Registro #11: O Retorno do Regicida

Hoje o Pinheiro Diário traz uma excelente notícia, pelo menos do meu ponto de vista. Acredito que também será uma boa notícia para os leitores. ao menos eu acho. Apesar do título, não se trata de um filme, mas de um jogo. Regicida, para quem não conhece, é um jogo que desenvolvi em 2017 e está parado deste então. Não porque eu não goste do jogo, mas simplesmente porque está pronto. O jogo já teve contrato assinado, mas nunca viu a luz. Chegou a hora de mudar isso…

Essa quarentena tem me dado bastante tempo para pensar e até tentar algumas coisas diferentes. Infelizmente, como estou trancado em casa, as possibilidades de coisas diferentes não são vastas. Fiz a barba, no caso o cavanhaque, depois de 16 anos sem fazer. Agora estou deixando a barba crescer completa para ver como fica. Exemplo meio bobo e também não vim aqui falar sobre barba. Vim falar de jogos… E cheguei a conclusão que a quarentena poderia ser um excelente momento para aprender algo novo. Resolvi aprender a produzir um jogo e como estudar nunca levou ninguém a lugar nenhum (brincadeirinha), vou realizar esse aprendizado fazendo. Resumindo: irei lançar um jogo.

Não sei você, mas se eu mesmo estivesse lendo essa minha postagem, sem saber o que eu teria escrito, eu ficaria chocado. Eu sempre falo que sei onde estão minhas habilidades e que sou um Game Designer, não um produtor ou Editora. Entretanto, após bastante reflexão, a minha indução me diz que o processo não é difícil. É apenas trabalhoso e demorado. Como nessa quarentena tenho a sorte de poder estar em casa e com tempo livre a disposição, resolvi meter a mão na massa.

Na realidade, após tomar a decisão de fazer eu até parei para pensar se eu estaria iniciando esse processo tardiamente. Acho que não. Acho que está sendo na hora certa. Agora eu tenho 11 anos de experiência em jogos de tabuleiro. Querendo ou não isso me dá uma boa margem para ter noção do que é um bom jogo, um bom produto, do que é um produto com algum diferencial. Especialmente, pensando na concorrência que temos aqui. Os lançamentos no Brasil são uma seleção dos melhores lançados lá fora. Além disso, agora eu tenho capital para investir em mim mesmo. E isso é um fator crucial quando o autor faz uma publicação completamente independente.

Escolhi Regicida por algumas razões. Primeiro que é o meu jogo com menos componentes, isso vai facilitar a produção em vários sentidos, em especial o custo. Com isso, eu posso lançar um jogo investindo uma grana menor e também colocar disponível ao público por um valor mais acessível. Segundo ponto é o fato de ser meu único jogo com aprovação externa (tirando Distrito 6 que está assinado e em vias de publicação). Como assim? Bom, ele teve contrato assinado. Logo, alguém, que não eu, gostou do jogo o suficiente para colocar dinheiro nele. Acho que essa pode ser uma das maiores dificuldades de um autor: publicar plenamente consciente que o jogo é de qualidade e você não está apenas enviesado por Feedbacks falsos-positivos ou sua impressão pessoal não tão confiável. Terceiro, Regicida deve ser meu único jogo que eu conseguiria fazer completamente sozinho. Isto é, eu conseguiria fazer tudo do jogo: arte, design gráfico, regras, etc. E de uma maneira que a qualidade do jogo não sofresse tanto com isso. Felizmente, durante os últimos dias surgiu uma alternativa e não precisarei, mas isso é conversa para outro dia.

É isso. A postagem de hoje foi quase que apenas um anuncio, mas para mim é um anuncio realmente importante e divisor de águas. Eu poderia usar dessa postagem para começar a dizer o que fiz essas duas semanas que passaram. Afinal, aprendi várias coisas. Entretanto, eu gostaria de acumular mais e fazer postagens organizadas. Quem sabe algumas Lições? Um Diário do Designer completão, mostrando o processo do começo ao fim? Todas essas postagens vão requerer algum planejamento e bastante tempo para preparar. Então, preferi deixar para o futuro. Peço desculpa pela ausência total de imagens, mas estou também acumulando-as para algo mais organizado. Obrigado se leu tudo e se está tão empolgado com a notícia quanto eu.

2 Comments

  1. Matheus Ulisses
    6 de julho de 2020

    Boa sorte cara, muito sucesso na empreitada!

    Responder
    1. Roberto
      6 de julho de 2020

      Quanto tempo Matheus. Certinho, né? Valeu. ;D

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top