claro cumprindo o Objetivo. E, por fim, o empate entre os 5º e 6º lugares foi resolvido também pela Linha de Sucessão.

Pronto. Terminada a Fase de Coroação, ou não? Bom, o propósito dessa Fase é fazer a pontuação para definir tanto a posição de cada Casa, mas ainda mais importante, é definir qual é a Casa Regente. A Casa Regente é a Casa que estiver com mais pontos e mais próxima à Carta de Objetivo, isto é, na primeira posição. Isso significa, tematicamente, que por meio da Expansão e da Intriga, a Casa conseguiu o trono. Entretanto, a disputa ainda não terminou. Como qualquer Rei que conquista o trono para si por meios dúbios, há insatisfação. E agora podemos seguir para a última Fase do jogo.

Sim, chegamos na Fase do Assassinato. Chegou a hora de descobrir, definitivamente, a Casa e (consequentemente) o jogador que irá conquistar o trono de uma vez por todas. Neste momento, todos os jogadores tentarão deduzir quem é o jogador que representa a Casa Regente para assassiná-lo e tomar o trono para si. Como isso funciona? Simples, fecha o olho e aponta. Claro que nem tudo é tão simples, se você estiver jogando com menos de 6 jogadores, algumas Casas não serão de nenhum jogador presente. Então, você poderá votar no dito Jogador Neutro apontando para cima. Depois disso, todos abrem os olhos e revelam suas Fichas de Identidade. Se o jogador detentor da Casa Regente receber votos suficiente (apenas 1 voto com 2 ou 3 jogadores; ou 2 votos com 4 ou mais jogadores) ele será eliminado. Caso contrário, ele não foi assassinado e vence a partida. Entretanto, ele sendo eliminado, quem vencerá?

É aí que entra o poder da dedução. Não adianta você se posicionar bem no tabuleiro com suas Fichas de Aliado e não descobrir quem é o jogador da Casa Regente. Se a Casa Regente for eliminada (assassinada) a vitória será do jogador que tiver votado corretamente e possuir a Casa com melhor posição na Pontuação. Então, é possível que mesmo você estando com pouquíssimos pontos vencer a partida nesse momento crucial. Para não restarem dúvidas, olha esse exemplo maroto da Fase de Assassinato.

De acordo com a figura da Fase de Coroação, a Casa Regente é a Gantis (mar). Larana, como sabe quem é, apenas apontou para o Jogador Neutro. Joãozinho não prestou atenção direito e apontou para Robério, ou vai ver só estava marcando por ele ser o dono do jogo. Enquanto isso, Robério e Bianca, ligadões apontaram para Larana. Larana que seria da Casa Regente foi eliminada, pois recebeu dois votos. Joãozinho que dormiu no ponto perdeu a chance de vencer (era o 2º lugar na partida, mas errou o voto). Assim, entre os que votaram corretamente (Robério e Bianca), vence o melhor posicionado. No caso, Robério.

E é assim que se joga Regicida. Algo não ficou claro? Deixa uma pergunta nos comentários para eu melhorar essa postagem.

Se você conseguiu acompanhar até aqui, provavelmente você vai querer saber mais sobre esse projeto. Então, deixo aqui o convite/recomendação para a leitura do Diário do Designer. Lá, você vai saber todas as decisões tomadas e, de brinde, ainda ver como foi todo o processo. Quando digo todo, é todo mesmo. Da ideia à venda. Por enquanto, estamos com quatro partes já publicadas aqui no blog: ATO 1 – Ascensão; ATO 2 – Queda; ATO 3 – Retorno; e ATO 4 – Desafios. Ainda temos mais história para contar. Então, fique ligado.

2 Comments

  1. Antonio Arantes
    4 de setembro de 2023

    Uma dúvida na parte final, se o jogador que teve a casa em primeiro lugar receber 2 votos e outro jogador receber 4 votos, mesmo assim o jogador da casa líder é assassinado?

    Responder
    1. Roberto
      4 de setembro de 2023

      Opa Antonio, acho que tu já entendeu pelo Instagram, né? Sobre as regras solo, estão aqui: https://pinheirobg.com/wp-content/uploads/2017/05/solo-v1.2.pdf

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top